quinta-feira, 25 abril , 2024
28 C
Recife

JAC T80: SUV com sete lugares e recheado de itens de série

Um carro muito confortável, espaçoso, acabamento justo e principalmente, muitos itens de série. Esse pode ser um breve resumo quando falamos sobre o mais novo SUV oferecido no mercado brasileiro pela JAC Motors, o T80.

- Publicidade -

Quando o assunto é Mecânica Online® observamos um bom comportamento do motor 2.0 litros turboalimentado (com intercooler) de 210 cv de potência e 300 Nm de torque entre 1.800 e 4.000 rpm, que atua em conjunto com o câmbio DCT (Dual-Clutch Transmission, ou caixa de dupla embreagem).

O T80 atinge máxima de 217 km/h e precisa de apenas 9,2 segundos para sair da imobilidade e alcançar 100 km/h.

- Publicidade -

O motor também se mostrou forte para realizar ultrapassagens com segurança, não apresentando o conhecido jet leg – demora na resposta do motor, principalmente em retomadas, devido o turbo, e produz um bom torque mesmo em baixas rotações.

A suspensão é confortável e tem um bom compromisso entre a estabilidade e o conforto. Poderia ser mais macia para evitar a transmissão das irregularidades da pista para o habitáculo, mas não chega a incomodar.

A suspensão é independente nas quatro rodas (MacPherson na frente e Multilink na traseira) e o conjunto de recursos eletrônicos que preservam aderência e estabilidade em curvas.

- Publicidade -

Já o conjunto de freios traz discos nas quatro rodas com ABS, BAS e BOS, sendo esses dois últimos, respectivamente, Brake Assist System e Brake Overide System, isto é, assistência em frenagens de pânico e sistema de “cancelamento”, que atua quando se pisa simultaneamente em freio e acelerador (é cortada a potência do motor, prevalecendo a segurança das frenagens).

A transmissão automática da própria JAC esta bem escalonada e por ser de dupla embreagem tem mudanças rápidas e precisas.

O acabamento interno e externo em geral agrada, alguns detalhes do painel imitando fibra de carbono poderiam ser melhores (típico de carros chineses).

O espaço interno surpreende tanto no banco da frente como no traseiro (que tem ajuste de distância e pode ser reclinado).

As rodas são de liga leve aro 18″ e têm desenho exclusivo, calçando pneus 235/60 R18.

Configurado para atender aos anseios de uma família de até sete pessoas, o novo integrante da família JAC Motors possui porta-malas de 620 litros de capacidade, que ainda permite expansão com o rebatimento das duas fileiras de bancos e que pode chegar à capacidade de 1.550 litros.

Já os dois assentos “extras” são no nosso ponto de vista para curtos deslocamentos, ou exclusivos para crianças.

O piso do porta malas por ser elevado faz com que um adulto sentado em um dos bancos fique com os joelhos muito alto o que é extremamente desconfortável.

Resta saber a capacidade da JAC em oferecer serviços e reparos para um público exigente dessa faixa de mercado. Oferecido por RS 139.990 o comprador vai inevitavelmente comparar esses itens.

Todas as primeiras impressões foram realizadas pelo consultor Henrique Pereira, que participou do lançamento do modelo realizado para a imprensa.

Nas condições das primeiras impressões realizadas com o modelo, na maior parte do tempo em rodovia, o computador de bordo aferiu uma média de consumo de 9,9 km/l. Como o tanque leva 64 litros de gasolina, a autonomia seria de 627 quilômetros.

Além de todos os itens já disponíveis nos demais modelos JAC Motors, o novo “completão” poderá incluir o exclusivo Premium Sound System Infinity HI FI com 280 Watts RMS e 10 alto-falantes

Para quem estreou no mercado nacional em 2011, o lançamento do quinto SUV (T6, T5, T40 e T50, sem contar versões com câmbio manual ou automático) chama a atenção pela sintonia com a incondicional preferência do consumidor. Não é pouco.

De início, o SUV da JAC oferece medidas generosas – 4,79 metros de comprimento –, visual moderno e imponente, desenvolvido no Centro de Design da JAC Motors, em Turim, Itália.

Embora seja oferecido na faixa de preço de SUV’s médios com 5 lugares, como Hyundai New Tucson e Kia Sportage (ambos com 4,48 m de comprimento), Mitsubishi Eclipse Cross (4,40 m) e Jeep Compass (de 4,42 m de comprimento), o JAC T80, a julgar por seu porte avantajado, nível de equipamentos de série e desempenho, poderá ser comparado aos SUV´s de 7 lugares e categoria superior: VW Tiguan (4,70 m), Hyundai Santa Fe (4,69 m), Kia Sorento (4,80 m) e Mitsubishi Outlander (4,70 m). O modelo chinês possui 4,79 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,76 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos, o que garante, por exemplo, a acomodação de três adultos no banco traseiro com notável conforto.

O JAC T80 garante um alto nível de equipamentos de série. Ele repete os itens já constantes em outros SUV´s da marca, já na chamada “versão básica”, ou seja, o Pack 2:

  • chave Keyless
  • fechamento dos vidros com comando na chave
  • rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores
  • faróis com acendimento automático
  • luzes diurnas de LED (DLR)
  • faróis com regulagem elétrica de altura
  • luzes de conversão estática
  • sensor de chuva
  • cruise control
  • sensor de estacionamento dianteiro e traseiro
  • computador de bordo
  • volante multifuncional
  • bancos em couro
  • câmera de ré
  • câmera 360
  • freios com ABS, BAS e BOS
  • assistente de partida em rampa (HSA – Hill Start Assist)
  • controles eletrônicos de tração e estabilidade (TCS e ESP)
  • TPMS
  • assentos Isofix
  • vidros com acionamento elétrico e antiesmagamento
  • retrovisores com acionamento elétrico e rebatimento

Mas o T80 vai além. O modelo contém:

  • painel Digital Active Info Display, com tela de 12,3 polegadas em LCD e três opções temáticas
  • tela multimídia de 10 pol no console, com conectividade que inclui espelhamento com Android e iOS.
  • seis air bags (frontais, laterais e tipo “cortina”)
  • direção elétrica progressiva com 3 modos de ajuste (leve, normal e pesada)
  • freio de estacionamento elétrico
  • ar-condicionado digital Dual Zone
  • rodas de liga aro 18
  • bancos dianteiros com ajustes elétricos, sendo o do motorista com memorização, resfriamento, aquecimento e massageador.

E ainda há um pacote de opcionais que faz seu preço chegar ao valor de R$ 145.990, e que inclui:

  • Infinity Premium Sound Sistem HI FI com 280 Watts RMS e 10 alto-falantes
  • teto solar elétrico panorâmico duplo Command View.
Itens

Modelo

JAC T80
Versão

2.0 Turbo Gasolina

Dimensões Comp./ Larg. / Alt.(mm) 4.790 × 1.900 × 1.760
Entre eixos (mm) 2.750
Peso em ordem de marcha (kg) 1.775
Capacidade do porta-malas (L) 620 a 1.550
Capacidade do tanque de combustível (l) 64
Motorização Tipo de motor 4 cilindros em linha, turbo + intercooler
Deslocamento volumétrico (cm3) 1.997
Diâmetro (mm) 85,0
Curso (mm) 88,0
Comando de válvulas DOHC VVT 16V
Potência Máxima (cv/rpm) 210/5.000
Torque Máximo (Nm/rpm) 300/1.800-4.000
Taxa de compressão 9,5:1
Transmissão Tipo DCT (dupla embreagem), com 6 marchas
Suspensões Dianteira Independente, tipo McPherson, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Traseira Independente, tipo Multilink, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Freios Discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira
Rodas Pneus 235/60 R18
Rodas Em liga de alumínio 18″
Performance Velocidade máxima 217 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h 9,2 segundos

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança