A Jaguar Land Rover, empresa britânica de veículos premium está desenvolvendo com sucesso uma tecnologia que permite a abertura automática das portas de seus veículos na medida em que seu proprietário se aproxima ou faz determinado gesto de comando.

O sistema, ainda em fase de testes, está instalado em um Range Rover Sport e utiliza uma gama completa de sensores de movimento aliado à tecnologia de abertura de portas sem necessidade de chave para detectar a aproximação do cliente junto ao veículo e, com isso, realizar a abertura completa das portas do modelo, em uma espécie de vallet invisível.

Pesquisas mostram que até um terço das pessoas com algum tipo de deficiência física relatam dificuldades no momento de entrar em seus automóveis, principal meio de transporte utilizado por eles.

Tal tecnologia poderia ajudar essas pessoas, que não teriam mais que se movimentar para abrir nem mesmo puxar a sua porta.

Uma vez a bordo do modelo, todos os ocupantes podem fechar as portas do veículo ao simples toque em um botão, na parte superior doo painel, evitando assim a necessidade de se aproximar para fechá-la.

Além disso, a porta também pode ser programada para fechar e trancar automaticamente, na medida em que o proprietário do veículo se afasta.

O software incorporado ao sistema mostra o estado de cada porta e permite a operação das portas do motorista e do passageiro do interior da cabine.

Os sensores instalados na porta do motorista são capazes de detectar qualquer obstáculo como postes ou outro veículo estacionado ao lado, que impedem a abertura total da porta.

Para testar esse sistema, a Jaguar Land Rover está trabalhando com o ex comandante da Marinha Real Britânica, Mark Ormrod.

O militar sofreu uma amputação tripla em uma missão no Afeganistão, que limitou seus movimentos.

Atualmente ele é um medalhista de ouro do programa de inclusão Invictus que, por meio do esporte, incentiva oficiais britânicos amputados em guerra a se superarem fisicamente.

O programa conta com o apoio total da Jaguar Land Rover.

Para Mark, “Essa inovadora tecnologia da Jaguar Land Rover seria um enorme benefício para mim e tem um poder real para mudar a vida daqueles que enfrentam problemas para entrar e sair de seus veículos. Abrir e fechar a porta do carro pode parecer uma tarefa insignificante para muitas pessoas mas, às vezes, são os pequenos obstáculos cotidianos que as pessoas com deficiência são obrigadas a superar”.

Os engenheiros de pesquisa de Jaguar Land Rover desenvolveram o sistema em uma plataforma de laboratório durante seis meses antes de testá-lo em um Range Rover Sport.

Além de ajudar as pessoas com deficiência, também consideram que a tecnologia é relevante para todos os futuros veículos da marca.

Xu Zhou, Gerente de Pesquisa Técnica de Aprendizado da Jaguar Land Rover, disse: “Essa tecnologia se mostra uma peça muito emocionante de tecnologia que oferece um valor real aos nossos clientes. Há também algo muito acolhedor sobre a abertura automática das portas de um veículo – algo que consideramos que será muito valorizado à medida que nos familiarizamos com a mobilidade compartilhada”.