BMW Group usa realidade virtual para criar estações de trabalho do futuro

Cada vez mais a realidade virtual está encontrando seu espaço no BMW Group.

Poucos meses antes do início da produção do novo BMW Série 3 em Munique, na Alemanha, onde serão fabricadas as primeiras unidades para o mercado brasileiro, os desenvolvedores do BMW Group promoveram a implantação de estações de trabalho individuais em um ambiente totalmente virtual.

Isso inclui, por exemplo, a pré-montagem do cockpit do veículo, etapa em que a cabine é montada antes de ser instalada no veículo.

Pela primeira vez, os desenvolvedores de manufatura, sistemas, logística e montagem, em conjunto com os funcionários da produção, puderam avaliar a nova área de produção em realidade virtual e testar novos procedimentos em 3D.

A produção do cockpit seguiu durante a fase preliminar sem quaisquer restrições, uma vez que o desenvolvimento surgiu apenas no plano virtual.

Ser capaz de trabalhar com os mesmos dados e softwares também poupou muito tempo dos departamentos especializados e da equipe de produção.

Por ser tão fácil de usar, os especialistas puderam avaliar, de forma rápida e simples, quanto espaço o novo sistema precisava e incorporar o know-how dos funcionários de produção no planejamento desde o início. Após uma breve introdução e sem nenhum conhecimento especializado, o time de representantes de diferentes áreas especializadas pôde iniciar o projeto imediatamente.

O software lida com cálculos complexos para renderização, em tempo real, de todos os objetos em óculos e simulações de realidade virtual.

A base para esse tipo de desenvolvimento são os dados de fábrica 3D digitalizados.

Nos últimos anos, o BMW Group tem capturado as estruturas reais de suas fábricas em formato digital com precisão milimétrica, usando scanners 3D especiais e câmeras de alta resolução.

Isso cria uma imagem tridimensional de produção na forma de um diagrama de nuvens.

Atrasos, reconstrução digital de estruturas reais e medições manuais no local ficaram no passado.

Seja desenvolvendo locais de trabalho futuros ou salas de montagem inteiras, os departamentos do BMW Group agora podem combinar dados existentes com uma ‘biblioteca’ virtual de itens como pequenas transportadoras de carga e cerca de 50 outros recursos operacionais amplamente utilizados.

- Publicidade - Cursos Mecânica Online®