sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

O eAxle “iDM” da BorgWarner Leva a Propulsão Elétrica a um Novo Patamar

Os módulos de acionamento da BorgWarner simplificam significativamente o projeto de futuros acionamentos elétricos puros, e prevê-se que continuarão a fazê-lo nos próximos anos.
Enquanto o precursor − o módulo de acionamento elétrico (eDM) − já entrou em produção em série, o módulo de acionamento totalmente integrado (iDM) com eletrônica de potência especialmente desenvolvida deve seguir como a próxima etapa lógica.
A família de produtos está disponível em três versões diferentes (iDM XS, iDM S e iDM M) e é de fácil integração no eixo dianteiro ou traseiro de carros de passeio e veículos comerciais leves, dependendo da arquitetura e da aplicação.
Juntamente com veículos elétricos puros, a solução da BorgWarner também é adequada para veículos híbridos P4, onde o motor está localizado no eixo traseiro do veículo FWD.
A solução integra eletrônica de potência altamente eficiente com um avançado sistema de transmissão e tecnologia de motor de acionamento líder de mercado, apresentando a eficiente solução de estator bobinado da BorgWarner para formar um pacote compacto e escalável.
“Com o iDM, a BorgWarner oferece uma família de produtos com soluções de propulsão altamente integradas para impulsionar os veículos híbridos e elétricos de nossos clientes. Ao mesmo tempo, estamos fortalecendo nossa posição como o fornecedor escolhido para soluções de propulsão elétrica híbrida e pura”, disse o Dr. Stefan Demmerle, presidente e gerente-geral da BorgWarner PowerDrive Systems.
“Fornecemos elementos-chave para veículos elétricos: o motor elétrico, a transmissão, a eletrônica de potência e o sistema de gerenciamento térmico. Nosso abrangente portfólio torna-nos líderes em soluções de tecnologia limpa e um parceiro forte para as montadoras em todo o mundo, à medida que avançam em direção a um futuro mais limpo e ecológico”.
O componente mais recente do iDM − a eletrônica de potência integrada especialmente desenvolvida − permite um pacote pequeno, baixa complexidade e perdas mínimas.
Além disso, oferece funcionalidade completa de software com uma opção para o controle de alto nível da dinâmica do veículo e do gerenciamento de energia.
A arquitetura de software atende aos requisitos atuais do mercado e é de fácil adaptação a plataformas comuns, como a AUTOSAR, além de permitir que classificações de segurança, como o ASIL D, sejam realizados.
Para lidar com o volume crescente de troca de dados nos sistemas de veículos modernos, a eletrônica de última geração da BorgWarner pode ser usada com um barramento CAN ou CAN FD.
Em geral, os principais benefícios d o iDM incluem sua arquitetura escalável e modular e a ampla variedade de relações de transmissão e tamanhos de motores elétricos disponíveis, tornando-o flexível às demandas dos clientes.
Operando entre 250 e 450 volts de corrente contínua (VDC), o iDM possui torque excepcional e densidades de potência que variam de 90 kW a 160 kW e de 2.500 Nm a 3.800 Nm.
A avançada tecnologia de transmissão oferece uma operação suave e silenciosa, e a tecnologia de estator bobinado patenteada do motor oferece desempenho excepcional com características superiores de ruído, vibração e aspereza.
Todos os componentes usados no módulo iDM fazem parte do portfólio de tecnologias comprovadas da BorgWarner e também estão disponíveis como soluções independentes.
A BorgWarner continua impulsionando a inovação e expandindo sua posição como um parceiro-chave para as OEMs globais.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn