sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Centro Tecnológico Randon conquista certificação do INMETRO inédita no Brasil para pistas abertas ao mercado

O Centro Tecnológico Randon (CTR) agora está acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) para a realização de ensaios voltados à  determinação das curvas de força resistiva ao rolamento em veículos leves, como carros de passeio e utilitários.

- Publicidade -

A homologação é a única do Brasil para pistas abertas ao mercado.

Os ensaios de Coast Down, como o processo é conhecido no setor, verificam o comportamento do veículo em episódios de desaceleração livre em pistas de rolamento.

- Publicidade -

Os resultados obtidos no teste, que elabora um gráfico de força resistiva à velocidade do carro, servem como parâmetro para calibração de dinamômetros e dados de projeto, além de nortear possíveis melhorias de projeto para incremento de desempenho do automóvel em trechos urbanos e rodoviários.

Para se alcançar resultados satisfatórios, o ensaio de Coast Down exige condições bastante específicas, como: reta com 0% de inclinação (essencial para que a rolagem do veículo não sofra interferência por agentes externos ao pavimento), estrutura de oficina para instrumentação e preparação dos automóveis e posto de combustível, instalações de suma importância para que as condições dos veículos estejam controladas, garantindo a confiabilidade do ensaio.

“É uma grande conquista para o CTR, que passa a oferecer aos seus clientes um teste acreditado pelo INMETRO, atestando a execução, controles de operação e a confiabilidade dos resultados. Vale lembrar que o controle e a redução dos níveis de emissão são considerados cada vez mais importantes pelos consumidores e estão sob grande atenção dos governos”, explica diretor de Tecnologia e Inovação da Randon Autopeças, César Augusto Ferreira.

- Publicidade -

Ao todo, foram 18 meses de preparação, ajustes de sistemas de gestão da qualidade, metodologias de cálculo de confiabilidade, tanto de aquisição quanto do tratamento de dados até a obtenção da homologação.

O processo de acreditação demandou dedicação exclusiva de um time de pilotos e engenheiros, que trabalharam na elaboração dos procedimentos, metodologias e critérios para execução dos ensaios.

Estrutura completa de pistas e laboratórios para diversos testes-Em 87 hectares de área com acesso controlado, o Centro Tecnológico Randon (CTR) dispõe de 15 km de diferentes tipos de pistas (alta velocidade, off-road, breaking, slalon e especiais como chuckholes, body twist e rampas) por onde passam os novos veículos de praticamente todas as montadoras instaladas no Brasil.

“Credibilidade é uma característica fundamental quando se fala em testes para certificação e homologação e o CTR tem o compromisso com a satisfação do seu cliente e com a confiabilidade dos dados obtidos na realização dos ensaios”, comenta diretor de Tecnologia e Inovação da Randon Autopeças, César Augusto Ferreira.

Instalado em Farroupilha, na Serra Gaúcha, o CTR realiza ensaios de eficiência energética, consumo de combustível e controle de emissões, além dos testes de desempenho de veículos elétricos e movidos a hidrogênio, durabilidade acelerada, Ruído de Passagem, CicloAMA, Coast Down, ABS, avaliações subjetivas / objetivas, entre outros.

Tudo sob o olhar atento de uma equipe de engenheiros, técnicos e pilotos de testes com um conjunto de equipamentos de alta tecnologia.

A homologação do INMETRO para ensaios de Coast Down se soma a reconhecimentos recebidos desde sua criação como o credenciamento para a realização de ensaios de homologação de sistemas de freio de veículos, conforme Resolução 519/15do CONTRAN, com Certificado de Reconhecimento na norma NBR ISO/IEC 17025 pela Rede Metrológica do Rio Grande do Sul, o que o coloca como o primeiro campo de provas do Brasil a possuir tal certificação para este tipo de atividade.

O prédio de 2.200 m², onde é feita a preparação dos veículos, abriga, ainda, um laboratório estrutural com atuadores servo-controlados das mais diferentes capacidades, assim como bancadas para testes de vibração de alta performance e tecnologia embarcada.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança