quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Aplicativo da Bosch torna as chaves do caminhão obsoletas

A chave do futuro será digital e oferecerá mais recursos do que suas antecessoras analógicas.

Caso seja roubada ou perdida não será necessário procurá-la, já que estará armazenada de forma segura em um aplicativo de celular.

“O app Perfectly Keyless está tornando as chaves convencionais em coisa do passado. A Bosch está levando as chaves para o mundo digital e tornando-as disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar”, afirma HaraldKröger, presidente da divisão Automotive Electronics da Bosch GmbH.

Com o Perfectly Keyless, o smartphone substitui a chave analógica do veículo.

Este conceito pode oferecer mais conforto ao proprietário de um veículo particular, mas o aplicativo também se destaca para uso em frotas de veículos com múltiplos motoristas – com ele, não será mais preciso passar as chaves do caminhão em mão em mão.

Os gerentes de frotas e operadores logísticos utilizarão o aplicativo para dar acesso apenas para os motoristas que estiverem autorizados a usar o veículo.

A empresa acredita que há um mercado em expansão para a solução, que fará sua estreia mundial no IAA Veículos Comerciais em Hannover, na Alemanha.

Dentre os clientes em potencial, 15 mil são operadores logísticos e a maioria deles gerencia pelo menos uma dúzia de veículos e motoristas somente na Alemanha.

Viagem sem chaves-Uma fileira com centenas de chaves penduradas em grandes quadros suspensos nas paredes – os operadores logísticos ainda costumam utilizar este método para organizar as chaves de suas frotas.

Uma chave perdida resulta em uma operação massiva de busca e cada minuto é crucial, especialmente quando se fala de veículos comerciais.

Afinal, caminhão parado não gera dinheiro.

No centro deste novo sistema está um aplicativo que os gerentes logísticos e motoristas de caminhões terão disponíveis em seus smartphones.

Isto permite que o acesso ao veículo seja concedido a partir de alguns cliques.

No futuro, a solução da Bosch também permitirá a integração completa do gerenciamento de chaves aos sistemas de agendamento de frete.

Dessa forma, assim que uma carga e uma rota são definidas para um determinado caminhão, o sistema gera as chaves digitais para o veículo e as envia automaticamente para o smartphone do motorista.

Se a escala de agendamento de rotas muda, o sistema também ajusta as chaves.

“Graças ao gerenciamento de chaves totalmente digital, os operadores logísticos desfrutam de segurança e flexibilidade em seus planejamentos. Esta é a única maneira que a logística do futuro poderá funcionar de forma eficiente”, disse Kröger.

Gerenciamento seguro de chaves através de aplicativo na nuvem – O gerenciamento de chaves digitais da Bosch conecta caminhões com um aplicativo de smartphone pela nuvem.

Os gestores ou gerentes de frotas usam o aplicativo para atribuir um caminhão a um motorista dentro de uma rota específica.

O Perfectly Keyless gera uma chave digital segura e pessoal e a envia pela nuvem para o caminhão e para o smartphone do motorista.

Conforme ele se aproxima do veículo designado, os sensores instalados no caminhão detectam o smartphone através de uma conexão sem fio.

As portas do veículo apenas abrirão se a chave do telefone “combinar” com a trava digital do veículo.

Estes sensores também detectam quando o motorista está sentado no banco e o motor dará partida assim que ele apertar o botão “start-stop”.

Da mesma forma, quando o condutor sair do veículo ao final da viagem, o sistema detectará a ação e automaticamente tranca as portas.

Sem bateria? Sem problemas-O que acontece se a bateria do smartphone acabar ou então se o aparelho sumir? No futuro, a chave digital do veículo funcionará mesmo que a bateria acabe.

Neste caso, o telefone e o caminhão se comunicarão por meio de uma transmissão wireless de curta distância (NFC), ou seja, um protocolo sem fio para compartilhamento de dados em curtas distâncias.

Além disso, se o smartphone for perdido ou roubado junto com o aplicativo, a chave digital pode ser desativada online, bloqueando o acesso ao veículo.

Dessa forma, ele não poderá ser destrancado e não funcionará até que o gerente da frota utilize o aplicativo para providenciar um novo motorista para o caminhão ou um novo telefone com acesso ao veículo.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn