sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Consórcio é responsável por 28% da comercialização de automóveis no Brasil

A procura por consórcio de automóveis continua a crescer no Brasil.

Nos sete primeiros meses de 2018, o segmento foi responsável pela venda de 647 mil novas cotas.

O número representa cerca de 45% do total dos negócios de consórcios e indica crescimento de 5,4% em comparação com o mesmo período de 2017, segundo dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio (ABAC).

O aumento também é expressivo no número de contemplados.

Ao todo, 327,8 mil pessoas tiveram a oportunidade de utilizar R$ 13,37 bilhões em crédito para comprar um veículo leve – valor que representa crescimento de 6,8%.

Estas movimentações impactam diretamente no mercado, uma vez que 28% das vendas de automóveis no País ocorreram com o modelo de consórcio.

“A flexibilidade e a segurança que o consórcio representa atraem cada vez mais brasileiros. O consumidor, recém-recuperado do período de instabilidade econômica, além de ficar mais seletivo, planeja melhor suas decisões financeiras e faz investimentos mais seguros. O consórcio surge, nesse cenário, como uma ótima opção, por reunir todas essas características”, destaca Luis Toscano, Diretor de Parcerias da Embracon. Ele completa: “O consórcio também garante, por meio de parcelas acessíveis e que não atrapalham no orçamento, que o consorciado será contemplado dentro do tempo estabelecido com o bem, seja ele carro, imóvel ou serviço”.

Mercado-O número de emplacamentos até julho de 2018 mostra o reflexo do aumento da venda de consórcios de automóveis para o mercado.

De acordo com os resultados apresentados pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos (Fenabrave), entidade que representa os concessionários, foram emplacados 1,3 milhões de automóveis, número 14% superior ao mesmo período de 2017.

Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), também confirmam a tendência.

Procura por consórcio-A “garantia de entrega do bem” é o principal atrativo pelo qual as pessoas procuram o consórcio, aponta pesquisa divulgada da ABAC.

De acordo com a entidade, 17,4% dos consorciados utilizam esse critério para a adesão.

Outro ponto determinante são os valores das parcelas, sendo mencionado por 14,4% dos clientes.

Além disso, são essenciais a “facilidade de retirar o bem” (13%) e a “confiança na marca” (12,6%).

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn