terça-feira, 16 abril , 2024
28 C
Recife

Novo Jetta cresce em todas as direções na sétima geração

A Volkswagen confirmou que a sétima geração do Jetta, vinda do México, começa a ser comercializada no mercado brasileiro em duas versões: Comfortiline 250 TSI automática de seis marchas por R$ 109.990 e R-line 250 TSI automática de seis marchas por R$ 119.990.

- Publicidade -

A motorização oferecida é 1.4 turbo flex e o câmbio automático Tiptronic de seis marchas. O ganho no espaço interno é notável com a adoção da plataforma MQB.

10 destaques do Novo Jetta

- Publicidade -

→ Em sua sétima geração, sedã é baseado na Estratégia Modular MQB
→ Novo Jetta está disponível nas versões Comfortline 250 TSI e R-Line 250 TSI e chega às concessionárias da marca em outubro
→ Modelo oferece design mais arrojado, excelente aproveitamento de espaço interno e recursos de classes superiores
→ Comparado à geração anterior, o Novo Jetta cresce em todas as direções. É mais longo, largo e alto
→ Novo Jetta tem 2.688 mm de distância entre-eixos – ganho de 37 mm em relação ao modelo anterior
Carro é todo novo. Interior tem aparência mais sofisticada e tecnológica. Acabamento refinado traz painel soft touch com materiais de alta qualidade
→ Motorização utilizada é a 1.4 TSI (de até 150 cv e 250 Nm de torque), associada à transmissão automática de seis marchas
→ Grife R-Line leva o estilo esportivo do sedã um passo adiante, com visual exclusivo e equipamentos inéditos na categoria
→ Conectado em todas as versões, modelo traz os sistemas de infotainment mais avançados da Volkswagen
→ Custo-benefício: Novo Jetta tem as três primeiras revisões grátis e o plano de manutenção mais barato do segmento.

Informações técnicas
Motor
: Dianteiro, transversal, 4 cil. em linha, 1.4, 16V, injeção direta, turbo, flex
Potência: 150 cv a 5.000 rpm
Torque: 25,5 kgfm entre 1.400 e 3.500 rpm
Câmbio: Automático de 6 marchas; tração dianteira
Direção: Elétrica
Suspensão: Indep. McPherson (diant.) e eixo de torção (tras.)
Freios: Discos ventilados (diant.) e discos sólidos (tras.)
Pneus: 205/55 R17
Comprimento: 4,70 m
Largura: 1,80 m
Altura: 1,47 m
Entre-eixos: 2,69 m
Tanque de combustível: 50 litros
Porta-malas: 510 litros (fabricante)
Peso: 1.331 kg
Central multimídia: 8 pol., sensível ao toque; compatível com Android Auto e Carplay.

O Novo Jetta é oferecido em seis opções de cor: três sólidas (Branco Puro, Preto Ninja e Vermelho Tornado), duas metálicas (Prata Snow e Cinza Platinum) e uma perolizada (Preto Mystic).

- Publicidade -

Produzido em Puebla, no México, o Novo Jetta chega ao mercado brasileiro em outubro nas versões Comfortline 250 TSI e R-Line 250 TSI. Nas duas configurações, a motorização utilizada é a 1.4 TSI Total Flex (de até 150 cv e 250 Nm de troque), associada à transmissão automática de seis marchas.

O Novo Jetta é oferecido em seis opções de cor: três sólidas (Branco Puro, Preto Ninja e Vermelho Tornado), duas metálicas (Prata Snow e Cinza Platinum) e uma perolizada (Preto Mystic). O modelo conta com três anos de garantia de fábrica, sem limite de quilometragem, e tem as três primeiras revisões gratuitas.

Exterior – O Novo Jetta é baseado na Estratégia Modular MQB, o que permitiu que os projetistas criassem um veículo totalmente diferente em comparação à geração anterior. Linhas dinâmicas e superfícies bem nítidas dão ao Novo Jetta uma aparência elegante e esportiva. A queda acentuada das linhas na coluna “C” mostra um perfil bem moderno, com ares de cupê.

Comparado com a geração anterior, o Novo Jetta cresce em todas as direções. É mais longo, largo e alto. As proporções exteriores aumentadas significam também mais espaço interno. O Novo Jetta mede 4.702 milímetros (mm) de comprimento – 43 mm maior do que a geração anterior.

A largura (sem os espelhos retrovisores) é de 1.799 mm (+21 mm) e a altura é de 1.474 mm (+1 mm). Mas o que mais chama a atenção é o entre-eixos: o Novo Jetta tem 2.688 mm de distância entre as rodas dianteiras e as traseiras – um ganho de 37 mm em relação do modelo anterior. Traduzindo: o Novo Jetta oferece ótimo espaço interno para cinco adultos, com mais conforto para cabeças, joelhos e ombros.

Dianteira. Do lado de fora, o Novo Jetta traz o DNA de Design da Volkswagen, com traços “limpos”, modernos e uma aparência geral refinada. A combinação de uma grande grade dianteira e linhas definidas, com a adição de cromados e iluminação LED conferem sofisticação ao sedã.

O design da dianteira tem ênfase em linhas horizontais. A grade trapezoidal é composta por quatro barras cromadas, duas das quais fluem para as caixas dos faróis, onde os LEDs captam as linhas e as conectam para um efeito diferenciado. Destaque também para o capô, que traz seis linhas de caráter.

Lateral. A silhueta do carro é marcada por suas superfícies bem definidas e amplas janelas.  Sob a linha de ombro, no nível das maçanetas, há um vinco que funciona como um rebaixo. Sua superfície afunila na parte traseira, ligeiramente em forma de flecha. As caixas de roda também colaboram para transmitir imponência.

Outros fatores que contribuem significativamente para a aparência esportiva são os balanços dianteiro e traseiro do Novo Jetta.

Mesmo mais comprido do que a geração anterior, o novo sedã conta com 896 mm de balanço dianteiro (distância em linha reta do centro das rodas dianteiras até a extremidade do para-choque frontal), isto é, 10 mm a menos.

Na parte de trás ocorreu o inverso, o balanço traseiro do Novo Jetta cresceu 16 mm, totalizando agora 1.118 mm. O porta-malas manteve os 510 litros de capacidade e é um dos maiores do segmento.

Traseira. O estilo da seção traseira é definido pelos traços que vão da tampa do porta-malas e se estendem até a linha de ombro, formando uma terminação aerodinâmica da tampa do porta-malas.

O defletor (spoiler), que é integrado ao design da tampa do porta-malas, conecta-se com as linhas das extremidades das laterais, enfatizando a largura do sedã.

Essa largura também é evidenciada pelas linhas das lanternas traseiras de LED, que conferem ao Novo Jetta uma identidade visual noturna única. Com foco na sofisticação, a parte inferior do para-choque conta com detalhes cromados.

Outro benefício da Estratégia Modular MQB é a possibilidade de se obter excelente eficiência aerodinâmica. O Novo Jetta apresenta um coeficiente de arrasto (Cx) de apenas 0,29.

Esse número só é possível graças a uma série de recursos, como o para-choque dianteiro com tomadas de ar nas próximas aos faróis de neblina e ao assoalho com revestimento, o que melhora o escoamento do ar.

Interior mais amplo e sofisticado – O interior é todo novo, proporcionando maior conforto e, ao mesmo tempo, aparência mais sofisticada. O Novo Jetta tem mais espaço para a cabeça e ombro do que a geração anterior.

O cockpit é um ambiente focado no motorista. Os instrumentos e o sistema de infotainment são orientados de forma horizontal e proporcionam fácil leitura.

O Novo Jetta traz novas cores de tecido e acabamentos de porta. Por falar nisso, o acabamento do painel soft touch traz materiais de alta qualidade.

Na parte de trás, o capricho no acabamento segue o padrão dos modelos importados da marca, com destaque para a altura mais elevada das janelas, o que privilegia a privacidade no interior e, ao mesmo tempo, dá maior sensação de conforto aos ocupantes do veículo.

Falando em bem-estar a bordo, o Novo Jetta oferece uma das maiores áreas para as pernas dos passageiros traseiros em sua categoria.

Esporte Fino – O Jetta R-Line leva o estilo esportivo do sedã um passo adiante. O visual frontal é marcado pelas grades em preto brilhante. O logo R-Line aparece na grade frontal e nos para-lamas dianteiros. Na lateral o conjunto R-Line é composto por rodas de 17” estilo “Viper” e espelhos retrovisores pintados em preto. O teto do Novo Jetta R-Line também é pintado de preto.

