quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Protótipo de display 3D apresenta usabilidade mais segura e intuitiva para motoristas

Com a popularização dos displays touchscreen nos painéis dos carros, as montadoras passaram a oferecer a tecnologia de fábrica.

Hoje, é possível até mesmo espelhar o conteúdo do seu smartphone na tela, possibilitando o uso de aplicativos de música, GPS e outras funções, como ligação e envio de mensagem.

Entretanto, utilizar o dispositivo enquanto dirige pode ser um risco, podendo ocasionar acidentes de trânsito, da mesma forma que utilizar o celular.

Para facilitar o uso e tornar a experiência mais prática e segura, a Continental desenvolveu o 3D Surface Display, protótipo com pontos de alto relevo, tornando o uso mais intuitivo e diminuindo a necessidade de atenção visual.

Com elementos em alto-relevo e sensíveis ao toque, é possível distinguir de forma tátil a localização de cada botão virtual, permitindo ter o controle do volume da música e temperatura ou intensidade do sistema de ar, por exemplo, sem precisar desviar a atenção do trânsito e olhar para o dispositivo.

Estes comandos podem ser acionados sem a necessidade de sair do menu exibido naquele momento, facilitando ainda mais sua usabilidade e garantindo uma experiência diferenciada.

“Com grande foco em inovação e tecnologia, a Continental criou um dispositivo que integra três elementos essenciais: design, segurança e experiência diferenciada ao usuário. Além do visual moderno e atrativo, sua utilização fará com que seja possível estar conectado com os dispositivos digitais do veículo sem precisar competir atenção com o trânsito, objetivo principal do produto”, afirma Frank Rabe, head da unidade de negócios Instrumentation & Driver HMI da divisão Interior da Continental.

Precisão para cada comando-Para evitar que qualquer comando seja acionado acidentalmente, a tela também mede a intensidade do toque, tornando seu funcionamento ainda mais assertivo.

Além disso, uma leve e rápida vibração passa ao condutor um alerta quando seu dedo encosta em determinado botão virtual, facilitando a distinção de cada um sem o contato visual.

Tecnologia premiada-Apresentado pela primeira vez na CES 2018, evento que acontece anualmente em Las Vegas, nos EUA, o protótipo foi premiado como melhor inovação na categoria “Áudio e Vídeo no Veículo”.

Logo depois, recebeu outro prêmio no German Innovation Award dentro da categoria que contempla soluções inovadoras para o interior dos carros.

“Ainda não existe uma previsão de lançamento para o consumidor final, mas estamos trabalhando para aprimorar e entregar um produto final totalmente inovador em todos os sentidos quando se fala de tecnologia automotiva”, complementa Rabe.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn