terça-feira, 16 abril , 2024
28 C
Recife

Tecnologia MINI traz diferentes modos de condução e acertos na suspensão

A MINI é celebrada mundialmente por um design icônico, “go-kart-feeling” e muita tecnologia.

- Publicidade -

Os carros são desenvolvidos para diferentes públicos e podem entregar esportividade e conforto, de acordo com a necessidade e o estilo do motorista ao toque de um botão.

Nesse sentido, o MINI Driving Modes modula eletronicamente o motor, transmissão, direção e amortecedores de modo a proporcionar ao condutor e passageiros diferentes experiências a bordo.

- Publicidade -

O sistema está disponível nos modelos MINI Countryman, MINI Hatch, MINI Clubman e MINI Cabrio, nas motorizações S e JCW, com exceção do MINI Cooper S Countryman.

O sistema oferece três modos de condução: Green, Mid e Sport.

O modo Green prioriza o conforto dos ocupantes e a eficiência na rodagem, com menores consumo de combustível e emissão de gases poluentes.

- Publicidade -

Além disso, a suspensão fica com ajuste mais suave, focado no conforto de rodagem para os ocupantes.

Por meio da eletrônica, câmbio e motor são mapeados de modo a oferecer acelerações mais progressivas e direção mais suave.

O ar condicionado também é programado para menor gasto energético.

Neste modo, as faixas de troca de marcha têm menor amplitude.

A função Coasting aproveita a rolagem do carro para manter a sua velocidade, sem utilização da propulsão.

No cluster central, há uma função que aprende o estilo de condução do motorista e, quanto mais eficiente ele dirigir, mais pontos, em formato de estrelas, ele recebe.

Neste modo, o sistema start-stop interrompe o funcionamento do motor em paradas visando à economia de combustível e emissão de poluentes.

O modo Mid, por sua vez, oferece ajustes intermediários de motor, transmissão, direção e amortecedores.

A aceleração tem uma resposta melhor e o volante fica mais firme, sem perder a suavidade do sistema.

É a opção ideal para o motorista que prioriza o conforto sem abrir mão de uma pitada de diversão.

Neste modo, os amortecedores ficam ajustados para uma condução suave e confortável reduzindo ruídos, vibrações e asperezas provindas do solo.

Assim como o modo Green, a seleção Mid atua em conjunto com o sistema start-stop, que interrompe o funcionamento do motor em paradas visando economia de combustível e emissão de poluentes.

Por fim, o modo Sport reflete o espírito “go-kart feeling” na sua essência, extraindo o máximo de potência e dirigibilidade no veículo.

A direção tem respostas imediatas, a suspensão fica mais rígida e esportiva, as acelerações ganham agilidade e as marchas são trocadas em giros mais elevados.

Nesse modo, o veículo prioriza esportividades e dinamismo de condução.

“Sabemos que cada consumidor tem uma necessidade específica – ou várias, de acordo com seu humor. Por isso, oferecemos tecnologias que buscam atender a essas diferentes demandas, que vão desde o conforto absoluto ao máximo da esportividade ao toque de um botão”, reforça Rodrigo Novello, Diretor de vendas e marketing da MINI Brasil.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança