quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Pajero Sport traz tecnologia de ponta com motor turbo diesel

A tecnologia é a grande novidade da totalmente nova Pajero Sport 2020. O modelo passou por uma atualização completa e chega ao mercado brasileira esbanjando um pacote de tecnologias que vai tornar a condução fora de estrada mais fácil e segura.

- Publicidade -

O Mecânica Online® acompanhou de perto a aventura proposta pela Mitsubishi para um teste drive longo de 250 quilômetros entre São Paulo e Andradas, mais precisamente o Pico do Gavião, em Minas Gerais, dos quais, 150 quilômetros em trecho de terra.

Com três anos de garantia, revisão com preço fixo e um pacote de tecnologias sem similar na concorrência, o Pajero Sport 2020 é oferecido em versão única, com sete lugares e teto solar por R$ 265.990.

- Publicidade -

Quando o assunto é Mecânica Online® temos o moderno motor MIVEC 2.4L turbo diesel, em alumínio, com 190cv e 43,9 kgfm de torque. São 16 válvulas, DOHC, DI-D com turbocompressor e injeção direta, que se traduz em eficiência energética com aceleração vigorosa e todo torque disponível a baixas rotações do motor, aliado a transmissão automática de oito velocidades.

“O Pajero Sport é um SUV completo, sinônimo do pioneirismo e ousadia da Mitsubishi Motors. Tem sete lugares e traz elegância, um ótimo espaço interno, segurança aliada à tecnologia, tanto para rodar nas cidades, como para despertar o espírito outdoor e encarar grandes aventuras no fora de estrada”, ressalta Reinaldo Muratori, diretor de planejamento da Mitsubishi Motors.

Seu visual moderno e arrojado traz o design frontal Dynamic Shield, marca registrada dos novos SUVs da Mitsubishi Motors, com elementos cromados contrastando com a grande inferior na cor preta.

- Publicidade -

São diversos recursos que deixam o dia a dia mais prático e confortável, como o controle de tração (ATC) e estabilidade (ASC), sensores para acendimento dos faróis e limpador de para-brisa, piloto automático adaptativo (ACC) com frenagem autônoma, sistema de mitigação de colisão (FCM), aviso de ponto cego (BSW), ar-condicionado automático Dual-Zone, câmera de ré, sensor de estacionamento e 11 airbags, incluindo bolsas exclusivas para a terceira fileira de bancos.

Como um legítimo 4×4 da família Pajero, este SUV é equipado com o mais moderno sistema de tração do mercado, o Super Select 4WD-II (SS4-II), que é capaz de enfrentar todos os tipos de terreno.

São quatro modos de operação, incluindo a reduzida. Através do seletor no console central, o motorista pode facilmente optar pelo melhor ajuste, dependendo do local e das características do piso:

2H – Usado para estradas e vias públicas, privilegia a economia de combustível com desempenho suave.

4H – Ideal para estradas e pisos irregulares, inclusive asfalto, serras e chuva. O sistema alterna automaticamente a tração entre os eixos dianteiro e traseiro.

4HLc – Ideal para terreno acidentado com superfícies de baixa aderência.

4LLc – Ideal para subidas ou descidas íngremes, rochas, areia e lama.

Tem também o exclusivo Off-Road Mode, um moderno e tecnológico recurso que deixa este SUV ainda mais preparado para enfrentar os mais variados tipos de terreno.

São quatro opções que melhoram o desempenho no off-road: Gravel, Mud/Snow, Sand e Rock.

Cada uma delas tem uma configuração específica e todos são capazes de otimizar a tração para cada tipo de piso, alterando automaticamente a potência do motor, ajustes de transmissão, sistema de freios, controles de tração e estabilidade.

As informações são projetadas no cluster e mostram como cada roda está atuando individualmente.

Esses ajustes deixam ainda mais fácil transpor obstáculos e se aventurar em todas as condições sem se preocupar, tornando as viagens e expedições ainda mais prazerosas e seguras.

Além disso, o veículo tem o bloqueio do diferencial do eixo traseiro, o RD Lock. Em situações extremas, onde as rodas ficam suspensas, como valetas transversais ou terrenos com erosões, o carro é capaz de superar com facilidade com um simples toque no botão.

A aptidão off-road está presente nos excelentes números no fora de estrada:

  • 45º de inclinação lateral
  • 30º ângulo de entrada
  • 24,2º ângulo de saída
  • 23,1º ângulo de subida

Os retrovisores externos elétricos são rebatidos automaticamente quando o veículo é trancado. São equipados com luzes indicadoras em LED, que garantem segurança e comodidade.

Na parte dianteira, os faróis em LED tem regulagem automática de altura, lavador, DRL em LED e faróis de neblina integrados.

Na parte externa, o rack de teto na cor prata está incorporado e complementa o design da carroceria. O skid plate dianteiro, além de prático e funcional no off-Road, está em perfeita harmonia com o design.

Completando o visual, o friso da linha de cintura e as maçanetas cromadas dão um toque especial a este SUV e as rodas em liga leve 18” diamantada com pneus 265/60 R18 são perfeitas para rodar em todos os tipos de terrenos.

Os estribos laterais integrados à carroceria complementam o design, além de serem práticos para entrar e sair do veículo. Na parte traseira, lanternas em LED, para-barro e aerofólio.

O console central alto em Black Piano com detalhes cromados envolve toda a parte dianteira, reunindo os principais recursos ao alcance das mãos seletor de tração, botões para escolha do piso e o freio de estacionamento eletrônico.

Saídas de ar-condicionado estão estrategicamente posicionadas na segunda e terceira fileira de bancos, dando ainda mais conforto para os passageiros.

O sistema multimídia tem tela capacitiva de 7” e vem equipado com Android Auto e Apple Car Play, áudio streaming de última geração e conexão WiFi, que permite o acesso a aplicativos nativos, como Waze e Spotify.

O porta-malas tem capacidade para 571 litros. Com os bancos da segunda fileira rebaixados, sobe para impressionantes 1.731 litros e com o assoalho totalmente plano, o que facilita a acomodação das bagagens.

Os bancos em couro foram cuidadosamente projetados para darem conforto em todos os tipos de situação, seja viajando por grandes rodovias ou enfrentando as trilhas off-road.

O dianteiro tem ajuste elétrico e os traseiros podem ser rebatidos deixando o piso totalmente plano e aumento o espaço interno.

O novo volante é multifuncional, com todos os comandos à mão do motorista: áudio, voz e telefone, ACC, computador de bordo e Speed Limiter.

Os Paddle Shifters, que são fixos na coluna de direção, estão localizados atrás do volante e permitem a esportividade da transmissão manual com a praticidade da automática.

O painel de instrumentos é colorido de alto contraste e traz display de multi-informação que deixa todas as informações do veículo muito mais agradáveis para o dia a dia.

No off-road, por exemplo, o desempenho e atuação de cada roda é mostrado em tempo real ao motorista, facilitando a transposição de obstáculos.

Outra praticidade do Pajero Sport é a conectividade para os mais diversos aparelhos. Além da entrada USB na parte dianteira, apenas uma, poderiam ser ao menos duas, os passageiros que viajam no banco de trás contam com mais duas entradas para carregar o celular. E, no console central, há uma tomada de 120v (AC) para ligar os mais diversos aparelhos.

Aqui vem a principal novidade da linha Pajero 2020, seu pacote de tecnologias.

O Pajero Sport é mais um Mitsubishi dotado do sistema MiTEC – Mitsubishi Motors Intuitive Technology, um conjunto de recursos de última geração que agregam vários sistemas através de sensores espalhados por todo o carro.

Esse sistema integrado de inovações trabalha em conjunto para guiar e proteger, alertar e conectar, até mesmo entreter. Ele pensa e age sem mesmo que o motorista saiba.

O Controle de Estabilidade (ASC) em conjunto com o Controle de Tração (ATC) proporciona segurança para rodar em todos os tipos de piso.

O Adaptive Cruise Control (ACC) é um piloto automático inteligente. Basta programar a velocidade que, através de sistemas semiautônomos, o veículo freia e acelera sem a intervenção do motorista, fazendo automaticamente a leitura da velocidade do outro veículo que vai à frente.

O Forward Collision Mitigation (FCM) é outro sistema de frenagem autônoma, que atua automaticamente para evitar ou minimizar os efeitos de uma possível colisão.

O Sistema de Monitoramento de Pontos Cegos (BSW) detecta veículos no ponto cego do motorista e emite alerta sonoro e visual no espelho retrovisor externo.

Já o Sistema de Prevenção de Aceleração Involuntária (UMS), através de sensores dianteiros e traseiros, atua caso detectem um obstáculo próximo em caso de aceleração brusca, reduzindo a potência do motor para evitar colisões caso o motorista erre os pedais ou a posição do câmbio.

Os freios são com ABS e EBD, sistema FullAirbags com 11 airbags: 2 dianteiros, 2 laterais, 6 de cortina (inclusive para a terceira fileira de bancos) e 1 para o joelho do motorista.

Keyless – partida sem chave e no botão, sistema de entrada sem chave – Keyless Operation System (KOS), sistema de Prevenção de aceleração involuntária – Ultrasonic Misacceleration Mitigation System (UMS), barras de impacto das portas e sistema Isofix.

O Pajero Sport é equipado com o TSA (Trailer Stability Assist), que estabiliza o conjunto trailer/veículo quando o fenômeno de serpenteamento for detectado, garantindo ainda mais segurança.

O sistema de freios é completo, com ABS, EBD, BAS, fazendo com que a frenagem seja eficaz, até mesmo em situações extremas. Além disso, o veículo conta com o Brake Override System, BOS, que monitora constantemente os sinais do freio e acelerador.

Caso o freio seja acionado junto com o acelerador e configure uma situação de emergência, o sistema reduz as rotações do motor gradativamente até a parada total e controlada do veículo.

A máxima segurança foi priorizada na construção desse SUV. Projetada sob o conceito RISE, a carroceria é rígida e leve, além de ser extremamente resistente, devido a utilização de chapas de aço de alta resistência à tração que contribuem para um alto nível de segurança contra colisões.

Todas essas ações ajudam a manter a integridade dos ocupantes do veículo em caso de um eventual acidente. Por conta disso, recebeu cinco estrelas nos mais importantes institutos de segurança do mundo.

Prático e moderno para rodar em qualquer situação, o Pajero Sport é equipado com o Hill Start Assist System (HSA), assistente de partida em rampa, que evita que o veículo recue ou avance em locais inclinados.

Para as situações ainda mais desafiadoras, o Adaptive Hill Decent Control (HDC) dá conta do recado. O moderno controle de descida de rampa mantém a velocidade do veículo constante em descidas íngremes, dispensando ao motorista o acionamento do pedal de freio.

Mesmo com dimensões robustas e capacidade para sete ocupantes, o Pajero Sport tem raio de giro de apenas 5,6 metros, o melhor da categoria, que garante facilidade de manobras em diversas situações.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança