sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Mercedes-Benz reúne 180 clientes de Curitiba para demonstrar o controle de estabilidade da Sprinter, que será exigido pelo Contran em 2020

A Mercedes-Benz e o seu concessionário Van Center Rodobens reuniram cerca de 180 clientes da região metropolitana de Curitiba, no Paraná, de vários segmentos de transporte, para uma apresentação dinâmica da atuação do ESP Adaptativo 9i®, exclusividade da Sprinter no País.

Para tanto, no sábado, 27 de outubro, foi montado um percurso especial no espaço de eventos Expotrade.

A condução do veículo, especialmente preparado para esta ação de demonstração, ficou a cargo de engenheiros da fábrica, que também apresentaram as características desse programa de controle de estabilidade, seus benefícios e vantagens no dia a dia do transporte de passageiros e de carga.

“Desde 2012, todas as versões de vans, furgões e chassis com cabina da Linha Sprinter vêm equipadas, de série, com o programa eletrônico de estabilidade ESP Adaptativo 9i®”, diz Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Vans da Mercedes-Benz do Brasil.

“Só nós temos um ESP tão completo e sofisticado. Com isso, mais uma vez, nossa Empresa inova e se antecipa muito à legislação, porque, a partir de 2020, novos veículos comerciais leves de todas as outras marcas somente serão homologados pelo Contran com controle de estabilidade.

Ou seja, 8 anos antes da legislação entrar em vigor, os veículos Sprinter já vêm com essa tecnologia de fábrica.

Aliás, o ESP Adaptativo 9i® se mantém como nosso diferencial de mercado até hoje, garantindo um alto padrão de segurança para o motorista, os passageiros e os demais veículos das vias”.

De acordo com o executivo, essa ação itinerante terá continuidade, em parceria com Van Centers e concessionários especializados.

“Vamos continuar indo a campo para levar a mais clientes de mercados potenciais o funcionamento do ESP Adaptativo 9i® e suas vantagens para a operação de transporte de cargas e de passageiros”, ressalta Jefferson Ferrarez.

O ESP Adaptativo 9i® faz parte de um amplo pacote de itens de avançada tecnologia, o que realça o padrão exemplar de qualidade, segurança e conforto oferecido no mercado brasileiro pela Sprinter.

São mais de 20 anos dessa linha de veículos comerciais leves no Brasil, sempre inovando, trazendo tecnologias e novas soluções para as demandas dos clientes, que se profissionalizam cada vez mais.

Unidade móvel “Negócios sobre Rodas” é apresentada aos clientes-No Expotrade, local do evento, foi criada uma ambientação da Linha Sprinter, com a apresentação do inédito chassi “Negócios sobre Rodas”, implementado como um estande para recepção e relacionamento com clientes, demonstrando assim a versatilidade de uso da Sprinter.

Nesse estande, foram divulgados destaques dos produtos e também de peças e serviços, como os planos de manutenção Mercedes-Benz Service Care e a Revisão com Preço Fixo.

Uma van Sprinter 415 CDI 9+1 (9 assentos para passageiros + o banco do motorista) também estava exposta no local, juntamente com a recém-lançada van Sprinter Golden Edition.

A Golden Edition é uma edição exclusiva criada para celebrar a liderança da marca nas vendas de veículos comerciais leves no Brasil em 2018, na categoria de Large Vans (3,5 a 5 t de PBT).

Chamada de “Sprinter Golden Edition”, esta é uma série limitada de 100 unidades da van 415 CDI 15+1, best seller da Linha no País, que ganhou customização com itens diferenciados, como câmera de ré e assistente de partida em rampa.

Esta van Sprinter ganhou um design externo único, com uma cor especial em tonalidade levemente dourada e um adesivo alusivo à Golden Edition, remetendo ao conceito de uma medalha de ouro.

Outros detalhes estéticos específicos do modelo são a grade frontal cromada e as rodas de liga leve na cor preta.

ESP Adaptativo 9i® é destaque no alto padrão de segurança da Linha Sprinter.

Um dos principais diferenciais tecnológicos da Linha Sprinter é o programa eletrônico de estabilidade ESP Adaptativo 9i®, que reduz significantemente os riscos de acidentes, mesmo em situações críticas, além de garantir maior domínio e estabilidade do veículo.

O programa integra nove funções que visam reduzir ao máximo o tempo de reação do sistema de freios para iniciar a desaceleração do veículo. São eles:

·         ABS (Sistema Antibloqueio de Freios): evita o travamento das rodas mesmo em frenagens bruscas.

·         ASR (Sistema de Controle de Tração): evita que as rodas patinem.

·         BAS (Servofreio de Emergência): reconhece a velocidade de acionamento do pedal de freio e reduz a distância de frenagem, com atuação das luzes adaptativas.

·         EBD (Distribuição Eletrônica da Força de Frenagem): ajusta a força de frenagem nas rodas do veículo em situações críticas.

·         LAC (Controle de Carga Adaptativo): Reconhece a mudança do centro de gravidade do veículo e antecipa o funcionamento do controle de estabilidade para a nova dinâmica.

·         ROM (Controle de Rolagem): detecta a tendência de derrapamento durante manobras de baixa velocidade e alta aceleração lateral e aciona o ESP de maneira reduzir as chances de capotamentos.

·         RMI (Interação de Movimento de Rolagem): detecta a tendência de capotamento durante manobras evasivas em alta velocidade com alta aceleração lateral e aciona o ESP de maneira reduzir as chances de capotamento.

·         EBP (Pré-carga Eletrônica de Freio): sistema sensível à retirada brusca do pé do acelerador.

O sistema entende esta ação como potencial risco e aproxima, automaticamente, as pastilhas ao disco de freio e, em caso de acionamento efetivo do pedal de freio, o tempo de início de frenagem é reduzido em função da prévia aproximação das pastilhas aos discos de freio.

·         BDW (Limpeza dos Discos de Freio): em situações de chuva, com o limpador de para-brisas acionado, essa função aproxima, em intervalos regulares, a pastilha ao disco e promove a limpeza do filme de água que se forma sobre o disco de freio.

Caso o freio seja acionado, a força de frenagem é imediatamente aplicada sobre os discos de freio de maneira efetiva, devido à prévia eliminação da camada de água.

Pacote de segurança na Linha Sprinter é ainda mais abrangente

A configuração de itens de segurança da Sprinter inclui mais tecnologias e equipamentos.

A função Crosswind Assist – Assistente de Vento Lateral também traz benefícios para a condução segura.

Além de todo este pacote de segurança, a seguir são mencionados outros itens que faz da Sprinter o veículo mais seguro da categoria:

·         Faróis de neblina com assistente direcional integrado.

·         Luzes de circulação diurna.

·         Luzes de freio adaptativas.

·         Freios a disco em todas as rodas e discos frontais autoventilados.

·         Airbag para motorista (série) e acompanhantes da primeira fileira de bancos (série ou opcional, conforme o modelo).

·         Deslocamento do motor em direção ao solo em caso de colisões, reduzindo os efeitos do impacto contra os passageiros.

·         Conceito de absorção de impactos, minuciosamente integrado ao projeto da estrutura monobloco, que transfere as forças oriundas de eventuais colisões, tanto frontal quanto lateral, para a estrutura inferior do veículo.

Reduz a deformação no habitáculo e aumenta a segurança do motorista, acompanhantes e passageiros.

·         Cintos de segurança com regulagem de altura.

·         Sistema SRS (tensionador do cinto de segurança).

·         Câmera de ré.

·         Volante escamoteável (altura e profundidade).

·         Volante multifuncional.

·         Rádio com Bluethooth.

·         Sensor de desgaste de pastilha de freio (rodas dianteiras).

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn