sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Goodyear faz parceria com Citroën em veículo autônomo elétrico que celebra os 100 anos da marca francesa

Para comemorar 100 anos de audácia e criatividade, a Citroën apresentou um veículo elétrico autônomo e conectado, o Citroën 19_19 Concept.

- Publicidade -

Projetado para oferecer exclusividade, conforto e privacidade, o conceito está equipado com o pneu conceito Goodyear C100 em uma parceria firmada com a unidade europeia da Goodyear com objetivo de proporcionar conforto e o desempenho inteligente que este veículo exclusivo exige.

“O pneu conceito C100 da Goodyear foi projetado especificamente para o veículo Concept 19_19 da Citroën”, disse Mike Rytokoski, diretor de marketing de Consumer da Goodyear Europa.

- Publicidade -

“Ele apresenta tecnologia para oferecer o máximo conforto e eficiência para a mobilidade elétrica e os recursos inteligentes necessários para suportar um veículo autônomo”.

Entre as inovações do C100 conceitual que podem ser destacadas estão as seguintes:

· Estrutura com perfil baixo e banda larga: O C100 tem quase um metro de diâmetro, medida superior a maioria dos pneus oferecidos no mercado, que contam com algo próximo de 60 cm.

- Publicidade -

Por ter um aro de 30 polegadas, a eficiência, o conforto e a performance são beneficiadas, assim como o melhor desempenho tanto em pisos seco como em molhados.

· Desenho exclusivo: O C100 apresenta um design de piso personalizado e inspirado na natureza que proporciona benefícios de conforto e manuseio.

Com quase 100 gomos a mais em sua banda de rodagem do que o pneu médio, o C100 proporcionaria um passeio muito mais silencioso, uma questão crucial para garantir o conforto em veículos elétricos.

Além disso, o composto do C100 é inspirado nos atributos de uma esponja natural, com capacidade para endurecer no seco ou amolecer no molhado, adaptando-se melhor aos percursos e oferecendo maior aderência em diversas condições.

· Conectividade e inteligência: O conceito C100 foi projetado para usar tecnologia avançada de sensores.

Ele tem capacidade de detectar a superfície da estrada e prever as condições meteorológicas, se comunicando com o sistema autônomo Citroën 19_19 Concept.

Ele também sugere avançada tecnologia de desgaste ativo para avaliar o estado do pneu, permitindo a manutenção proativa dos pneus.

Apesar de ser um pneu conceitual, muitas das tecnologias apresentadas no C100 já estão nos modelos comercializados pela Goodyear. Entre elas os pneus de perfil baixo e banda de rodagem larga e os sistemas de monitoramento.

“A Citroën é pioneira na mobilidade e ao longo de sua história desenvolveu veículos icônicos e novas tecnologias revolucionárias. Ao comemorar seu centésimo aniversário, a Goodyear tem a honra de fazer parceria com a Citroën ao escrever outro capítulo sobre o futuro da mobilidade”, concluiu Rytokoski.

A Goodyear é fabricante de pneus para automóveis, vans, picapes, SUVs, caminhões e ônibus, pneus fora de estrada, empilhadeiras, equipamentos industriais e aviões, além de materiais para recapagem, e completa em 2019 a marca de 100 anos no Brasil.

No mundo, emprega cerca de 64.000 pessoas e fabrica seus produtos em 47 instalações em 21 países.

Seus dois Centros de Inovação em Akron, Ohio, nos Estados Unidos e em Colmar-Berg, Luxemburgo, desenvolvem produtos e serviços com tecnologia de ponta que definem o desempenho padrão para a indústria.

No Brasil, a companhia tem três unidades industriais: a fábrica na cidade de Americana (SP), a unidade de materiais de recapagem na cidade de Santa Bárbara do Oeste (SP) e a de recauchutagem de pneus para aviação em São Paulo (SP).

Além disso, a empresa conta com uma rede de revendedores oficiais e cerca de 1.000 pontos de venda em todo o país.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança