quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

T-Cross recebe cinco estrelas em teste do Latin NCAP

O Volkswagen T-Cross, nova referência no segmento de SUVs compactos no Brasil, chega ao mercado brasileiro com uma importante conquista – o modelo obteve classificação máxima nos testes realizados pelo Latin NCAP, que avalia carros novos vendidos na América Latina e Caribe.
O SUV fabricado em São José dos Pinhais (PR) se torna também um dos mais seguros automóveis à venda no Brasil, com 5 estrelas na proteção para adultos e crianças.

O Latin NCAP também atribuiu ao T-Cross o Advanced Award, pela oferta do sistema de frenagem automática pós-colisão, que aciona automaticamente os freios do veículo em caso de acidente, evitando colisões subsequentes e também por oferecer a tecnologia de proteção aos pedestres que atenua lesões em situação de atropelamentos através de áreas de deformações programadas e elementos de absorção de energia.

“O T-Cross, da mesma forma que o Novo Polo e o Virtus, é um modelo que oferece o melhor também no quesito segurança. A Volkswagen tem aplicado tecnologias e recursos avançados em seus veículos, de forma a oferecer o melhor nível de proteção aos ocupantes”, afirma Antônio Carnielli Jr., gerente executivo de Desenvolvimento do Produto da Volkswagen do Brasil.
“Essa classificação máxima comprova os nossos esforços e a aplicação dessa alta tecnologia no desenvolvimento do veículo”, conclui.

O T-Cross faz parte dos cinco novos SUVs a serem lançados pela Volkswagen na América Latina até 2020 e é produzido sobre a Estratégia Modular MQB, que é o mais moderno conceito de produção do Grupo Volkswagen no mundo.

Os veículos baseados na Estratégia Modular MQB proporcionam o que há de mais avançado em termos de design, inovação, alta performance e segurança.

Graças à MQB, o SUV é um dos veículos mais seguros à venda no mercado nacional.

O T-Cross utiliza em sua estrutura diversos tipos de aços.
Grande parte é composta por aços de alta e ultra-alta resistência – incluindo aços conformados a quente, que ultrapassam em dez vezes a resistência de aços considerados “convencionais”.
Essa tecnologia colabora para reduzir o peso do veículo, ao mesmo tempo em que melhora seu desempenho em testes de colisão.

A estrutura do assoalho, na Estratégia Modular MQB, possui grande aplicação de aço conformado a quente, extremamente forte – cerca de quatro vezes mais forte que uma chapa de aço convencional – colabora para reduzir o peso do veículo, ao mesmo tempo em que melhora o desempenho do veículo em testes de colisão, aumentando a segurança na cabine.

O aço conformado a quente está em 18,5% da estrutura do T-Cross.

Além disso, todas as versões do T-Cross são equipadas de série com ESC – Controle Eletrônico de Estabilidade, e trazem seis airbags (dianteiros, laterais e do tipo cortina).

O T-Cross também é equipado com os sistemas ISOFIX® e Top-Tether, que garantem mais segurança e facilidade para fixação de cadeirinhas infantis.

Testes rigorosos-Os testes do Latin NCAP incluem análise de impacto frontal – a 64 km/h contra uma barreira deformável descentrada (40%) –, impacto lateral (contra uma barreira deformável montada em um trenó a 50 km/h contra o veículo) e impacto lateral contra poste – o veículo é lançado lateralmente a 29 km/h em direção a um poste.

A classificação da proteção infantil é oferecida por meio da avaliação do comportamento dinâmico dos sistemas de retenção infantil (as “cadeirinhas de criança”) nos testes frontal e lateral, além da facilidade e segurança na instalação desses dispositivos.

T-Cross: nova referência no segmento-O T-Cross tem quatro versões: T-Cross 200 TSI (a única a trazer o câmbio manual de seis marchas); T-Cross 200 TSI Automático; T-Cross Comfortline 200 TSI e T-Cross Highline 250 TSI – todas essas equipadas com o câmbio automático de seis marchas.

O modelo oferece itens exclusivos no segmento, como o painel de instrumentos totalmente digital (Active Info Display), seletor de perfil de condução, Controle de Estabilidade (ESC) de série, bloqueio eletrônico do diferencial, Park Assist 3.0, suporte para smartphone no painel, quatro entradas USB (inclusive para o banco traseiro), iluminação ambiente em LED e acabamento com apliques decorativos no painel.

Além de todos esses equipamentos únicos, o T-Cross também conta com faróis full-LED, seis airbags, sistema de frenagem automática pós-colisão, saída de ar-condicionado para o banco traseiro e teto solar panorâmico, entre outros recursos.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn