SAE BRASIL discute evolução da frenagem para novos conceitos de mobilidade

Novos conceitos de mobilidade, como conectividade, eletrificação e direção autônoma, avançam com profundas transformações nos diversos sistemas veiculares.

Discutir os impactos das futuras entradas de tecnologias para os sistemas de freios é um dos objetivos do 14º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia – Controle de Movimentos, que será realizado dias 8 e 9 de maio, em Caxias do Sul, RS.

Um dos principais fóruns mundiais de discussão sobre tendências em sistemas de freios e controles de movimentos, o encontro reunirá especialistas de montadoras, sistemistas e universidades, sob a direção do engenheiro Alexandre Casaril, chefe de Engenharia e Inovação da Fras-le.
A programação contará com painéis de debates, apresentações de trabalhos técnicos, mostra de engenharia e test drive com modelos da Mercedes-Benz (Axor 2041 4×2 Rodoviário), Volkswagen (Delivery Express e TGX 28-440) e Volvo (Caminhão 6×4 VM Autônomo).
O tema “Novas Tecnologias – Impactos no Sistema de Freios” norteará as discussões do primeiro painel, a partir de diversos aspectos, como desafios legais, aceitação da sociedade, capacitação tecnológica e viabilidade econômica.
“As transformações tecnológicas alavancadas em eletrificação, conectividade e direção autônoma alterarão profundamente o conceito de construção dos veículos e impactarão os sistemas de freio. A competitividade da indústria brasileira nesse cenário passa pela mobilização da comunidade de engenharia, e fomentar o debate em alto nível certamente contribui para esta mobilização”, afirma Casaril.
Com mediação de Wagner Fonseca, sócio-diretor da Netz Engenharia Automotiva, o painel de abertura reunirá David Antanaitis, engenheiro líder global para Sistemas de Freio da General Motors; Antonio Carlos de Oliveira, engenheiro especialista da Volkswagen Caminhões e Ônibus; Luiz Balcewicz, gerente de Projetos, Pesquisa e Engenharia Avançada da Volvo do Brasil; e Emerson Batagini, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Robert Bosch.
Além de painéis, o encontro contará com apresentações de 15 trabalhos técnicos, nacionais e estrangeiros, em diversas áreas de interesse, como testes e validações, modelagens e simulações, materiais e matérias-primas, ruídos e vibrações, sistemas auxiliares de frenagem e eletrônica em sistemas de freios.
“Os eventos da SAE BRASIL abordam temas importantes para a comunidade da engenharia da mobilidade e trazem visão das tendências globais em tecnologias de ponta”, diz o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.
Mostra – O encontro contará ainda com mostra de engenharia para apresentação de lançamentos em produtos e serviços. Entre as empresas expositoras estão AL-KO Technology, Braslux, Brembo, Brex, Ferdinand Erlmann, Formale, Fras-le/ Master, Green Steel, Horiba, Itaprochim, Knorr-Bremse, Link, MPT Prazisionstelie GmbH, Performance Brakes, Rimsa, Shandong, SI Group, Siemens, Sinalsul, Superior Graphite, Timken, Toigo, UCS, VirtualCAE/ Try Tests/ CarSim, Wabco e Wolverine/ Tekno.
Organizado pela SAE BRASIL – Seção Caxias do Sul, dirigida do engenheiro Marcelo Kuver, o 14º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia – Controle de Movimentos conta com os seguintes apoiadores e patrocinadores: Anfir, APL, Bosch, Brex, CBMM, Centro Tecnológico Randon (CTR), Ferdinand Erlmann, Fras-le/ Master, IQA, Itaprochim, Knorr-Bremse, Mercedes-Benz, MundoCoop, Siemens, Smarttech/ Multittech, Shandong, UCS, Volkswagen Caminhões e Ônibus, Wabco e Wolverine/ Tekno.
PROGRAMAÇÃO
8 DE MAIO – QUARTA-FEIRA
08h30 – Deslocamento do Hotel Intercity Premium para o Centro Tecnológico Randon
09h30 – Test drive no Centro Tecnológico Randon
14h05 – Solenidade de abertura no Hotel Intercity Premium
14h40 – Painel “Novas Tecnologias – Impactos no Sistema de Freios”, com David Antanaitis, engenheiro líder global para Sistemas de Freio da General Motors; Antonio Carlos de Oliveira, engenheiro especialista da Volkswagen Caminhões e Ônibus; Luiz Balcewicz, gerente de Projetos, Pesquisa e Engenharia Avançada da Volvo do Brasil; e Emerson Batagini, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Robert Bosch.
Mediação de Wagner Fonseca, sócio-diretor da Netz Engenharia Automotiva.
16h55 às 20h15 – Apresentações de trabalhos técnicos
9 DE MAIO – QUINTA-FEIRA
08h30 às 15h15 – Apresentações de trabalhos técnicos
15h45 – Painel “Obrigatoriedade do Controle de Estabilidade – Desafios e Oportunidades”, com César Augusto Ferreira, diretor de Tecnologia e Inovação de Produto – Divisão Autopeças das Empresas Randon; Germano Collobialli, gerente de Aplicação e Assistência Técnica – América do Sul da WABCO; Luis Fernando Nuss, engenheiro do Produto da Volkswagen Caminhões e Ônibus; e Pedro Orlando, gerente de Engenharia da Knorr-Bremse Brazil.
Mediação de Silvia Faria Iombriller, supervisora de Desenvolvimento do Produto da Ford Motor Company e coordenadora do Grupo de Freios do CB-05 da ABNT.
16h40 – Sessão de encerramento e entrega de Certificado Best Paper
14º Colloquium Internacional SAE BRASIL de Freios & Mostra de Engenharia – Controle de Movimentos
Data: 8 e 9 de maio de 2019, a partir das 8h30
Local: Hotel Intercity Premium Caxias do Sul – avenida Therezinha Pauletti Sanvitto, 333, Caxias do Sul, RS
Programação completa: http://bit.ly/14ColloquiumFreios
- Publicidade - Mercedes-Benz