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Toyota cria iniciativa que fomenta empreendedorismo e criatividade em comunidades

A Toyota do Brasil apresentou na última quarta-feira, dia 22, em Indaiatuba, interior de São Paulo, o seu novo projeto com foco em negócio sustentável e desenvolvimento da comunidade por meio da reutilização de resíduos de forma criativa.

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Batizada de ReTornar, a iniciativa, que surgiu em 2012 por meio de uma parceria entre profissionais de costura e a Toyota, está em processo de remodelação há um ano, e passou a envolver toda cadeia de valor da montadora.

Inspirado no upcycling, método de reutilização criativa, a ação incentiva a geração de novos produtos, menos impacto no meio ambiente e já doou mais de 3 toneladas de materiais e uniformes à Uni Arte Cooperativa, de Indaiatuba, e da ASCA (Associação Social Comunidade de Amor), de Sorocaba.

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Além de reutilizar materiais que seriam descartados ou reciclados de maneira convencional, a ação visa o desenvolvimento da comunidade e de costureiras, que em muitos casos são chefes de família.

De acordo com uma pesquisa publicada no livro “Mulheres Chefes de Família no Brasil – Avanços e Desafios” do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil, mais de 30 milhões de lares são chefiados por mulheres, representando 40,5% das residências no país, incluindo parte das famílias das costureiras de Indaiatuba e Sorocaba.

Percebendo a mudança de estrutura das famílias atuais e alinhada aos princípios da companhia, a Toyota do Brasil enxergou a necessidade de remodelar o projeto que está em atividade há 7 anos.

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Em 2018, a área de Comunica ção e Sustentabilidade iniciou capacitações, treinamentos por meio de metodologias Toyota, criação de identidade visual própria e um plano de negócio e sustentabilidade a fim de melhorar o desenvolvimento profissional e pessoal das cooperadas.

Para Viviane Mansi, diretora regional de Comunicação e Sustentabilidade da Toyota para a América Latina, apostar nestas mulheres e no desenvolvimento da comunidade como um todo é fundamental para fortalecer esse movimento da equidade de gênero.

”Precisamos sempre pensar além no negócio e olhar para tudo que está ao nosso redor e colaborar para termos um mundo melhor em todos os aspectos. O empoderamento de minorias, a sororidade, o senso de justiça, inclusão e colaboração são atos diários de transformação social”, reforça Viviane.

Com mais de 3 toneladas de resíduos doados pela montadora, as costureiras já produziram mais de 26 mil peças por meio doupcycling.

Entre os itens estão: bolsas, estojos, cases, bolsas térmicas, nécessaires, avental de cozinha, almofadas de pescoço, entre outros itens comerciais.

Todo o lucro obtido pela venda dos produtos é direcionado às mulheres.

Voando longe-Como parte do seu plano de negócios e sustentabilidade, a Toyota contratou uma consultoria para a Uni Arte Cooperativa e ASCA a fim de identificar novas oportunidades de produtos a partir dos resíduos gerados pela montadora.

A Revoada, consultoria com foco em sustentabilidade, também tem o objetivo de estabelecer metas de negócios e sustentabilidade das entidades, desenvolvimento e criação de produtos, plano de vendas e captação de recursos, entre outras ações de estratégia de negócios.

Além disso, a empresa também vai realizar um diagnóstico para parcerias futuras por meio do ReTornar.

Reinventar e crescer-Em média, 700 pessoas são impactadas diretamente por meio do trabalho manual das costureiras, que consequentemente colaboram com a preservação dos recursos naturais e com a conscientização da importância da reciclagem para o planeta.

Além disso, os empregos gerados tornam possível uma melhoria de vida das famílias.

“Esta parceria importante com a Toyota impacta diretamente na vida das mulheres e, juntas, colocamos todo nosso esforço para reinventar e inovar. Trabalhar o empoderamento feminino é importante para que ela possa se expressar, lutar e quebrar barreiras todos os dias, faz com que o projeto tenha ainda mais força”, comenta Judite Simonato, diretora administrativa da Uni Arte.

Upcycling-Reaproveitar materiais e objetos para transformá-los em outros produtos ganhou a definição de upcycle.

O principal objetivo é ir além da reciclagem comum e desenvolver um ciclo que inclua, entre todas as vantagens do processo para o meio ambiente, comunidades a fim de proporcionar seu desenvolvimento.

Com o upcycling é possível reduzir consideravelmente a exploração de novas matérias-primas para o desenvolvimento de peças do absoluto zero.

O desmatamento, extração de minérios e a quantidade de água gasta também são minimizados.

Com a consultoria da Revoada, em breve as entidades devem abrir suas vendas para pessoas físicas.

No vídeo, você pode conferir como a vida dessas mulheres foram transformadas com a iniciativa.

Projetos socioambientais no Brasil-Além de manter diversas iniciativas relacionadas diretamente ao ciclo de vida de seus produtos e à sua cadeia de valor para melhorar e repensar o seu impacto na sociedade e meio ambiente, a Toyota também mantém um braço social.

A Fundação Toyota do Brasil completa 10 anos em 2019 e foi criada para atuar na conservação do meio ambiente e na formação de cidadãos.

Atualmente, a entidade desenvolve três projetos nacionais: Arara Azul, no Pantanal, Toyota APA Costa dos Corais, no Nordeste e Águas da Mantiqueira, na Serra da Mantiqueira; um projeto regional, o Ambientação, nas regiões metropolitanas de Campinas e Sorocaba (SP). E ainda apoia dois espaços voltados à educação, a Vitrine Cultural, em Guaíba (RS) e a Biblioteca Monteiro Lobato, em São Bernardo do Campo (SP).

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