quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Nissan e DOCOMO realizam testes de campo com a tecnologia Invisible-to-Visible (I2V)

A Nissan e a NTT DOCOMO, INC. estão fazendo o primeiro teste de campo da tecnologia Invisible-to-Visible (I2V) da Nissan em um veículo em movimento por meio do sistema de conectividade para comunicação móvel de quinta geração da DOCOMO.

Vista pela primeira vez na feira Consumer Electronics Show (CES), realizada em Las Vegas em janeiro, a tecnologia está sendo testada no Grandrive, campo de provas da Nissan localizado na cidade de Yokosuka.

Associando o mundo real ao mundo virtual, o sistema I2V é uma tecnologia futura que é parte da Nissan Intelligent Mobility.

O sistema combina informações recebidas de sensores localizados tanto fora como dentro do veículo com dados localizados em nuvem, ajudando os motoristas a “ver o invisível” como, por exemplo, depois de uma curva, atrás de um prédio ou as condições do trajeto mais adiante.

O sistema I2V também conecta motoristas e passageiros ao Metaverso, um mundo virtual onde as pessoas podem interagir por meio de avatares.

Família, amigos ou outras pessoas localizadas em um local remoto podem aparecer dentro do carro como avatares de realidade aumentada em três dimensões, para servir de companhia ou fornecer assistência.

Durante os testes de campo, as empresas estão utilizando a conectividade móvel 5G de baixa latência (tempo que o pacote de dados leva para “viajar” de um ponto a outro), alta capacidade e alta velocidade da DOCOMO, para transmitir em tempo real dados dos avatares por um sistema sem fio para o veículo de teste, bem como visões do veículo por meio das câmeras embarcadas.

O veículo de teste é baseado no NV350 Caravan da Nissan.

As empresas avaliarão como é a experiência vivenciada por meio das interfaces do usuário pelas pessoas que estão dentro do veículo em relação àquelas representadas por meio de avatares (e vice-versa).

Também será avaliada o uso dos recursos de comunicação interativa do sistema I2V.

A Nissan e a DOCOMO pretendem continuar seus testes de campo em conjunto e as pesquisas em torno da tecnologia I2V e suas aplicações, para oferecer novas experiências para o carro conectado no futuro.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn