sexta-feira, 12 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Renegade 2019 aposta em mais equipamentos, design e menor preço

Em abril de 2015 o Jeep® Renegade chegava oficialmente ao público brasileiro para reinventar o segmento. Depois de três anos e meio, ele entra na linha 2019 disposto a mostrar porque é mais Jeep do que nunca.

E o Mecânica Online® acompanha de perto essa evolução, diretamente do Polo Automotivo Jeep em Goiana, Pernambuco.

- Publicidade - Ofertas FIAT

No vídeo abaixo você acompanha o melhor resumo na internet da apresentação de Alexandre Aquino, gerente do brand Jeep para a América Latina, que destaca as mudanças no Renegade 2019 em design, capacidade, powertrain, multimídia, conectividade, conforto e segurança.

Vídeo | Tudo sobre o Jeep Renegade 2019

Mercado – Sozinho, o Renegade já acumula 160 mil emplacamentos apenas no mercado interno. E, mais do que isso, de cada cinco SUVs vendidos no país atualmente, um é Jeep – o número exato é de 22% de participação, liderança absoluta na categoria.

- Publicidade -

Então o deafio de mexer em time que está ganhando não é fácil. Entre os desafios da Jeep para satisfazer o consumidor está a necessidade de ganho no espaço interno, principalmente no porta-malas e melhor eficiência energética na versão bicombustível.

Para tornar nossa matéria mais flexível, vamos dividir as novidades em sete áreas, ou poderíamos chamar das setes barras características da marca Jeep.

Design – O novo frontal exibe a grade com um redesenho nas tradicionais sete fendas, um pouco mais baixas.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Nas versões Limited e Trailhawk, os faróis agora são de LED, tanto os principais quanto os de neblina, bem como as luzes diurnas (DRL).

Esse conjunto de iluminação, com alcance mais de 50% superior ao padrão atual (de lâmpadas halógenas), também está disponível como opcional nas opções Longitude.

Não à toa, o “rosto” do Renegade está ainda mais alinhado com o da nova geração do Jeep Wrangler, ícone máximo da marca.

Sempre de liga leve, as rodas ganharam novos desenhos em todos os Renegade, com destaque para o Limited, que exibe aros de 19″ polegadas, medida exclusiva no segmento.

Por sinal, nessa configuração, as rodas têm duas inéditas opções de cor, de acordo com a pintura da carroceria.

Quando o Renegade Limited é Cinza Antique, os contornos das aberturas da grade dianteira e as rodas são grafite. Se o veículo é na cor Deep Brown (disponível apenas nesta versão), tais detalhes ostentam acabamento bronze, com a grade grafite.

Nas demais tonalidades do Renegade Limited, a grade, as rodas e outros pontos são em prata acetinado. Há duas novas pinturas: Jazz Blue e Billet Silver, esta exclusiva para os Longitude.

Capacidade – Nas versões Flex, outra novidade é o para-choque dianteiro, que proporciona ao modelo um dos mais amplos ângulos de ataque da categoria, de até 28° (os números são ainda melhores nas opções Diesel, chegando a 30º).

O que aumenta a capacidade para enfrentar quaisquer adversidades que venham pela frente.

Entre os recursos para o sistema de tração 4×4 temos o Jeep Active Drive Low, Controle de Descida (HDC), seletor de terreno e suspensão independente.

Powertrain – São duas opções de motorização para o Jeep Renegade. A 2.0 turbodiesel que produz 170 cavalos de potência e 35 kgfm de torque combinando com transmissão automática de 9 velocidades, e a motorização 1.8 VIS (Variable Intake System – Sistema de Admissão Variável) bicombustível gasolina e etanol, que produz 139 cavalos de potência e 18,9 kgfm de torque (etanol) que pode ser combinado com motorização manual de 5 marchas ou automática de 6 velocidades.

A Jeep oferece um programa de manutenção com as revisões mais espaçadas do segmento. Elas devem ser realizadas a cada 12.000 km nas versões Flex e a cada 20.000 km nas configurações Diesel.

Dessa forma, enquanto modelos concorrentes pedem seis revisões até 60.000 km, o SUV da Jeep exige o mesmo serviço em apenas cinco (Flex) ou três vezes (Diesel).

Multimídia e Conectividade – A partir das versões Longitude, o Renegade 2019 passa a contar com a maior tela multimídia da categoria, de 8,4 polegadas.

Ela faz parte do mesmo sistema Uconnect aplicado no “irmão maior” Jeep Compass, outro sucesso sem paralelo no segmento.

Dessa forma, é possível parear o smartphone por meio das interfaces Android Auto e Apple Car Play, para acessar pelo monitor do veículo aplicativos de navegação, como Google Maps e Waze e de música, a exemplo do Spotify e Deezer, apenas para citar alguns.

O Uconnect 8,4″ permite ainda acessar as funções do ar-condicionado remotamente, por toques no monitor ou por comandos de voz. Por sinal, o tempo de resfriamento da cabine, em qualquer versão, ficou 20% mais rápido, graças a melhorias no sistema

Mas já nas configurações Sport 1.8 Flex, com câmbio manual ou automático, o Renegade tem de série o Uconnect 5″, com tela de toque e câmera de ré incorporada.

A segunda entrada USB, que ficava dentro do porta-objetos central, agora está voltada para os passageiros traseiros, “democratizando” a utilização.

Conforto – Atrás, a tampa traseira ganhou uma maçaneta externa, que torna a abertura mais fácil e ergonômica. Ao fazer isso, o porta-malas de todas as versões agora comporta 320 litros.

São 47 litros extras, obtidos com a adoção do estepe temporário – que as opções Flex já haviam recebido no início deste ano, um desejo do consumidor por mais espaço no porta-malas.

A exceção é o Trailhawk, que manteve o estepe full size por conta de sua vocação maior para o fora de estrada.

Na cabine a área central recebeu um cuidado especial e foi redesenhada. Os comandos do ar-condicionado são novos, bem como os porta-objetos, mais numerosos e espaçosos.

Tanto o que fica à frente da alavanca do câmbio quanto o posicionado entre as poltronas, onde se abriu um novo nicho, para acomodar itens como um telefone celular. Nas versões Diesel, o botão giratório do Selec-Terrain subiu um pouco para gerar mais amplitude na área ao redor.

Segurança – São mais de 60 itens no modelo relacionados com a segurança. A versão Limited passa a contar com 7 airbags de série.

Importante destacar que todo Jeep Renegade 2019 é equipado com controles de estabilidade (ESC) e de tração, suspensão independente nas quatro rodas, freio de estacionamento eletrônico, tela multifuncional no quadro de instrumentos e rodas de liga leve, entre outros destaques.

Seu bolso – Confira abaixo os preços de toda a linha do Renegade 2019 e os novos itens que passaram a ser de série em cada versão. Apesar da inclusão de equipamentos, algumas versões ficaram mais baratas ou mantiveram o preço em relação ao valor cheio atual.

1.8 Flex (exclusivo p/ PCD) – R$ 69.999
Rodas de liga leve de 16 polegadas;

Sport 1.8 Flex MT5 – R$ 78.490 (redução de R$ 7.000 sobre a tabela cheia do 2018)
Sistema multimídia Uconnect com tela de toque de 5″ e câmera de ré;

Sport 1.8 Flex AT6 – R$ 83.990 (redução de R$ 8.000)
Sistema multimídia Uconnect com tela de toque de 5″ e câmera de ré;

Longitude 1.8 Flex AT6 – R$ 96.990 (igual)
Sistema multimídia Uconnect com tela de toque de 8,4″, compatível com interfaces Android Auto e Apple Car Play e controle do ar-condicionado pelo monitor ou comandos de voz;

Limited 1.8 Flex AT6 – R$ 103.490
Faróis principais e de neblina de LED, luzes diurnas de LED, dois air bags laterais, dois de cortina e um para os joelhos do motorista;

Longitude 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 125.490
Sistema multimídia Uconnect com tela de toque de 8,4″, compatível com interfaces Android Auto e Apple Car Play e controle do ar-condicionado pelo monitor ou comandos de voz;

Trailhawk 2.0 Diesel AT9 4×4 – R$ 136.390
Faróis principais e de neblina de LED e luzes diurnas de LED.

Vídeo | Jeep Renegade Trailhawk 2019 em testes Off-road no Camp Jeep

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil