sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

F8 Tributo: uma homenagem ao V8 mais poderoso da história da Ferrari

O F8 Tributo é um carro com características únicas e, como o próprio nome indica, é uma homenagem ao V8 mais poderoso da história da Ferrari.

O F8 Tributo define o benchmark de desempenho, prazer de dirigir e facilidade de manuseio. Ele torna o desempenho emocionante dos melhores 8 cilindros do mundo acessíveis a todos os motoristas, com manuseio sem precedentes e conforto superior. 

Com um volumoso 720 cv e uma potência de registro de 185 cv / l, é o V8 mais potente a ser montado em uma Ferrari não especial, alcançando novas alturas não apenas para turbos, mas também para motores em toda a linha.

O V8 turboalimentado já foi usado em outros modelos na faixa com vários níveis de potência, ganhando “Best Engine” nos prêmios International Engine of the Year por três anos consecutivos em 2016, 2017 e 2018. Em 2018, também foi recebeu o título de melhor motor das últimas duas décadas.

O F8 Tributo entrega seus 720 cv sem o menor indício de turbo lag e produz uma trilha sonora evocativa. A potência instantânea é acompanhada por um manuseio excepcional, graças à integração de soluções aerodinâmicas de última geração derivadas da experiência de pista da Ferrari.

Projetado pelo Centro de Estilos da Ferrari, o F8 Tributo é essencialmente uma ponte para uma nova linguagem de design que continuará a enfatizar as principais características da Ferrari de alto desempenho e extrema eficiência aerodinâmica.

O F8 Tributo substitui o 488 GTB e, no intervalo, é o modelo com o melhor desempenho, combinado com o maior envolvimento dos pilotos. Existem melhorias significativas em toda a linha, visando proporcionar um controle ainda melhor sobre o limite, além de maior conforto a bordo.

O F8 Tributo produz 50 cv a mais do que o 488 GTB, é 40 kg mais leve e também beneficia de uma melhoria de 10% na eficiência aerodinâmica, juntamente com a versão mais recente do Side Slip Angle Control, agora na geração 6.1.

MOTOR – No mundo automotivo, o motor V8 da Ferrari é visto como o topo da esportividade e do prazer de dirigir.

Este é particularmente montado na parte traseira em um modelo com assento de dois lugares. A Ferrari vem aprimorando o escopo das habilidades dessa arquitetura, que cria um equilíbrio de peso ideal e, assim, proporciona uma condução esportiva emocionante e incomparável, com perfeição por mais de quatro décadas.

Na verdade, Maranello fez sua estréia no segmento de berlinetta de 2 lugares de 8 cilindros em 1975 com o 308 GTB, um carro revolucionário que se tornou uma fonte de inspiração para modelos subseqüentes.

A mesma arquitetura V8 de dois assentos foi também adotada para os primeiros supercarros da Ferrari, incluindo o 1984 GTO e o 1987 F40, que alcançaram status icônico entre os entusiastas. 

O F8 Tributo ostenta o multi-premiado Ferrari V8 turbo, que é o melhor da categoria em seu segmento, além de ter sido eleito o melhor motor dos últimos 20 anos por especialistas do setor, incluindo a participação de Tarcisio Dias, representante do Brasil e do portal Mecânica Online®. 

Em 2018, foi nomeado para o título de Engine of the Year pelo terceiro ano consecutivo, um título que ganhou com mais que o dobro dos pontos de seu concorrente mais próximo. 

As especificações técnicas do V8 são verdadeiramente excepcionais, colocando-o no topo de seu segmento. O F8 Tributo libera 720 cv a 8.000 rpm e também tem uma impressionante potência específica de 185 cv / l. Seu torque máximo também é maior em todas as velocidades do motor, chegando a 770 Nm (+10 Nm em comparação com o 488 GTB) a 3.250 rpm.

Hoje, as soluções esportivas Ferrari V8, que são obras-primas de engenharia e este motor em particular, melhoram os traços típicos de todos os motores Maranello, com aceleração progressiva sem limites e turbo lag zero combinados com uma exclusiva trilha sonora cortesia, em parte, de um novo sistema de exaustão . 

O novo carro oferece aos condutores emoções puras. O poder instantaneamente acessível é acompanhado por um manuseio excepcional, graças às soluções avançadas de dinâmica do veículo. Estes incluem uma nova versão do Ferrari Dynamic Enhancer (FDE +), que pode ser ativado pela primeira vez na posição RACE do manettino, um movimento projetado para tornar o desempenho no limite mais fácil de alcançar e controlar para um número ainda maior de motoristas. 

Como ponto de partida, o departamento de powertrain usou o motor 488 Pista, que já possui 50% mais componentes específicos do que o 488 GTB. O desafio era duplo: por um lado, eles precisavam manter os níveis de desempenho alcançados com o 488 Pista, enquanto, por outro, oferecer desempenho e som únicos que também atendiam às novas e mais rigorosas normas de emissões e poluição sonora. 

Para alcançar o aumento de 50 cv em energia em comparação com o 488 GTB, a nova linha de captação é derivada diretamente do Desafio. As entradas de ar foram movidas dos flancos para a traseira, onde estão localizadas em ambos os lados do spoiler fundido e estão diretamente conectadas aos plenos de entrada. Isso reduz drasticamente as perdas e garante maior fluxo de ar para o motor, aumentando assim a potência. O fluxo de ar também se beneficia do aumento da pressão dinâmica criada pela forma do spoiler traseiro. 

Plenmas de admissão e coletores específicos com dinâmica de fluido otimizada melhoram a eficiência de combustão do motor, graças à redução da temperatura do ar no cilindro, o que também ajuda a aumentar a potência. Duas configurações de plenum estão disponíveis para este carro, ambos idênticos em termos de desempenho:

  • Alumínio pintado de vermelho, introduzido recentemente para este modelo
  • Fibra de carbono (opcional), com a mesma geometria dos plenários do 488 Pista 

Válvulas e molas específicas combinadas com um novo perfil de came também contribuíram diretamente para o aumento do desempenho do motor. Assim como a geometria do novo coletor de escape, que reduz a contrapressão.

Devido ao aumento da potência, os pistões e as cabeças dos cilindros foram reforçados para lidar com as cargas mais altas, com o pico de pressão na câmara de combustão aumentando em até 10%. Paralelamente, também foi dada especial atenção à redução do atrito interno, introduzindo, por exemplo, pinos de pistão revestidos com DLC derivados diretamente de F1. 

O motor do F8 Tributo também herda soluções de redução de peso altamente eficientes do 488 Pista que reduziram o peso da unidade de potência em 18 kg em comparação com o do 488 GTB. Mais uma vez, o mundo das corridas desempenhou um papel fundamental. Na verdade, todos os principais componentes leves são derivados do Ferrari Challenge ou da Fórmula 1.

O conteúdo que mais contribui para a redução do peso do motor é:

  • Coletores de escape Inconel derivados do 488 Challenge
  • Barras de titânio
  • Virabrequim e volante mais leves e otimizados 

A redução do peso de massas rotativas e não estáticas, como as bielas de titânio, virabrequim e volante, permite que a velocidade do motor aumente muito rapidamente, tanto que o motorista pode ver a agulha do contra-giro voando, particularmente em transições rápidas, como mudança de marchas e aceleração acelerada, tornando o carro ainda mais esportivo. Estas reduções no peso das massas em rotação produzem uma redução de 17% na inércia. 

Além do poder extra, o motor do F8 Tributo torna o manejo do carro mais intuitivo e seu desempenho mais acessível. Uma série de recursos de alto desempenho foi introduzida para permitir que os motoristas explorem ao máximo o potencial proporcionado pelo melhor motor dos últimos 20 anos. Isso inclui uma nova estratégia de controle de reserva de reforço que otimiza o tempo de resposta e o desempenho na condução esportiva no limite, fazendo com que todo o poder que o motorista pede do acelerador disponível seja virtualmente instantâneo. 

Desempenho adaptativo O Launch analisa a aderência à medida que o carro acelera e, em seguida, utiliza controles eletrônicos para otimizar o torque fornecido pelas embreagens para se adequar ao nível de aderência da estrada, reduzindo ao mínimo o deslizamento da roda, o que maximiza a aceleração.

A estratégia “ Wall Effect ” do limitador de rotação é outro salto em termos de desempenho extremo do motor. Em vez de limitar gradualmente as rotações em direção ao limite, ele corta direto na linha vermelha de 8.000 rpm, maximizando a quantidade de energia disponível em situações dinâmicas de direção e, consequentemente, melhorando os tempos de volta.

Adoptada mais uma vez neste modelo é a estratégia de Gestão de Torque Variável da Ferrari de enorme sucesso para todas as mudanças. Para adaptá-lo ao espírito esportivo extremo do carro, todas as curvas foram redesenhadas para proporcionar uma sensação de aceleração consistentemente suave e potente até a linha vermelha.

O torque máximo também é 10 Nm maior do que o do 488 GTB e está disponível mesmo em velocidades mais baixas do motor. 

O layout de escape foi extensivamente modificado através da placa dos turbos para os tubos de rabo para produzir um som absolutamente único para este carro particular. O resultado é um inconfundível timbre do motor que é superior em termos de intensidade e qualidade do som. O som também é mais alto do que o 488 GTB, particularmente em velocidades médias / altas do motor (até um máximo de + 5dB), proporcionalmente ao aumento progressivo da potência e é claramente audível para o motorista no cockpit. 

A linha de escape também apresenta um novo filtro de partículas de gasolina (GPF) para atender aos novos requisitos de homologação.

Especificações técnicas da Ferrari F8 Tributo 

MOTOR
TipoV8 – turbo duplo de 90 °
Deslocamento total3902 cc
Max. potência*720 cv (530 kW) a 7000 rpm
Max. torque*770 Nm a 3250 rpm
Saída de potência específica185 cv / l
Max. velocidade do motor8000 rpm
Taxa de compressão9,6: 1
DIMENSÕES E PESO
Comprimento4611 mm
Largura1979 mm
Altura1206 mm
Distância entre eixos2650 mm
Faixa dianteira1677 mm
Trilha Traseira1646 mm
Peso do lancil **1435 kg
Peso seco **1330 kg
Distribuição de peso41,5% fr – 58,5% r
Capacidade de inicialização200 l
Capacidade do tanque de
combustível
78 l
PNEUS
Frente245/35 ZR 20
Parte traseira305/30 ZR 20
FREIOS
Frente398 x 223 x 38 mm
Parte traseira360 x 233 x 32 mm
TRANSMISSÃO E CAIXA DE ENGRENAGENS
Caixa de câmbio de embreagem dupla de 7 velocidades F1
CONTROLES ELETRÔNICOSE-Diff3, F1-Trac, ABS / EBD de alto desempenho com pré-enchimento Ferrari, FrS SCM-E, SSC 6.1 com FDE *
DESEMPENHO
0 a 100 km / h2,90 s
0-200 km / h7,8 s
Velocidade máxima340 km / h
Volta de Fiorano1’22,5 ”
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL / EMISSÕES DE CO 2
Sob homologação
* Com 98 octanas a gasolina
** Com conteúdo opcional

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn