Novo Classe A aposta em tecnologia para conquistar cliente

0
1086

Um dos destaques da Mercedes-Benz na última edição do Salão do Automóvel de São Paulo, o Novo Classe A chega ao Brasil na versão A 250 Vision, que aposta em recursos de tecnologia para conquistar o consumidor.

O novo Classe A é o primeiro modelo da Mercedes-Benz a apresentar o completamente novo sistema multimídia inteligente e intuitivo MBUX – Mercedes-Benz User Experience. Este sistema é uma revolução para a experiência de uso do veículo.

Um dos principais elementos de destaque é o cockpit Widescreen de alta resolução com diversas possibilidades de operação: por meio do volante multifuncional, do “touchpad” no console central, via toque no próprio display de mídia ou o inovador controle vocal inteligente com reconhecimento da fala natural, ativado por meio das palavras-chave “Olá”, “Oi” ou “E Aí” seguidas por “Mercedes”.

Funções como ajuste do ar condicionado, escolha de uma estação de radio e abertura da persiana do teto-solar podem agora ser facilmente acessadas por meio do comando de voz.

Mecânica Online – O Classe A é equipado com o motor de quatro cilindros com 224 cv e 350 Nm de torque e com transmissão de dupla embreagem 7G-DCT de sete velocidades. O motor M 260 tem dois litros de cilindrada.

Novos equipamentos incluem o comando CAMTRONIC para o eixo das válvulas de admissão. O motor a gasolina traz de série o filtro de partículas.

Além disso, o modelo conta com uma nova transmissão 7G-DCT de dupla embreagem com sete velocidades.

Durante as primeiras impressões que realizamos em São Paulo, constatamos o excelente trabalho entre o motor e o sistema de transmissão (bem escalonada). O comportamento dinâmico realmente merece ser destacado pelo bom funcionamento.

O modelo conta com as rodas de 18 polegadas com cinco raios e o sistema DYNAMIC SELECT (diferentes modos de condução, que vão desde um modo confortável, até o mais esportivo ou econômico) como equipamentos de série.

O bom comportamento dinâmico do motor também é percebido no conjunto suspensão. A rodagem foi muito boa e as reações do carro atenuaram muito as oscilações das vias. Como seus antecessores, o novo Classe A tem suspensão dianteira McPherson.

O veículo tem uma sofisticada suspensão traseira com quatro braços. O eixo traseiro é montado num subchassi isolado da carroceria por coxins de borracha para que menos vibrações sejam transferidas da suspensão para o interior do automóvel.

A proporção de alumínio nos componentes da suspensão é uma das mais altas em qualquer sistema de suspensão nessa classe de veículos.

O A 250 Vision é equipado de série com suspensão comfort com molas de aço e DYNAMIC SELECT. A suspensão comfort tem molas e amortecedores configurados especialmente para unir conforto e esportividade.

O novo Classe A vem de série com o Assistente de Frenagem Ativo. Dependendo da situação, ele pode reduzir as consequências de colisões traseiras com veículos lentos, parando ou estacionados à frente e até mesmo com pedestres e ciclistas atravessando, ou até mesmo evitá-las totalmente.

Sentimos falta no pacote de tecnologias a presença do ACC, o piloto automático inteligente, que mantém velocidade e distância do carro da frente.

O novo Classe A é também o primeiro modelo da Mercedes-Benz desenvolvido no Centro de Tecnologia para Segurança Veicular (TFS).

O projeto das estruturas do veículo incorpora descobertas da pesquisa de acidentes reais. Cada componente individual da estrutura da carroceria foi desenvolvido de acordo com as cargas e tensões encontradas com respeito à geometria e espessura do material, reunindo a tecnologia à qualidade dos materiais (maior proporção de chapas de aço com alta resistência e ultra-alta resistência).

A peça central da segurança da carroceria é a célula de passageiros. Sua grande rigidez quando submetida à tensão provocada por um acidente, como em colisões frontais, laterais ou traseiras e capotagens, se deve acima de tudo ao maior uso de chapas de aço com alta resistência, ultra alta resistência e endurecidas na estampagem.

O motorista e o passageiro da frente contam com cintos de segurança de três pontos com limitador de força e tensionador. Os dois bancos traseiros externos são equipados com cintos de segurança com carretel tensionador e limitador de força.

O novo Classe A é equipado com airbags para o motorista e passageiro da frente, airbag de joelho para o motorista e airbags de janela.

Diferente de muitos modelos concorrentes, o airbag de janela também cobre a coluna A, para uma proteção mais completa dos passageiros. Bolsas laterais para o tórax e pélvis são de série para a dianteira.

O novo Mercedes-Benz Classe A está dinâmico e jovem como sempre, no entanto, maior e mais confortável do que nunca. Ele redefine completamente o conceito de luxo moderno na categoria dos compactos e revoluciona o design interior.

Nova linguagem de design da marca: linhas mais suaves, frente marcante e faróis dianteiros renovados

Com um valor de cd equivalente a 0,25 e área frontal (A) de 2,19 m², o novo Classe A é o líder de seu segmento em aerodinâmica e melhor que seu antecessor (cd 0,26/área frontal de 2,20 m²).

A capacidade do compartimento de bagagem atrás dos bancos traseiros é 370 litros – 29 litros mais do que no modelo anterior. Graças às lanternas traseiras divididas em duas partes, a abertura de carga é 20 cm mais larga do que antes e o assoalho do porta-malas, 11,5 cm mais longo.

Dados técnicos:

A 250 Vision
Cilindros 4 em linha
Cilindrada (cm3) 1.991
Potência máxima (cv/rpm) 224 / 5.800
Torque (Nm/rpm) 350 / 1.800
Câmbio 7G DCT
Aceleração 0 – 100 km/h (s) 6,2
Velocidade máxima (km/h) 250*
Peso (kg) 1.445
Pneus 225/45 R18
Capacidade do porta malas (L) 370
Tanque de combustível/reserva (L) 43 / 5
Dimensões (mm)
Comprimento 4.419
Largura 1.992
Altura 1.440


*Limitada eletronicamente

A versão A 250 Vision está disponível em todos os concessionários da marca pelo preço público sugerido de R$ 194.900,00.