quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Simpósio SAE BRASIL apresenta em SP tendências em materiais para fabricação de veículos

A indústria da mobilidade enfrenta uma fase de desafios, com perspectivas de grandes transformações nos produtos e modelos de negócios.

Oferecer uma ampla visão sobre novas tecnologias, que propiciam a fabricação de veículos com viabilidade econômica e confiabilidade, é o foco do 12º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade, que será realizado dias 4 e 5 de junho, no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.

Sob a direção do engenheiro Mauro Paraíso, gerente de Engenharia de Materiais e Medição da Mercedes-Benz, o encontro reunirá especialistas de montadoras, sistemistas, autopeças, fabricantes de matérias-primas e universidades em programação de palestras, sessões de debates e cursos técnicos.

Uma mostra de engenharia, com a participação de mais de 10 empresas, ilustrará as novas tecnologias abordadas nas apresentações, aplicadas em veículos e componentes.

Estarão na pauta do encontro soluções em materiais e processos de fabricação.

Além de abordar aços, alumínios, compósitos e materiais não metálicos, o simpósio terá, pela primeira vez, painéis sobre materiais disruptivos, como o grafeno, e soluções para veículos elétricos.

No campo dos processos de fabricação, destaque para soldagem, adesivo e união em geral – entre as inovações está manufatura aditiva para compósitos.

De acordo com Paraíso, a engenharia encontra ambiente favorável para inovação em produtos e processos com a aprovação da política industrial Rota 2030, que tem como prioridade o estímulo à geração de inovação, por meio de pesquisa e desenvolvimento. “Assim, a SAE BRASIL pretende oferecer ao público do simpósio uma oportunidade de atualização tecnológica para melhor aproveitamento desta fase do setor automotivo”, afirma o engenheiro.

Organizado pela SAE BRASIL – Seção Regional São Paulo, o 12º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade conta com apoio e patrocínio das seguintes organizações: Aperam, ArcelorMittal, Arkema, Brasmetal, CBA, CBMM, ESAB, Feiplar Composites & Feipur, Gerdau, Gestamp, Lord, Owens Corning, IQA, SSAB e Tox.

“Os simpósios da SAE BRASIL abordam temas importantes para a comunidade da engenharia da mobilidade e trazem visão das tendências globais em tecnologias de ponta”, afirma o engenheiro Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO

4 DE JUNHO

8h – Solenidade de abertura com Mauro Paraíso, gerente de Engenharia de Materiais e Medição da Mercedes-Benz e chairperson do 12º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade; e Otacílio Gomes Junior, diretor geral da SAE BRASIL.

PAINEL 1 – NOVAS TECNOLOGIAS DOS AÇOS PARA O SETOR AUTOMOTIVO

8h30 – Palestra “Novos Aços de Alta Resistência para Chassis e Peças Estruturais”, com Thomas Müller, chefe de Desenvolvimento de Negócios Automotivos da SSAB.

8h50 – Palestra “Novos Aços Avançados de Alta Resistência para Indústria Automotiva”, com Fabrício Cerqueira, especialista em Pesquisa e Desenvolvimento da ArcelorMittal.

9h10 – Palestra “Aços de Alta Resistência para Indústria Automotiva”, com Carlos Carvalhido, especialista de Produto da Usiminas.

9h30 – Debate mediado por Luiz Zamorano, gerente de Engenharia da Ford.

PAINEL 2 – NOVAS TECNOLOGIAS DE ALUMÍNIO PARA O SETOR AUTOMOTIVO

10h30 – Palestra “Eficiência para os Desafios do Futuro Automotivo: Coengenharia com Alumínio Extrudado de Alta Resistência”, com Nataly Yuko Yoshino, chefe de Inovação e Desenvolvimento de Mercado da CBA.

10h50 – Palestra “O Futuro da Utilização de Ligas Avançadas de Alumínio em Componentes Estruturais de Veículos Comerciais”, com Marco Tulio Ribeiro Ricci, gerente de Engenharia da Iochpe Maxion.

11h10 – Palestra “FSW&P: Possibilidades no Setor Automotivo”, com André Luis Moreira de Carvalho, do Centro de Estruturas Leves do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

11h30 – Debate mediado por Carolina Hattori, consultora de Inovação e Desenvolvimento de Negócios da CBA.

PAINEL 3 – SOLDAGEM NO SETOR AUTOMOTIVO

14h – Palestra “Fio Maciço para Aço de Revestimento de Zinco Automotivo”, com Mikael Mimer, gerente global de Produto da ESAB.

14h20 – Palestra “Soldagem a Ponto por Resistência em Chapa de Alumínio”, com Rubens Pospi, gerente de Contas da CenterLine.

14h40 – Palestra “Formas de Onda no Processo GMAW Específicas para a Indústria Automotiva”, com Lou Mendoza, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Lincoln Electric.

15h – Debate mediado por Zorailde Morais, supervisora do Centro Técnico da Lincoln Electric.

