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O que oferece o pacote de tecnologias SENSING da Honda no Brasil?

A Honda revela durante a 30ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que ocorre entre os dias 8 e 18 de novembro no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, a 10ª geração do sedã Accord.

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O modelo inaugura no Brasil o pacote de tecnologias de segurança e assistência ao condutor Honda SENSING como equipamento de série. O Honda SENSING inclui o ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) – controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade -, CMBS (Collision Mitigation Braking System) – sistema de frenagem para mitigação de colisão -, LKAS (Lane Keeping Assist System) – sistema de assistência de faixa – e o RDM (Road Departure Mitigation System) – sistema para mitigação de evasão de pista.10

Os avançados sistemas de segurança ativa e passiva incluem o Vehicle Stability Assist (assistente de estabilidade) com controle de tração, freios ABS com Electronic Brake Booster (reforço eletrônico de frenagem), monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), airbags dianteiros avançados, airbags laterais para o motorista e passageiro da frente e novos airbags de joelhos para o motorista e passageiro da frente, sendo o primeiro Honda comercializado no país com oito airbags.

Sistema composto por câmera monocular frontal e radar permite adoção de um pacote de tecnologias de segurança e assistência ao condutor

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Honda SENSING – O Honda SENSING é uma tecnologia de segurança e assistência de direção, composta por uma câmera posicionada no topo do para-brisas e um sistema de radar, localizado na grade frontal.

Através dessa combinação, com a detecção de objetos pelo radar e o seu reconhecimento pela câmera, o Honda Sensing tem por objetivo auxiliar o motorista na prevenção de acidentes.

Assim, a tecnologia ajuda a manter maior atenção sobre as condições de tráfego, alertando o motorista e, em determinadas condições, ajudando a evitar ou reduzir a severidade de uma colisão.

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Os recursos do Honda Sensing incluem:
• ACC (Adaptive Cruise Control) com LSF (Low Speed Follow) – Controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade
• CMBS (Collision Mitigation Braking System) – Sistema de frenagem para mitigação de colisão
• LKAS (Lane Keeping Assist System) – Sistema de assistência de faixa
• RDM (Road Departure Mitigation System) – Sistema para mitigação de evasão de pista

Controle de cruzeiro adaptativo com ajuste de velocidade – O ACC com LSF é um sistema que auxilia o motorista a manter uma distância segura em relação ao veículo detectado a sua frente.

Ele permite que o motorista estabeleça a velocidade de cruzeiro desejada e o intervalo até o veículo que anda à sua frente, permitindo o uso do piloto automático em condições de tráfego leve. Isso diminui consideravelmente a tensão do motorista no trânsito.

O sistema usa o radar e a câmera monocular para monitorar continuamente a distância do veículo à frente e ajusta a velocidade do Accord para manter o intervalo estabelecido.

É possível escolher entre um espaço curto, médio, longo ou extralongo. Se preciso, o Accord freia automaticamente usando o modulador do Vehicle Stability Assist (VSA).

O sistema Low Speed Follow (acompanhamento de fluxo em baixa velocidade – LSF) integrado aumenta a capacidade do piloto automático com a possibilidade de parada e partida dependendo das condições.

O ACC funciona da seguinte maneira, nas situações descritas:
• Um veículo é detectado na faixa à frente – Desacelera automaticamente, se preciso, e passa a controlar a distância.
• O veículo à frente para – Para automaticamente e mantém o carro parado.
• O veículo à frente arranca após parar – Retoma a marcha quando o botão SET ou RES é acionado ou o acelerador pressionado.
• Outro veículo entra entre o Accord e o veículo à frente – Troca automaticamente de “alvo” para o veículo mais próximo à frente.
• O veículo à frente sai da faixa – O sistema ACC continua na velocidade de cruzeiro previamente e selecionada, entre 40 e 145 km/h.

Sistema de frenagem para mitigação de colisão – O Collision Mitigation Braking System (CBMS) é uma das tecnologias de assistência ao motorista disponíveis mais avançadas. Trata-se do sistema de acionamento de freios ao detectar uma possível colisão frontal com o objetivo de mitigar acidentes.

Uma unidade de radar localizada atrás da grade dianteira e uma câmara monocular posicionada entre o espelho retrovisor e o para-brisa controlam as condições de tráfego à frente do veículo.

Se o sistema considera que é possível uma colisão com um veículo detectado, o sistema emite alertas visuais e sonoros para que o motorista execute ações corretivas. Se a situação não for corrigida, o CMBS pode aplicar diferentes níveis de frenagem automática para ajudar a reduzir a velocidade do veículo e eventuais forças de colisão, ajudando assim a diminuir a gravidade de um choque caso o motorista não intervir.

A unidade de radar e a câmera trabalham simultaneamente e em cooperação para controlar o modulador do Vehicle Stability Assist (VSA – assistente de estabilidade do veículo), que inicia a frenagem se for necessário.

Graças à eficiência da câmera monocular, o CMBS pode reconhecer formas e diferenciar entre veículos e pedestres, avisando o motorista em cada caso.

É importante observar que o CMBS não pode detectar todos os objetos à frente, nem tem como objetivo substituir a atenção do motorista às condições do trânsito e controle do veículo. O motorista deve intervir em determinadas situações e precisa estar sempre atento ao usar o sistema.

Apesar de, em muitos casos, o CMBS parar o veículo, ele nem sempre aplica força de frenagem suficiente para evitar todas as colisões. Dependendo das condições, o sistema também pode não executar todos os estágios de alerta visual e sonoro e, em vez de acionar os freios automaticamente caso considerar necessário. O CMBS pode ser desativado.

Forward Collision Warning (FCW) – Integrado ao CMBS, o Forward Collision Warning (FCW – alerta de colisão frontal) usa a câmera monocular e o radar para detectar veículos à frente e determinar a possibilidade de uma colisão. Isso ajuda a diminuir a tensão no tráfego, contribuindo também para elevar o nível de segurança passiva.

Caso o sistema FCW detectar um veículo à frente do Accord e determinar que pode acontecer uma colisão devido à diferença entre as velocidades dos dois veículos, vai disparar alertas visual e sonoro para o motorista.

Eles incluem uma mensagem e uma série de bipes para alertar o motorista para usar o pedal do freio. O sistema FCW não irá frear automaticamente e o motorista continua responsável pela segurança e por evitar colisões.

Se o motorista não reagir aos alertas do FCW, porém, o CMBS entra em operação.

O motorista pode ajustar a distância em que os alertas do FCW irão ocorrer através da função “Vehicle Settings” nas telas de áudio de série ou Display audio. É possível escolher entre “Long” (longa), “Normal” ou “Short” (curta). O FCW também pode ser desligado através da função Safety Support no painel.

É importante observar que o FCW não consegue detectar todos os objetos à frente e pode não detectar algum objeto em particular. A precisão pode variar de acordo com o clima, velocidade e outros fatores.

Sistema de assistência de faixa – O Lane Keeping Assist System é o sistema que detecta as faixas de rodagem e ajusta a direção com o objetivo de auxiliar o motorista a manter o veículo centralizado nas linhas de marcação.

O LKAS usa uma câmera para ler a sinalização das faixas e o Electric Power Steering (EPS) para ajudar o motorista a manter seu posicionamento dentro da faixa.

O sistema usa uma câmera monocular instalada na parte superior do para-brisa para identificar marcações pintadas, ‘tartarugas’ e ‘olhos de gato’ em velocidades entre 72 e 145 km/h.

Quando o LKAS detecta que o motorista está desviando do centro da faixa, gera uma correção de direção para ajudar a manter o posicionamento. O motorista utilizando o LKAS precisa manter as mãos no volante e os olhos na estrada.

O LKAS pode ser ativado ou desativado usando um botão localizado na parte inferior direita do volante. O sistema suspenderá a operação após vários segundos se o motorista tirar as mãos do volante, emitindo um alerta visual, e voltando à ação quando o motorista mexer com o volante.

Lane Departure Warning (LDW) – O Lane Departure Warning (LDW – aviso de saída da faixa) serve para alertar o motorista se o veículo estiver saindo da faixa sem que o pisca esteja acionado. O sistema funciona em velocidades entre 72 e 145 km/h em estradas retas ou com curvas suaves, alertando o motorista sobre desvios de uma faixa detectada.

O LDW usa a mesma câmera no para-brisa utilizada pelo CMBS e LKAS e emite alertas visuais e táteis antes de acionar outros sistemas ativos.

Se o veículo começar a sair da faixa sem que o indicador de direção seja acionado, o LDW ilumina uma mensagem de Lane Departure (saída da faixa) e emite avisos visuais e sonoros para que o motorista reaja.

O sistema pode ser ativado ou desativado pelo botão RDM localizado no painel de instrumentos, à esquerda da coluna da direção.

Há algumas condições em que o sistema pode não funcionar, como na neve, gelo ou chuva forte ou calor extremo na cabine prejudicando a operação da câmera. O sistema para automaticamente de funcionar quando os freios são aplicados ou o pisca é acionado.

O LDW pode não detectar todas as marcações ou saídas de faixa. A precisão depende do tempo, velocidade e condições da estrada. O motorista continua responsável por operar o veículo com segurança.

Sistema para mitigação de evasão de pista – Parte do sistema Lane Departure Warning, o Road Departure Mitigation é um sistema que detecta a saída da pista e ajusta a direção com o objetivo de evitar a sua evasão e possíveis acidentes.

Ele usa uma câmera monocular instalada na parte superior do para-brisa para identificar as faixas de sinalização contínuas ou tracejadas na pista, além de ‘tartarugas’ e ‘olhos de gato’.

O RDM usa a força da direção, através do EPS, para ajudar o Accord a se manter em sua faixa, caso seja detectado que o veículo está atravessando uma linha contínua, e força de frenagem, através do Vehicle Stability Assist (VSA), para evitar que o veículo atravesse a faixa contínua ou saia da estrada.

A câmera monocular reconhece e identifica a faixa de rodagem. Se o sistema RDM verificar que o Accord está prestes a deixar sua faixa, inicialmente irá intervir movimentando a direção e, em raras ocasiões, se a assistência à direção não for suficiente para evitar que o carro cruze uma linha contínua, aplicará os freios para ajudar o motorista a se manter na estrada.

O RDM é integrado ao sistema VSA para executar frenagens moderadas e com o Electric Power Steering (EPS – assistência elétrica da direção) para respostas na direção.

Múltiplos alertas visuais avisam o motorista quando o sistema RDM executa alguma ação corretiva. Eles incluem um aviso de saída da faixa, juntamente com uma vibração no volante como alerta inicial.

O RDM também tem um ajuste de tempo para o alerta inicial da vibração do volante. Ele pode ser ajustado nos ajustes do veículo. O RDM também pode ser desligado através da função Safety Support no painel.

Tristeza – Perdemos no dia 08 de novembro de 2018 nosso querido amigo e colega da imprensa automotiva Roberto Nasser. O Nasser que sempre teve uma atenção muito especial com a minha pessoa, um amigo, um profissional. Essa coluna foi publicada com atraso pois não existia clima para escrever sobre automóvel com a tristeza desse momento. Obrigado pela parceria e siga em Paz Roberto Nasser.

Nota | Perdemos Roberto Nasser

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