sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Bosch apresenta hoje a mobilidade do futuro

Um design leve, arejado e minimalista.

- Publicidade -

Um revestimento externo futurista feito de telas, vidro e um interior espaçoso – é assim que os engenheiros descrevem a nova estrutura, mas na verdade essa descrição também se encaixa em uma classe completamente nova de veículos: meio de transporte elétrico sem motorista que desliza quase que silenciosamente pelo centro das cidades e conectado ao ambiente.

Este será um cenário comum nas estradas em breve – estejam eles transportando pessoas ou bens e, no futuro, a empresa também oferecerá esses tipos de serviços, agrupando-os em um ecossistema perfeitamente inteligente e conectado.

Entre as soluções estão serviços de reservas, compartilhamento, plataformas de rede, estacionamento, recarga, soluções de software para gerenciamento e manutenção dos veículos, bem como infotenimento durante a viagem.

“A Bosch está desenvolvendo um pacote único de hardware, software e serviços de mobilidade para o transporte do futuro”, afirma Dr. Markus Heyn, membro do conselho de administração da Robert Bosch GmbH. Durante a CES 2019, o maior evento de eletrônicos do mundo, a Bosch apresentará soluções para esse tipo de transporte, com um ônibus conceito e com a possibilidade de os visitantes experimentarem sua gama completa de serviços.

- Publicidade -

Serviços Bosch para usuários e condutores-O surgimento desse segmento é resultado da crescente demanda por serviços de compartilhamento de viagens: somente na Europa, nos EUA e na China, cerca de um milhão desses veículos estarão nas estradas já em 2020, crescendo para 2,5 milhões de pessoas até 2025 (fonte: Roland Berger).

Muitos desses veículos, disponíveis 24/7, serão totalmente elétricos e também completamente autônomos em meados da próxima década.

É por isso que a Bosch equipou cada centímetro quadrado de seu micro-ônibus conceito com a diferentes tecnologias de motores elétricos e sensores surround de 360 graus para gerenciamento de conectividade e computadores de bordo.

No entanto, esses componentes e sistemas são apenas uma parte no caminho para a mobilidade desse meio de transporte.

Para desenvolver veículos compatíveis com o dia a dia, eles precisam estar conectados com os serviços da mobilidade.

- Publicidade -

“No futuro, todo veículo na estrada usará os serviços digitais da Bosch”, destaca Heyn.

Esses serviços permitem, por exemplo, que os usuários reservem os veículos, compartilhem caronas com outros passageiros e ainda paguem por suas viagens.

Reserva e compartilhamento-Os usuários podem facilmente reservar um serviço de transporte, independentemente de estarem relaxando no sofá ou trabalhando.

Atuando nos bastidores, um algoritmo identifica o veículo mais próximo do local solicitado e encontra outros usuários que desejam viajar por um caminho semelhante.

Quanto mais passageiros um único ônibus puder transportar, mais barata será a viagem.

Além disso, essa abordagem reduz também a quantidade de tráfego nas cidades e reduz os impactos no meio ambiente.

A Bosch já está desenvolvendo a plataforma de software necessária para fazer com que isso aconteça.

Quando o ônibus chega ao ponto de embarque solicitado, os usuários novamente usam seus smartphones para se identificarem, graças ao serviço de acesso digital Perfectly Keyless da Bosch.

Ele reconhece o smartphone do proprietário por meio da impressão digital e cada passageiro senta no assento em que reservou.

Avançando: eletrificado e automatizado-O acionamento elétrico por eixo da Bosch faz com que esses veículos sejam especialmente eficientes, além de acessíveis, à medida que passam pela cidade.

E o serviço de Recarga de Conveniência da empresa sabe quanto tempo durará a carga da bateria e onde recarregar o veículo.

Assim, mesmo atualmente, os motoristas não precisam mais se preocupar em ficar parados por conta de uma bateria descarregada.

Além disso, vincula informações sobre os veículos, como o estado atual da carga da bateria ou a quantidade de energia que os sistemas de aquecimento e ar-condicionado estão consumindo, com dados ambientais, como congestionamento e previsão do tempo, de modo a prever o alcance do veículo com precisão.

O Convenience Charging também encontra a estação de recarga ideal e pode reservá-la com antecedência.

E, graças a um sistema padronizado de acesso e pagamento, o abastecimento é feito de forma rápida e segura.

Os e-shuttles também fornecem aos motoristas um transporte seguro.

Para automação, a Bosch desenvolve e fabrica seus próprios sensores de radar, vídeo e sensores ultrassônicos, sistemas de controle de frenagem e direção elétrica, para citar alguns exemplos.

Serviços digitais inteligentes também são indispensáveis: osserviços preditivos de condições de estrada da Bosch permitem que os veículos autônomos saibam com antecedência as possíveis condições ambientais.

Assim, podem adaptar o seu estilo de condução conforme necessário, de modo a garantir a máxima segurança durante toda a viagem.

Já o Bosch road signature é um serviço de localização baseado em mapas, com o qual os veículos autônomos podem determinar com precisão a sua posição na rodovia em poucos centímetros.

Interior confortável-A Bosch projetou o interior de seu veículo conceito para oferecer espaço para quatro passageiros, posicionando-os um em frente ao outro.

O infotenimento é fornecido em telas que podem ser usadas por cada passageiro individualmente ou em grupos, por exemplo, uma família pode assistir a um filme juntos enquanto viajam ou colegas podem trabalhar em uma apresentação no caminho para o escritório.

Os smartphones utilizam o Wi-Fi integrado e podem adaptar-se perfeitamente ao sistema de infotenimento, graças à tecnologia de conectividade da Bosch.

serviço de concierge transforma o micro-ônibus em um assistente pessoal.

Com todos os tipos de informações à sua disposição, o serviço de transporte pode fornecer aos passageiros recomendações, reservas antecipadas, boletins meteorológicos e dicas de viagem a qualquer momento.

E, uma vez que o ônibus tenha chegado ao seu destino, os passageiros podem pagar por sua jornada com o serviço de pagamento eletrônico da Bosch.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança