A plataforma modular T1X, utilizada no Tiggo 7 foi desenvolvida para receber SUVs de proporções maiores, sendo responsável pelo compromisso da qualidade em itens como a suspensão, responsável pelo conforto da condução e na redução de ruídos, resultando em melhorias na dirigibilidade e frenagem, além de oferecer maior espaço interno.
Durante nossas primeiras impressões com o modelo, observamos que a calibração mais direcionada para o mercado europeu é mais firme, permitindo que as oscilações das vias sejam sentidas pelos ocupantes, em casos como buracos ou paralelepípedos, tornando-se relativamente desconfortável.
Ao mesmo tempo, a calibração mais firme da suspensão reflete em estabilidade principalmente nas curvas, garantindo mais segurança na condução, situação difícil quando estamos num SUV com 1,6 metro de altura.
O uso da plataforma modular também proporcionou ao carro uma carroceria com desempenho superior na rigidez torcional, além de um alto nível em segurança que fez o SUV atingir os níveis máximos do C-NCAP, a agência chinesa que avalia os níveis de segurança dos carros produzidos no mercado.
O Tiggo7 tem 60% da sua estrutura construída com aços de alta resistência e, em diversas partes do habitáculo, inclusive com tratamento térmico.
Na parte inferior da plataforma, sob o assoalho, o modelo conta com estruturas longitudinais que absorvem e distribuem uniformemente a energia gerada por uma eventual colisão, proporcionando maior resistência e ampliando a segurança aos ocupantes do carro.
O veículo conta ainda com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, câmera de ré ou câmera com visão de 360°, equipamentos que permitem ao motorista um controle em tempo real dos arredores do veículo, minimizando a “zona cega” durante manobras e estacionamento.
As partidas em rampa são assistidas pelo Hill Hold Control (HHC), que impedem o movimento do carro em situações críticas de inclinação.
O Tiggo7 conta também com sistema de monitoramento de pressão e temperatura dos pneus, trazendo muito mais segurança ao condutor.
Airbags frontais, laterais dianteiros e de cortina, além de cinto traseiro central de três pontos e três apoios de cabeça traseiros, completam a ampla lista de itens de segurança para todos os ocupantes.
O controle de estabilidade e tração aliados à suspensão independente tipo McPherson na dianteira e Multilink na traseira são responsáveis pelo excelente desempenho dinâmico do Tiggo7.
O modelo também vem equipado com pneus de medida 225/60 R18.
Veja também | Tiggo 7 entra na briga com Compass, Sportage e IX35