PAINEL 4 – MATERIAIS 4.0 – GRAFENO NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

15h50 – Palestra “Grafeno e seus Derivados: Como Avançar em suas Aplicações no Setor Automobilístico”, com Guilhermino José Macedo Fechine, pesquisador do Centro de Pesquisas Avançadas em Grafeno, Nanomateriais e Nanotecnologias (MackGraphe).

16h20 – Palestra “Oportunidades Mercadológicas de Materiais Modificados com Grafeno”, com Anderson Maia, professor de Pós-graduação em Engenharia de Polímeros do SENAI SP.

16h50 – Debate mediado por Gustavo Spina, coordenador de Tecnologia do SENAI SP.

17h10 – Encerramento com Marco Colosio, gerente técnico de Engenharia de Produtos da General Motors do Brasil e diretor da SAE BRASIL – Seção São Paulo.

5 DE JUNHO

8h – Solenidade de abertura com Mauro de Souza Paraíso, gerente de Engenharia de Materiais e Medição da Mercedes-Benz e chairperson do 12º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade

PAINEL 5 – TÉCNICAS DE JUNÇÃO NA MOBILIDADE

8h30 – Palestra “Fitas Adesivas de Alta Performance – Um Universo de Soluções para a Indústria Automotiva”, com Fernando Beltrame, analista de Desenvolvimento e Aplicação da Nitto Denko América Latina; e Carlos Miguel, analista de Aplicação de Engenharia da Nitto Denko América Latina.

8h55 – Palestra “Adesivo Estrutural: Nova Demanda Global”, com Guilherme Shikama, Gestão Comercial da Henkel Brasil; e Marcio Pinheiro, Planejamento Estratégico da Henkel Brasil.

9h20 – Palestra “Adesivos Estruturais: Uma Ferramenta para Redução de Peso – Cases de Sucesso”, com Gabriel Matos, assistente técnico de Vendas da Lord Brasil.

9h45 – Debate mediado por Daniel Dutra Moliterno, engenheiro de Suporte Técnico e Desenvolvimento de Aplicações da Eastman Chemical do Brasil.

PAINEL 6 – AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS DOS NÃO METÁLICOS

10h30 – Palestra “Utilização de Materiais Sustentáveis na Indústria de Pneumáticos”, com Fernanda Mussi, engenheiro de Materiais da Bridgestone.

10h50 – Palestra “Soluções em Plásticos de Engenharia e Poliuretanos para o Mercado Automotivo”, com Luiz Fernando Roxo Galvão, coordenador de Negócios da Basf.

11h10 – Palestra “Aplicação de Resinas Naturais para Melhoria de Desempenho de Pneumáticos”, com José Alfinger, gerente de Conta da Eastman.

11h30 – Debate mediado por Antônio Seta, gerente geral de Desenvolvimento do Produto da Bridgestone.

PAINEL 7 – COMPÓSITOS NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA

13h – Palestra “Evolução dos Compósitos na Plataforma Corvette”, com André Inácio, engenheiro de Produto da General Motors.

13h30 – Palestra “Evolução de Processos de Manufatura Aditiva e SMC (Sheet Molding Compound)”, com Rodrigo Berardine, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios Estratégicos da Owens Corning.

13h50 – Palestra “Sistema de Resina Elium para Aplicações em RTM”, com Patricia Lanzarini, gerente de Negócios da Arkema.

14h10 – Palestra “Competitividade em SMC e RTM”, com Ariosvaldo Vieira, coordenador de Desenvolvimento de Novos Produtos e Processos da Tecnofibras.

14h30 – Debate mediado por Rodrigo Berardine, gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios Estratégicos da Owens Corning.

PAINEL 8 – MATERIAIS PARA VEÍCULOS ELÉTRICOS

15h30 – Palestra “Baterias de Grafeno para Veículos Elétricos”, com Leandro Antunes Berti, coordenador-geral de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Estratégicas do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

15h50 – Palestra “Elastômeros e Resinas de Silicone Viabilizando Aplicações de Eletromobilidade”, com José Roberto Regazzi, gerente de Vendas da Wacker.

16h10 – Palestra “Panorama da Eletrificação na Mobilidade e Como as Empresas de Materiais Podem se Preparar”, com Kareline Vaz Bueno, engenheira de Materiais da Gerdau; e Rafael Stella Galdino, especialista de Pesquisa Desenvolvimento e Inovação da Gerdau.

16h30 – Palestra “Nióbio Ajudando o Futuro Elétrico”, com Rodrigo Amado, gerente geral da Divisão de Mobilidade da CBMM.

16h50 – Debate mediado por José Roberto Bolota, consultor da CBMM.

17h10 – Encerramento com Marco Colosio, gerente técnico de Engenharia de Produtos da General Motors do Brasil e diretor da SAE BRASIL – Seção São Paulo.

12º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Aplicações na Mobilidade
Data: 4 e 5 de junho, a partir das 8h.
Local: Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) – avenida Professor Almeida Prado, 532, Prédio 50, Cidade Universitária, São Paulo/ SP
Mais informações: http://bit.ly/12SimposioNovosMateriais 

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn