quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

BMW Group traz avanços na integração do veículo com o ambiente no Mobile World Congress 2019

Mais uma vez, o BMW Group revoluciona a forma como as pessoas interagem com seus veículos.

No Mobile World Congress 2019, em Barcelona, na Espanha, até hoje, 28 de fevereiro, a empresa apresentará o BMW Natural Interaction.

Este novo sistema combina a mais avançada tecnologia de comando de voz disponível com controle de gestos expandido e reconhecimento de olhar para permitir, pela primeira vez, uma operação genuína.

As primeiras funções do BMW Natural Interaction estarão disponíveis no BMW iNEXT, a partir de 2021.

Tal como nos diálogos interpessoais, o BMW Natural Interaction permite ao motorista utilizar a voz, gestos e olhar, ao mesmo tempo e em combinações variadas, para interagir com o seu veículo.

O modo de operação preferido pode ser selecionado intuitivamente, de acordo com a situação e o contexto.

Os comandos de voz, os gestos e a direção do olhar podem ser detectados com segurança pelo veículo, combinados e a operação desejada executada.

Essa interação é possibilitada pelo reconhecimento da fala, tecnologia otimizada dos sensores e análise de gestos sensível ao contexto.

Por meio da detecção precisa dos movimentos das mãos e dos dedos, da direção dos gestos – além do tipo de gesto – também é registrada pela primeira vez em um espaço de interação expandido e que engloba todo o ambiente operacional em torno do motorista.

As instruções faladas são registradas e processadas usando o Natural Language Understanding, um algoritmo de aprendizado inteligente, que está sendo constantemente aperfeiçoado, combinando e interpretando as informações complexas para que o veículo possa responder de acordo.

Isso cria uma experiência interativa voltada para os desejos do motorista.

Combinando diferentes modalidades, as funções do veículo podem ser iniciadas de diferentes maneiras.

O motorista decide como eles querem interagir, com base em suas próprias preferências pessoais, hábitos ou situação atual.

Assim, quando o motorista está conversando, provavelmente escolheria o gesto e o controle do olhar; quando seus olhos estão na estrada, o ideal é confiar na fala e nos gestos.

Desta forma, por exemplo, as janelas do carro ou teto solar podem ser abertos ou fechados, saídas de ar ajustadas ou uma função na tela do sistema de controle pode ser selecionada.

Se o motorista quiser aprender mais sobre as funções do veículo, ele também pode apontar para os botões e perguntar o que eles fazem.

Desde 2015, com o uso de uma câmera 3D, o controle de gestos BMW permite maior interação do carro com os seus ocupantes.

Em 2018, em veículos como o Novo BMW Série 3, o sistema vai além e traz um assistente pessoal inteligente.

Esta interação apresentada, será o próximo passo na conexão do veículo com seus ocupantes.

Com reconhecimento de gestos aprimorado e alto nível de conectividade do carro, o espaço de interação não está mais confinado ao seu interior.

Pela primeira vez, os ocupantes poderão interagir com os arredores próximos, como prédios ou vagas de estacionamento.

Até mesmo consultas complexas podem ser respondidas com rapidez e facilidade apontando um dedo e emitindo um comando de voz.

“O que é esse edifício? Até que horas esse estabelecimento atende? Como é esse restaurante? Posso estacionar aqui e quanto custa?”

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn