quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Kia Motors Uruguai comemora 25.000 unidades fabricadas do Bongo

A Kia Motors Uruguai, empresa do Grupo Gandini, anunciou na semana passada a produção do Kia Bongo K2500 de número 25.000, caminhão leve fabricado em Montevidéu, Uruguai, cuja planta foi inaugurada em agosto de 2010, com o objetivo de destinar 95% da produção ao mercado brasileiro e 5% ao uruguaio.

José Luiz Gandini, presidente da Kia Motors do Brasil e também da Kia Motors Uruguai, recorda que “embora sejam utilizados em várias aplicações de entregas de produtos e encomendas rápidas, os comerciais leves como o Bongo dependem da estabilidade da economia, sobretudo do varejo. Tudo indica que o mercado brasileiro deve retomar, este ano, taxas de crescimento de comerciais leves como o Bongo”.

Neste início de ano, a Kia Motors Uruguai reforçou seu quadro com 150 funcionários, dos quais 110 na linha de produção e outros 40 na parte administrativa/logística, com capacidade produtiva instalada de 6.000 unidades/ano, porém trabalhando a um ritmo de 3.500 unidades/ano em um turno.

A linha final de produção do Kia Bongo conta com doze estações de trabalho, além da cabine de pintura e da linha de solda da cabine.

O powertrain é importado da Coreia do Sul, as demais partes e componentes são produzidos no Brasil, Argentina e no Uruguai, este com maior participação em valor do índice de nacionalização do Mercosul.

Ágil, prático e econômico, o Kia Bongo foi especialmente desenvolvido para atender às mais diversas necessidades de uso diário.

Nos grandes centros urbanos do país, onde há restrições ao tráfego de caminhões grandes, o Bongo possui a considerável vantagem de poder circular por ser um VUC (Veículo Urbano de Carga).

O Bongo, modelo 2019, traz motor de 2.5 litros turbo diesel intercooler com potência de 130,5 cv a 3.800 rpm, transmissão manual de seis velocidades e rodas aro 15’’.

Em versão única, o K.782 (4×2 Cab. Simples + DH + Rodeiro Simples, sem Carroçaria), seu preço sugerido, no Brasil, é de R$ 86.990,00.

O Bongo tem larga aceitação entre consumidores que buscam em um comercial leve de seu segmento atributos como resistência, durabilidade, baixo custo, força e desempenho.

A capacidade de carga no chassis é de 1.812 kg.

Outro atributo que destaca o Kia Bongo entre seus concorrentes é a garantia de 3 anos ou 100 mil km.

Ainda segundo Gandini, o Kia Bongo será muito importante este ano para a Kia Motors do Brasil, “já que apostamos na retomada da economia brasileira. E o varejo deve ser um dos primeiros setores a mostrar sinais de crescimento, onde os comerciais leves têm papel relevante. Entendemos que o Bongo possa representar este ano 25% do total projetado de 15 mil unidades”, finaliza.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn