sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Outono pede atenção com vela aquecedora de motores diesel

O outono chegou e, com ele, as temperaturas mais amenas.

- Publicidade -

Para garantir que isso não prejudique o funcionamento de veículos movidos a diesel, de médio e pequeno porte, é preciso ficar atento às condições das velas aquecedoras.

O componente tem a função de facilitar a partida do motor quando ele está frio e estabilizar o seu funcionamento, evitando falhas.

- Publicidade -

Dificuldades na partida, emissão de fumaça branca no escapamento com o motor frio e lâmpada de avaria acesa no painel, no caso dos veículos mais novos, são sintomas de que a vela aquecedora está comprometida.

“Se o motorista notar esses sinais, o recomendado é que ele procure por uma oficina de confiança, já que isso pode gerar outros problemas no veículo, especialmente no motor”, explica Hiromori Mori, Consultor de Assistência Técnica da NGK do Brasil. O especialista alerta que o ideal é optar sempre pela manutenção preventiva.

Veículos mais antigos precisam de um cuidado ainda maior, já que as velas aquecedoras têm a sua vida útil determinada por ciclos de aquecimento.

- Publicidade -

“Nesses casos, o componente é acionado em todas as partidas, e não somente quando a temperatura do motor está fria. Por este motivo, a manutenção nos veículos mais antigos deve ser mais criteriosa”, diz Mori.

O Consultor de Assistência Técnica da NGK recomenda ainda que sempre que necessária a substituição do componente, seja realizada também a troca de todo o conjunto de velas.

Já que quando um dos itens apresenta falha, os outros tendem a apresentar problemas logo em seguida, o que pode gerar transtornos e maiores custos quando se trata de veículos comerciais.

Além de facilitar a partida em dias frios, as velas aquecedoras otimizam a queima de combustível, evitam falhas de funcionamento no motor, reduzem o nível de emissão de poluentes e de fumaça branca na fase fria do motor.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança