sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Certificação de qualidade é caminho virtuoso para o mercado da reparação, diz Antonio Fiola

O empresário Antonio Fiola, proprietário da Dimas Reparadora e presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios (Sindirepa Nacional), investiu na certificação de qualidade da oficina Dimas Reparadora, que oferece serviços de pintura, funilaria e mecânica no bairro Carandiru, em São Paulo.

- Publicidade -

Com 25 funcionários, o centro automotivo atende mensalmente cerca de 120 veículos, entre particulares, seguradoras e frotas.

Para obter a certificação da oficina em novembro, Fiola aderiu o Programa de Incentivo à Qualidade (PIQ), que é resultado de parceria entre o Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) e o Sindirepa Nacional.
O PIQ visa conscientizar os empresários da reparação sobre a importância da qualidade para os negócios, com o foco de intensificar a certificação de oficinas independentes no País.
Nesta entrevista, Fiola avaliou o cenário do mercado da reparação no Brasil, abordou as vantagens da certificação de qualidade para os centros automotivos e falou sobre o PIQ, considerado como um amplo programa da qualidade dirigido a oficinas independentes do País.
1) Como avalia o cenário do mercado da reparação automotiva no País?
O mercado da reparação automotiva está difícil, porque as colisões estão em queda, as seguradoras aumentaram os valores de franquia e as perdas totais estão com percentuais menores, então todos esses fatores dificultam o dia a dia do nosso negócio, sem contar a grande variedade de modelos de veículos, que representa um desafio na hora da compra de peças.
Assim, nós temos nos tornado menos eficientes e alcançado faturamentos significativamente menores.
2) De que modo a certificação contribui para a evolução dos negócios?
A certificação é um diferencial para o nosso negócio, não apenas perante o cliente, mas sobretudo nós mesmos porque nós desenvolvemos uma série de novas atitudes e procedimentos que facilitam a existência do negócio sempre que nos preparamos para um processo de certificação.
Acredito que a certificação é um caminho virtuoso, porque possibilita atingir métodos de trabalho mais eficientes, que permitem melhorar a produtividade, reduzir os desperdícios e aumentar os números de faturamento.
3) A certificação da qualidade é uma ferramenta para a melhoria contínua?
A certificação tem dois lados, o de dentro e o de fora.
Do lado de fora, traz credibilidade e expectativa de evolução do negócio na visão do cliente.
Do lado de dentro, é uma fonte de inspiração para a melhoria contínua.
Ao mesmo tempo em que devemos estar prontos para receber a certificação, nós precisamos estar prontos para mantê-la.
A certificação nos inspira a continuar no caminho virtuoso, então deve ser vista como um investimento em qualidade que agrega ao negócio.
4) O Programa de Incentivo à Qualidade é um caminho para o empresário que deseja certificar a oficina independente. Como funciona o programa?
O Programa de Incentivo à Qualidade disponibiliza dois serviços complementares, um de qualificação e outro de certificação, sendo o primeiro serviço um diagnóstico do momento do meu negócio.
Dessa maneira, o processo de qualificação mostra um raio x de como estou e o que devo fazer para atingir a certificação.
Ao se qualificar, o empresário da reparação percebe que pode se certificar de maneira fácil e acessível.
5) Qual mensagem deseja transmitir aos empresários da reparação?
A certificação de qualidade é um caminho sem volta para a rede independente porque existe uma série de desafios para os próximos anos, como a entrada de novas tecnologias nos veículos, que irá cobrar o dono da oficina a estar mais atento e mais capacitado.
Se os negócios não evoluírem com as mudanças, os empresários da reparação perderão muito, sem dúvida alguma.
Os gestores interessados em participar do Programa de Incentivo à Qualidade devem preencher um formulário que está disponível no site do programa (www.projetopiq.com.br).

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança