quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Com foco na diversidade e governança mais inclusiva, FCA ingressa no Movimento Mulher 360

A FCA anuncia ingresso no Movimento Mulher 360, com o objetivo de fortalecer políticas e práticas de equidade de gênero.

- Publicidade -

A empresa é a primeira do setor automotivo a aderir à associação, que reúne empresas como Coca-Cola, Natura, Microsoft, Basf, entre muitas outras, em ações para criar uma comunidade empresarial mais justa e equilibrada em relação à mulher.

“A equidade de gênero é essencial para a transformação da cultura em nossa organização”, resume a diretora de Recursos Humanos da FCA para a América Latina, Érica Baldini. “As discussões não estão limitadas ao setor de RH. Envolve um time multifuncional que, neste momento, tem se empenhado na troca de experiências com empresas de outros setores para o levantamento de boas práticas”, afirma. De acordo com ela, o desafio é entender as oportunidades para o aumento da participação feminina no ambiente corporativo.

- Publicidade -

“Estamos muito felizes com a adesão. O setor automotivo, tradicionalmente ocupado por homens, vem avançando aos poucos. A FCA, como pioneira, dá o exemplo”, pondera Margareth Goldenberg, gestora executiva do Movimento Mulher 360. Além das reuniões mensais entre associados — em que assuntos como equidade salarial e comitês de diversidade são abordados — e da realização da assessoria entre pares e um canal de mentoring para exposição de boas práticas, o movimento também dialoga com os CEOs. “É muito importante que a maior liderança esteja comprometida. Isso reforça, também, o papel dos homens, que ocupam majoritariamente esses cargos, na promoção da equidade”.

Marcela Sampaio, gerente de Recursos Humanos da FCA, explica que ter um time diverso também é uma questão estratégica para o negócio: “A representatividade faz com que o grupo tenha mais condições de entender as expectativas do público. Hoje, 70% das decisões de compra são tomadas por mulheres”, completa.

De acordo com Marcela Sampaio, está em formação na FCA um núcleo gestor com líderes de áreas diversas, para atuarem como multiplicadores na promoção de uma nova cultura corporativa. “Os desafios são muitos, mas o inicial é sensibilizar as pessoas”, afirma.

- Publicidade -

O Movimento Mulher 360 foi criado em 2011. Em 2015, o Movimento ganhou força e se tornou uma associação independente sem fins lucrativos, com a missão de contribuir para o empoderamento econômico da mulher brasileira em uma visão 360 graus, através do fomento, da sistematização e da difusão de avanços nas políticas e nas práticas empresariais e do engajamento da comunidade empresarial brasileira e da sociedade em geral.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança