Iniciando uma parceria estratégica, a Volkswagen e a Microsoft Corporation vão trabalhar juntas para desenvolver a “Volkswagen Automotive Cloud” (Nuvem Automotiva da Volkswagen), uma das maiores nuvens exclusivas da indústria automotiva, para todos os futuros serviços digitais e ofertas de mobilidade da empresa.
O Conselho Supervisor da Volkswagen AG aprovou a conclusão de um acordo nesse sentido entre a Volkswagen e a Microsoft em 28 de setembro de 2018.
Dessa forma, a Volkswagen continua a preparar o futuro, com sua transformação digital a toda velocidade.
Com a Microsoft como sua parceira estratégica, a empresa está dando um passo decisivo em sua transformação digital em provedora de mobilidade com uma frota de veículos totalmente conectada e o ecossistema digital “Volkswagen We”.

“A parceria estratégica com a Microsoft vai turbinar nossa transformação digital”, afirmou o Dr. Herbert Diess, CEO da Volkswagen AG.

“A Volkswagen, como uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, e a Microsoft, com seu domínio único da tecnologia digital, casam extraordinariamente bem. Juntos, vamos desempenhar um papel fundamental no desenvolvimento do futuro da automobilidade.”

 “A Volkswagen está reunindo tecnologia para transformar digitalmente e proporcionar novos serviços inovadores de conexão para os carros aos seus clientes”, declarou Satya Nadella, CEO da Microsoft.
“As empresas líderes do mundo utilizam o Azure e estamos empolgados pela Volkswagen ter escolhido a Microsoft. Juntos, vamos modificar a experiência de dirigir para pessoas em todos os lugares.”

Serviços a bordo e plataforma baseados na tecnologia Microsoft-A partir de 2020, mais de cinco milhões de novos veículos com a marca Volkswagen serão totalmente conectados a cada ano e farão parte da Internet das Coisas (Internet of Things – IoT) na nuvem.

A profunda parceria entre as duas companhias vai lançar as bases para combinar a expertise global da Microsoft em relação à nuvem com a experiência da Volkswagen como fabricante de automóveis com presença no mercado global.

Juntas, as duas empresas vão desenvolver a base tecnológica para uma abrangente nuvem industrial automotiva.

No futuro, todos os serviços a bordo dos veículos da marca central Volkswagen, assim como a plataforma baseada na nuvem para todo o Grupo (também conhecida como One Digital Platform, ODP) serão construídos sobre a plataforma e serviços Azure da Microsoft, assim como a Azure IoT Edge.
Isso irá dinamizar dramaticamente o panorama tecnológico.

Por meio da Volkswagen Automotive Cloud, a empresa irá otimizar consideravelmente a interconexão entre o veículo, a plataforma baseada em nuvem e serviços centrados no cliente para todas as marcas, como o sistema “Volkswagen We”.

Com a implantação da Volkswagen Automotive Cloud, a Volkswagen poderá alavancar consistentemente os serviços de mobilidade em toda a sua linha e proporcionar novos serviços e soluções como experiências no carro para os clientes, telemática e conexão segura de dados entre o carro e a nuvem.

Quartel-general digital-Como parte da nova entidade, a Volkswagen vai implantar um novo centro de desenvolvimento da nuvem automotiva na América do Norte, próximo à sede da Microsoft.

Para ajudar na introdução de uma nova onda na transformação automotiva, a Microsoft irá prover apoio direto à Volkswagen à medida em que esta implanta seu novo centro de desenvolvimento da nuvem automotiva, incluindo recursos para ajudar nas contratações, gerenciamento de recursos humanos e serviços de consultoria.
A expectativa é contar com cerca de 300 engenheiros no futuro próximo.

Além do embasamento tecnológico da parceria, a Microsoft vai dar acesso ao conhecimento da nuvem para toda a organização, de forma que os engenheiros da Volkswagen possam aprender e se beneficiar da forte cultura de colaboração e agilidade da Microsoft, transferindo essas experiências para o núcleo da organização Volkswagen.

Desenvolvimento do maior ecossistema digital da indústria automotiva

Num período mais longo, as soluções desenvolvidas a partir da parceria estratégica serão levadas a outras marcas do Grupo Volkswagen em todas as regiões do mundo, estabelecendo a base para todos os serviços centrados nos clientes.

Isso inclui a família elétrica Volkswagen ID., assim como modelos com propulsão convencional.

No futuro, os carros da frota da Volkswagen se tornarão bases móveis da ‘internet das coisas’, interligados pela Microsoft Azure.