Seguindo a proposta do exterior, a cabine traz ambientação escura, com o teto e as colunas forrados em preto. Harmoniza com a proposta o acabamento acinzentado dos apliques estilo “Fishbone” utilizados no painel e nas laterais de porta. O volante é exclusivo, com base achatada e logotipo alusivo à versão. Na traseira, o destaque fica com os detalhes cromados na parte inferior do para-choque.

Em tempo: o design R-Line, que estreou no Brasil com o Passat CC, em fevereiro de 2011, cria uma nova dimensão de esportividade e elegância para os modelos Volkswagen. O conceito dessa grife é a criação de itens exclusivos, destacando rodas de liga-leve, para-choques e volante. Todos de apelo esportivo.

Para desenvolver essas versões customizadas e esportivas para os veículos da marca, atendendo à crescente demanda do público por carros personalizados pela própria fábrica, o Grupo Volkswagen conta com um departamento especialmente dedicado à tarefa: o Volkswagen R, que constrói carros esportivos (modelos R) e linhas de equipamentos para customização (pacotes R-Line).

Um sedã de classe – Quem compra um Jetta costuma saber (muito bem) o que está levando para casa.

A novidade será oferecida no mercado brasileiro em duas versões. Já no primeiro nível de acabamento, o Novo Jetta Comfortline 250 TSI traz de série itens muito valorizados pelos consumidores – que neste segmento são especialmente exigentes.

A começar pelas revisões. Todas as versões do Novo Jetta terão as três primeiras revisões (10.000 km, 20.000 km e 30.000 km) gratuitas.

Isso representa uma economia na ordem de R$ 1.383 para o cliente – média de preço dos três primeiros serviços dos principais concorrentes do Novo Jetta no Brasil. E mais: o plano de manutenção até os 60 mil km do Novo Jetta totaliza R$ 2.204 – isto é, 40% abaixo do custo médio (R$ 3.665) do segmento.

Falando em equipamentos, o Novo Jetta Comfortline 250 TSI conta com ar-condicionado “Climatronic” com regulagem digital de temperatura para motorista e passageiro (duas zonas), luzes de condução diurna (DRL) em LED, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, sensor de chuva, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina), Bloqueio Eletrônico do Diferencial, sistema Start/Stop e Função de Frenagem de Manobra (RBF).

Complementam o conjunto freio de estacionamento eletromecânico (com acionamento por botão), assistente de partida em subidas, vidros, travas e retrovisores externos com acionamento elétrico e volante multifuncional e bancos revestidos de couro.

Também é de série o sistema de infotainment “Discover Media” com tela de 8”, que permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink) e oferece navegação integrada.

O Novo Jetta Comfortline 250 TSI traz rodas de 17 polegadas estilo “Polanko” com pneus 205/55 R17, câmera traseira para auxílio ao estacionamento, sistema Kessy (chave presencial para abertura e fechamento das portas e acionamento do motor por meio de botão) e espelho retrovisor interno eletrocrômico. O modelo conta, também de série, com o sistema de seleção do perfil de condução e iluminação ambiente ajustável em 10 tonalidades.

O recurso de Seleção do Modo de Direção inclui quatro opções: “Eco”, que privilegia a economia de combustível, “Normal”, que mantém os ajustes de fábrica, “Sport”, para uma condução mais esportiva, e “Individual”, no qual é possível ajustar os parâmetros de direção, transmissão e outros assistentes de condução da forma que o condutor preferir.

O sistema de iluminação ambiente de LED permite escolher entre 10 opções de cor. Coordenado com o recurso de Seleção do Modo de Direção, o sistema fornece luz branca indireta no perfil “Normal”, luz vermelha no perfil “Esporte” e luz azul no perfil “Eco”. O motorista pode definir qualquer uma das 10 cores usando o modo manual ou “Individual”.

Além do visual exclusivo e de todos os equipamentos da versão Comfortline, o Novo Jetta R-Line 250 TSI tem como itens de série o Active Info Display (painel digital programável), controlador automático de velocidade (ACC), Front Assist com função City Emergency Brake, Detector de Fadiga, Sistema de Frenagem Pós-Colisão e regulagem automática do farol alto (FLA).

O teto solar panorâmico abrange mais da metade da área do teto do Novo Jetta. Opcional para as versões R-Line e Comfortline, esse equipamento conta, ainda, com uma tela de vidro entre o para-brisa e o teto solar, aumentando a área envidraçada do teto.

Active Info Display – No quadro de instrumentos totalmente digital todos os instrumentos são implementados virtualmente via software. Somente as luzes/ícones na borda inferior do mostrador são implementados em hardware.

Informações de navegação podem ser mostradas em 2D ou 3D, em uma tela de 10,25 polegadas. Sua resolução de 1.280 x 480 pixels permite gráficos extremamente precisos e de alta qualidade. Por exemplo, o modo de navegação: nesse caso, o velocímetro e conta-giros são deslocados para os lados, a fim de criar mais espaço para o mapa.

As informações sobre as funções de condução, de navegação e de assistência podem ser integradas em áreas gráficas do velocímetro e conta-giros, conforme necessário. Dados que são exibidos no console central pelo sistema de infotainment, como contatos de telefone ou capas de CD, também podem ser exibidas no Painel Digital Programável. É mais um recurso inédito no segmento que o modelo Volkswagen oferece.

Conectividade de última geração – O Novo Jetta chega conectado em todas as versões. O sedã fabricado no México traz sistemas de infotainment avançados, com telas sensíveis ao toque MIB II da Volkswagen.

Essa tecnologia conta com monitores que utilizam um sensor de toque capacitivo (como na tecnologia de um smartphone ou um tablet, por exemplo) em vez das telas sensíveis ao toque mais comuns que exigem pressão. O resultado é um funcionamento muito mais intuitivo e preciso para o usuário.

“Discover Media”. Equipamento de série a para as configurações Comfortline e R-Line, o sistema Discover Media permite conectividade avançada com os smartphones por meio do App-Connect (Android Auto, Apple CarPlay e Mirrorlink). Com tela colorida sensível ao toque (touchscreen) de 8 polegadas com sensor de aproximação, oferece várias opções de informação e entretenimento, além de visual moderno e tecnológico.

Permite conexão Bluetooth para até dois celulares e traz também os recursos de comando de voz e navegação integrados, que se destacam pela facilidade de uso e interatividade com o painel de instrumentos, possibilitando uma condução mais segura e confortável.

Fotos, vídeos e músicas em diversos formatos são alguns exemplos de mídias que podem ser “lidas”. O “Discover Media” inclui, ainda, o sistema Think Blue Trainer, que auxilia na condução mais econômica, dando dicas ao motorista.

Media Control – conectividade na palma da mão – Já pensou poder controlar as principais funções do sistema de infotainment do veículo no banco de trás? No Novo Jetta isso é possível. Os modelos equipados com o sistema “Discover Media” contam com o aplicativo “Volkswagen Media Control” para smartphones e tablets (plataformas Android e IOS). Esse recurso permite, por meio de conexão wifi, a interface do sistema de infotainment com os dispositivos móveis.

Dessa forma, é possível, por exemplo, acessar o menu de navegação do sistema de infotainment pelo celular. Assim, ao digitar no celular o endereço, a navegação será iniciada automaticamente pelo sistema de infotainemnt, exibindo o mapa e as indicações tanto na tela do rádio como no celular ou tablet que estiver emparelhado.

Seleção de músicas, sintonia de estações de rádio e ajustes de som também podem ser feitos pelo celular ou pelo tablet, em qualquer lugar do veículo. Ou seja, o(a) motorista pode se concentrar exclusivamente na condução do Novo Jetta e deixar a trilha sonora sob a responsabilidade dos demais ocupantes do veículo, mesmo que eles estejam no banco traseiro. É mais uma tecnologia de conforto e conveniência exclusiva do Novo Jetta em seu segmento.

Manual Cognitivo – inteligência artificial para tirar dúvidas – Assim como o Virtus e o Tiguan Allspace, o Volkswagen Novo Jetta também será o primeiro modelo em seu segmento no Brasil a oferecer o “Manual Cognitivo” – que usa IBM Watson para responder aos motoristas questões sobre o veículo, incluindo informações contidas no manual do carro. Essa solução permite uma nova forma de interagir com o veículo e oferece uma nova experiência tecnológica.

Eventuais questões sobre o carro poderão ser respondidas por esse assistente inteligente, de forma simples e rápida. O aplicativo “Meu Volkswagen” conta com tecnologia do Watson para responder as questões em português e espanhol.

A exemplo dos sites de pesquisas na internet, o app Volkswagen tem campos para digitação e o microfone para que o usuário faça sua pergunta oralmente – a linguagem pode ser natural, como em uma conversa informal. O sistema reconhece sotaques e é capaz de aprender quanto mais se interage com ele.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança