sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Caminhões Actros estreiam com sua força e alta performance na Copa Truck 2019

Os caminhões Mercedes-Benz Actros 2646 estreiam na Copa Truck 2019.

- Publicidade -

A primeira etapa será no próximo domingo, 24 de março, no Autódromo Ayrton Senna em Goiânia, Goiás.

Juntamente com os pilotos André Marques e Wellington Cirino, a equipe AM Motorsport tem agora o reforço de Débora Rodrigues, que agrega ao time sua experiência e talento nas corridas de caminhão.

- Publicidade -

“A Copa Truck junta a paixão por caminhões com a adrenalina e a emoção das acirradas disputas entre pilotos e marcas nas pistas”, ressalta Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil.

“Nesse ambiente esportivo, o Actros assegura aos pilotos força, alta performance, robustez, resistência e confiabilidade, atributos amplamente reconhecidos pelas estradas do Brasil no transporte de cargas. Este campeonato é uma vitrine muito especial, que atrai um grande público, reforçando ainda mais a imagem da Mercedes-Benz como marca top of mind em caminhões no País”.

Os caminhões da Linha Actros vêm obtendo um sucesso crescente no Brasil em atividades do agronegócio, como o transporte de grãos, cana-de-açúcar e madeira, logística, combustível, mineração e outros.

- Publicidade -

Isso está comprovado pelo crescimento significativo de mais de 200% nas vendas no País no ano passado.

Potência de 1.250 cavalos e velocidade máxima de 240 km/h-Os caminhões de corrida passam por uma preparação muito específica para as disputas na pista, com modificações no trem de força, chassi e cabina.

Nos veículos da AM Motorsport, por exemplo, o motor eletrônico

Mercedes-Benz alcança a elevada potência de 1.250 cv a 3.500 rpm, quase três vezes mais em relação aos 460 cv a 1.900 rpm de fábrica.

O torque máximo chega a 5.500 Nm a 2.000 rpm nas competições, mais que o dobro dos 2.300 Nm a 1.100 rpm da aplicação no transporte.

O Actros alcança velocidade máxima de até 240 km/h na Copa Truck, conforme o circuito.

Os caminhões de competição também passam por diversas alterações na suspensão, aerodinâmica e freios, otimizando o aproveitamento da força do motor.

Isso assegura mais rapidez nas pistas, com velocidades maiores e melhores retomadas, vantagem importante, especialmente nas curvas.

Entre as mudanças destacam-se ainda a menor distância entre o solo e o chassi, rebaixamento do parachoque, suspensão especial e redução da distância entre eixos.

A estrutura do para-choque e a carenagem lateral são projetadas para melhorar a aerodinâmica, bem como a refrigeração dos freios, pneus e amortecedores.

Já a segurança é garantida pelos freios a disco nas quatro rodas, com sistema especial de resfriamento a água e ar.

A cabina do caminhão também é totalmente reconfigurada.

Ela é menor e recebe banco tipo concha, para competições, e santantonio, barras de proteção que contribuem para a segurança do piloto.

Outra mudança na cabina é o painel de instrumentos, que ganha uma configuração específica para provas, com destaque para conta-giros e níveis de água e óleo.

Transmissões ao vivo pela TV e Internet-A Copa Truck será transmitida pelo canal SporTV, com link também pelo site www.copatruck.com.br.

Na abertura da temporada, em Goiânia, os treinos livres serão realizados na sexta-feira (22.03), com treinos de classificação no sábado e a prova no domingo, em duas etapas: a primeira às 11h30 e a segunda às 12h15.

A AM Motorsport tem três caminhões Actros 2646 para a temporada deste ano, com os pilotos André Marques (número 77 e caminhão nas cores preto e dourado), Wellington Cirino (número 6, totalmente dourado) e Débora Rodrigues (número 7 e Actros nas cores rosa e branco).

A Mercedes-Benz fornece as peças de reposição para os modelos Actros utilizados nas corridas, especialmente dos motores, que são retrabalhados a cada etapa.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança