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Pirelli Stella Bianca está de volta – o pneu que revolucionou a indústria

Depois de mais de meio século fabricando exclusivamente pneus radiais, a Pirelli recomeçou a fazer os pneus convencionais para os amantes de automóveis clássicos querendo pneus com uma aparência original, mas ainda assim capaz de oferecer algumas vantagens do mundo moderno.

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Encorajada por fabricantes como a Ferrari e seu renomado departamento Classiche, a Pirelli criou um novo pneu para a família Collezione, lançado no salão de carros e motos clássicas de Padova, na Itália.

Como resultado, um nome histórico renasce: Stella Bianca, que foi a banda de rodagem fabricada por mais tempo na Pirelli e o primeiro pneu moderno na história da empresa italiana, introduzido em 1927.

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UM RETORNO HISTÓRICO-Em 1927, foi feita a primeira ligação telefônica transatlântica entre Estados Unidos e Grã-Bretanha, enquanto a primeira transmissão de esportes de rádio foi feita na Itália.

Foi uma corrida de cavalos no Hipódromo de San Siro.

A poucos quilômetros de distância, os engenheiros da Pirelli deram vida a um pneu novo: o Stella Bianca.

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O projeto permaneceu como parte da gama por décadas, até o início de 1950, quando abriu o caminho para o Pirelli Stelvio.

Antes de ser aposentado, o Stella Bianca apreciou um último momento de glória ao ganhar o Grande Prêmio da Itália, em Monza, com Alberto Ascari, ao volante de um Ferrari 500.

O RETORNO DO PNEU CONVENCIONAL-Hoje, o Pirelli Stella Bianca retorna ao mercado: visualmente idêntico ao que era, mas com a tecnologia mais moderna no seu interior.

Os compostos usados refletem o melhor da tecnologia Pirelli para garantir eficiência e segurança, mesmo em condições molhadas e respeito ao meio ambiente.

A construção, no entanto, remonta ao passado: depois de mais de meio século, a Pirelli voltou a fazer um pneu convencional ao invés de radial.

Esta escolha foi feita para garantir a originalidade dinâmica dos veículos para os quais o mais recente pneu Stella Bianca foi recriado.

Esta decisão, no entanto, lançou um desafio particular para a fábrica de Izmit, na Turquia, onde os pneus Pirelli de esporte a motor e Collezione são feitos, já que, efetivamente, tiveram que reaprender as técnicas do passado.

O desenho da banda de rodagem do novo Pirelli Stella Bianca é idêntico ao do original, tendo sido recriado com a ajuda do arquivo da Pirelli Fondazione, que guarda documentos históricos da empresa.

As marcações da lateral, bem como o logotipo da Pirelli do tempo, também são recriadas perfeitamente, com a equipe de desenvolvimento tendo examinado os arquivos da Fondazione intimamente.

O tamanho escolhido para o Pirelli Collezione Stella Bianca é o mais comum para carros esportivos clássicos – 6.00-16 – enquanto a banda de rodagem ecoa a usada na versão Corsa original, que ofereceu características específicas para garantir a melhor aderência e resistência ao stress, que o também fez apropriado para uso em competições.

Em 1927, a Europa estava se recuperando da primeira Guerra Mundial e a pesquisa técnica estava entrando em uma nova era ajudada pela recuperação econômica vista em toda a década de 1920 até então.

Não havia muitos carros nas estradas europeias na época, com a maioria sendo de luxo ou carros esportivos que estão até hoje entre os modelos mais colecionáveis.

O Alfa Romeo 20-30 de 1921, Diatto Tipo 30, Itala 61, Lancia Lambda, OM Superba, Fiat 525SS, e outras joias da indústria automotiva italiana do passado, precisavam de pneus que eram capazes de lidar com sua alta performance.

Foi assim que nasceu o Pirelli Stella Bianca.

O produto era à frente de seu tempo e continuou sendo montado em carros como o Ferrari 166 ou Jaguar XK120 até a década de 1950, tendo sido originalmente criado para carros de 1920.

Os mesmos pneus Stella Bianca eram usados nos níveis mais altos do esporte a motor, onde informação importante foi recolhida para melhorar os pneus feitos para veículos de rua.

O primeiro pneu de Pirelli da idade moderna, com o padrão de banda de rodagem utilizado pelo período mais longo na história da empresa, mostrou-se igual em carros para uso diário, esportivos ou mesmo vãs.

Agora está de volta para equipar os carros clássicos mais desejáveis do mundo.

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