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JAC T50 aposta na transmissão CVT e muitos itens de série

O Mecânica Online® foi até São Paulo acompanhar de perto o lançamento da nova geração do totalmente novo T5, modelo que foi lançado em novembro de 2016 e agora ganha até nova nomenclatura, passando a se chamar T50.

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A oportunidade de encontrar Sérgio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors, é sempre uma atualização do setor automotivo nacional e até mesmo mundial.

Antes de iniciar sua apresentação, gravamos com ele sobre a história da JAC Motors no Brasil. Todos os modelos lançados pela marca estavam em exposição na concessionária localizada na Gastão Vidigal.

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Sérgio Habib começou sua apresentação acompanhada de uma salva de palmas, ao homenagear nosso querido amigo da imprensa automotiva, Roberto Nasser, que nos deixou no dia 08 de novembro.

O executivo sempre aproveita seus eventos para apresentar suas análises de mercado.

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Para 2019 ele projeta um mercado similar ao de 2008 com cerca de 2 milhões e 800 mil unidades vendidas.

Ele também apresentou uma tela que mostra a participação das “Big Four” que compreende Ford, Chevrolet, Volkswagen e Fiat. Na sequencia foi a vez das “Newcomers” com o comportamento da Chery, JAC, Kia, Citroën, Peugeot, Mitsubishi, Nissan, Honda, Renault, Toyota e Hyundai.

A apresentação foi concluída com a evolução de vendas comparando o período de janeiro a outubro de 2017 com 2018, analisando as marcas que venderam menos que em 2017, abaixo da média de mercado em 2018 e as que cresceram acima da média do mercado.

Depois foi a vez de falar do lançamento do dia, o JAC Motors T50. O novo nome é bem justificado, pois o trabalho realizado pelos chineses mostra que a renovação do utilitário esportivo ganhou mudanças externas e internas. O painel ganhou novo quadro de instrumentos e até a central multimídia tem novo posicionamento.

Com exceção da maçaneta da porta e do acendedor de cigarros, nada é igual no interior do modelo.

A mudança mecânica também aconteceu. Sai de cena a motorização 1.5 16 válvulas VVT que produzia 127 cavalos de potência e surge a motorização 1.6 16 válvulas DVVT que produz 138 cavalos de potência. A marca afirma ser a motorização 1.6 de maior potência no mercado, mas o comportamento dinâmico no veículo não foi tão positivo assim.

A motorização é unicamente oferecida com gasolina. A opção bicombustível deve surgir mais para frente.

Com o lançamento do T50 a JAC Motors aposta suas fichas para brigar com Honda HR-V, Hyundai Creta, Nissan Kicks, Jeep Renegade, Ford EcoSport, Chevrolet TRacker, Renault Captur e Citroën C4 Cactus.

Com 4,345 metros de comprimento e 2,56 m de distância entre-eixos, o T50 possui porte bem semelhante ao dos principais modelos do país, considerando suas respectivas versões de entrada.

Mas o “recheio” do modelo da JAC é bem maior que o dos rivais: independentemente do Pack escolhido, o SUV chinês já é equipado com diversos itens que, às vezes, não são nem opcionais na concorrência.

Observe a lista dos principais equipamentos de série já no Pack 2 (R$ 83.990):
• Ar-condicionado digital e automático;
• Vidros das quatro portas com antiesmagamento, trava central e retrovisores com acionamento elétrico e função one-touch para subir/descer os vidros;
• Alarme antifurto;
• HSA (Hill System Assist), ou Assistente de Partidas em Aclives;
• ESP (Electronic Stability Program), ou Controle Eletrônico de Estabilidade;
• TPMS (Tyre Pressure Monitoring System), sistema que identifica quando algum dos pneus está com calibragem 20% abaixo da recomendada;
• Sistema de freios com ABS, BOS (pedal “inteligente” de freio, que anula a aceleração quando os dois pedais são pressionados simultaneamente) e BAS (assistente nas frenagens de pânico)
• Banco traseiro com sistema Isofix para fixação de cadeirinhas infantis;
• Sensores de estacionamento dianteiros e traseiros;
• Abertura interna do porta-malas e do tanque de combustível;
• Coluna de direção ajustável na altura;
• Computador de bordo com funções de consumo instantâneo e médio, autonomia, velocidade média e cronômetro;
• Faróis com regulagem elétrica de altura;
• Banco traseiro bipartido 60/40;
• Banco do motorista com ajuste de altura;
• Bancos revestidos em couro ecológico;
• Cintos de segurança de três pontos e encostos de cabeça para os cinco ocupantes;
• Chave “smart”, que proporciona o fechamento remoto dos vidros;
• Faróis de neblina dianteiros e traseiro;
• Luzes de conversão estática (cornering lights);
• Rodas de liga leve aro 16;
• Volante multifuncional;
• Duas entradas USB;
• Tomada 12V no console central e no porta-malas;
• Direção com assistência elétrica e efeito progressivo.

Quando equipado com o Pack 3 (R$ 87.990), o JAC T50 acresce os seguintes dispositivos:
• JAC Connect Front Camera (câmera frontal);
• Câmera de imagem panorâmica 360 graus;
• Câmera de ré;
• Rebatimento elétrico dos retrovisores;
• Função “follow me home”;
• Faróis com acendimento automático (sensor crepuscular);
• Luzes diurnas em LED;
• Rack no teto;
• Volante revestido em couro;
• Cruise control;
• Kit multimídia com mirror link, tela de 8 polegadas e espelhamento de sistemas Android e IOS;

Mesmo nessa configuração topo de gama, ainda bem abaixo de R$ 90 mil (distante, ainda, de versões básicas de alguns concorrentes), o JAC T50 mantém a competitividade.

“Estamos muito bem posicionados nesse segmento intermediário dos SUV´s. Essa faixa de preços que ocupamos é preenchida por SUV´s pelados, que são bem menos atrativos que o T50”, garante Habib.

Kit multimídia com tela de 8 polegadas – Como um dos maiores destaques, porém, o JAC T50 exibe um aparelho de multimídia com mirror link e tela de 8 polegadas, produzido pela JAC Motors China, que certamente irá criar outro patamar de conectividade para o consumidor desse segmento de SUV´s.

O sistema incorpora, também, a câmera 360 graus e câmera de ré e a JAC Connect Front Camera (frontal).

Inédito em carros dessa categoria, o sistema multimídia, totalmente intuitivo e em português, possui conexão Bluetooth, leitor de MP3 e entrada USB.

A novidade fica por conta da função “Carbit”, que permite conectar, espelhar e operar todas as funções de alguns modelos de smartphones ou tablet através do touchscreen da tela HD de 8 polegadas, reconhecendo sistemas Android e IOS.

“Além do kit multimídia, o grande destaque do T50 é o design. Salta aos olhos o estilo elegante, o ar de sofisticação do SUV da JAC. Mas isso não é tudo. Itens como ESP, assistente de partida em rampas, câmbio CVT com 6 marchas, luzes diurnas de LED e uma extensa lista de equipamentos fazem do T50 uma opção extremamente atraente ao cliente dessa faixa de preços”, explica Sergio Habib.

Quarto SUV da marca no mercado nacional, o T50 exibe um design atual e refinado, que certamente se distinguirá no segmento ao qual vai disputar, mesclando as linhas bem definidas da carroceria à aplicação certeira de frisos cromados.

Na frente, a grade em formato de trapézio é caracterizada por aletas largas, que lhe garantem identidade única, bem como por uma massa preta que une os dois faróis e sustenta o logotipo da marca.

O capô em forma de cunha e o para-choque envolvente, com luzes de neblina, complementam o conjunto. O T50, inclusive por incluir as luzes diurnas de LED, oferece forte personalidade estética.

A lateral mistura linha alta na “cintura” e traços que surgem no capô dianteiro e no para-choque que promovem sensação de fluidez dinâmica e constante movimento. A pequena janela e a coluna C mais larga dão o tom da robustez que convém a um SUV, a exemplo das rodas de liga de 16 polegadas e dos apliques plásticos em linha ascendente nas portas traseiras.

Já a traseira caracteriza-se pela tampa que dá um inconfundível ar de robustez, além do grupo ótico com formas orgânicas e levemente horizontais. Com o pequeno aerofólio montado na extremidade do teto, o T50 ganha um ar efetivamente “esportivo” na confluência desses ingredientes visuais.

O para-choque preto ratifica a personalidade SUV, mas, assim como todo o carro, não deixa de receber apliques cromados para denotar sua proposta de requinte.

Toda a parte interna do JAC T50 foi redesenhada a partir da geração anterior. O quadro de instrumentos possui dois grandes mostradores circulares: velocímetro e conta-giros. Neles, a parte central de cada instrumento revela o nível do tanque e o termômetro de água do motor, respectivamente.

Já no meio dos mostradores, o motorista encontra as luzes-espia e o computador de bordo.

À esquerda do volante de direção, encontra-se o botão de acionamento elétrico de altura do facho dos faróis, o controle de ajuste dos retrovisores externos, a tecla de rebatimento desses espelhos externos e o interruptor que comanda a intensidade de iluminação do painel de instrumentos.

Já do lado direito do volante, o motorista encontrará o botão de partida e desligamento do motor, uma vez que o JAC T50 utiliza o sistema keyless.

O sistema de ar-condicionado, por sua vez, posicionado no console central, logo abaixo do kit multimídia, é digital e automático.

Logo abaixo, o motorista encontra a tomada USB, que é utilizada para espelhamento do telefone celular ao kit multimídia.

Mecânica Online – Deixando de lado o motor 1.5 JetFlex, o novo JAC T50 adota o mesmo trem de força do T40 CVT. O motor desloca 1,6 litro de capacidade cúbica, possui quatro válvulas por cilindro e variador de fase no comando de admissão e no de escape – daí a designação DVVT (Dual Variable Valve Timing).

Gravamos um vídeo que mostra detalhes do acabamento interno e principalmente o comportamento dinâmico do modelo.

O volante só possui ajuste de altura. No quadro de instrumentos a leitura não é tão facilitada devido a fonte ser pequena.

Rodamos cerca de 100 km com o modelo principalmente na estrada e condições planas. Ainda assim, observamos a demora de resposta do câmbio CVT nas saída. Na estrada também falta fôlego para as ultrapassagens, mesmo utilizando o comando sequencial, fica a sensação de falta de agilidade, que o motor não enche o suficiente.

O computador de bordo indicou consumo médio de 12,0 km/l na estrada.

O utilitário esportivo da JAC tem bom espaço e conforto para quem viaja no banco de trás. O porta-malas é razoável.

Apesar da JAC Motors afirmar que o volume é de 600 litros, sua medição não emprega o método adotado pela maior parte das montadoras (VDA). Ao observar o porte, podemos esperar cerca de 400 litros na comparação com os demais modelos.

Apesar da presença do recurso do “start-stop”, só observamos sua entrada duas vezes em todo o percurso.

Movido a gasolina, ele desenvolve a potência de 138 cv a 6.000 rpm e 17,1 kgfm a 4.000 rpm de torque máximo.

O rival mais importante dos JAC (T50 e T40) é o Chery Tiggo 2, cuja versão automática tem preço inicial de R$ 66,9 mil e conta com uma rede de revendas que pode chegar a 60 unidades até o fim do ano.

O Tiggo 2 já teve cerca de 3.800 unidades vendidas desde que foi lançado, em março deste ano. É mais do que a soma dos T5/T50 vendidos desde 2016 (3.700 unidades).

Em 2019 a JAC prevê a chegada até fevereiro do T8, SUV de sete lugares, de uma picape de cabine dupla, até meados do ano e de um carro elétrico.

Ficha técnica – JAC Motors T50

Itens Modelo JAC T50
Versão 1.6 16V DVVT Gasolina
Dimensões Comp./ Larg. / Alt.(mm) 4.345 × 1.765 × 1.640
Entre eixos (mm) 2.560
Peso em ordem de marcha (kg) 1.220
Capacidade do porta-malas (L) – Não é medida na especificação VDA mais aplicada no Brasil 600
Capacidade do tanque de combustível (l) 42
Motorização Tipo de motor 4 cilindros em linha
Deslocamento volumétrico (cm3) 1.590
Diâmetro (mm) 75,0
Curso (mm) 90,0
Comando de válvulas DOHC 16V DVVT
Potência Máxima (cv/rpm)
Peso / Potência
138/6.000
8,84
Torque Máximo (Nm/rpm) 168/4.000 (Gasolina)
Taxa de compressão 10,5:1
Transmissão Automática, tipo CVT, com 6 marchas virtuais
Suspensões Dianteira Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira Semi-independente, eixo de torção, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Freios Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
Rodas Pneus 205/55 R16
Rodas Em liga de alumínio 16″
Performance Velocidade máxima 198 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 11,3 segundos

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