terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

Jaguar inicia vendas do I-PACE no Brasil: 250 primeiras unidades comercializadas contarão com energia limpa e renovável da ZEG

O, I-PACE, primeiro veículo 100% elétrico da Jaguar acaba de chegar ao mercado brasileiro e terá suas primeiras 250 unidades comercializadas no País com garantia de abastecimento com energia 100% renovável pelos próximos oito anos.

- Publicidade -

Esse é o compromisso da marca britânica de veículos premium e da ZEG, empresa do Grupo Capitale que, em parceria com a Jaguar, garante que o I-PACE não apenas será um veículo com zero índices de emissões, mas também que a energia elétrica utilizada por ele terá a garantia de ser de origem totalmente renovável.

Para tornar esse fornecimento de energia limpa uma realidade para o I-PACE, a ZEG vai injetar na rede elétrica insumo 100% renovável suficiente para o consumo dos 250 carros por oito anos

- Publicidade -

. Para atender à demanda, a companhia vai gerar, por ano, 1,25 GWh de energia limpa a partir das fontes solar, hídrica, biogás e de resíduos sólidos.

Tal energia terá a certificação do I-REC, sistema global de certificação de energia renovável.

Com isso, os proprietários de cada um desses veículos poderão conferir anualmente os documentos que atestam a origem da energia que os recarrega, uma vez que essa energia estará atrelada ao número de chassi desses modelos.

- Publicidade -

Todos os investimentos da ZEG em geração de energia devem somar cerca de 1 bilhão de reais nos próximos dois anos, incluindo R$ 380 milhões para projetos de recuperação e tratamento do lixo urbano e industrial.

“Nosso clientes saberão que a energia elétrica que move o seu I-PACE é gerada por um meio 100% limpo, totalmente renovável. E esse é um passo importantíssimo neste início da era elétrica do automóvel”, afirma Divanildo Albuquerque, diretor geral da Jaguar Land Rover no Brasil.

“O I-PACE antecipa para hoje o futuro da Jaguar Land Rover, ao oferecer total eficiência, design, desempenho e zero emissão de poluentes”, complementa o executivo.

Já para o presidente da ZEG, Daniel Rossi, “é preciso convergir a consolidação do carro elétrico com o fomento à geração de energia limpa. O fornecimento é um pontapé inicial para aprimorar o abastecimento elétrico de veículos, assim como a ZEG tem dado outros passos em outros mercados parar a substituição de combustíveis fósseis e garantir o direito de escolha do consumidor por energia limpa”.

Campeonato mundial Jaguar I-PACE eTROPHY-A Jaguar Brasil e a ZEG, junto com o iCarros, são parceiros na equipe brasileira que compete no Jaguar I-PACE eTROPHY, primeiro campeonato mundial de corridas de carros de turismo 100% eletricos no mundo.

Desde o final do ano passado, os modelos I-PACE adaptados para competição competem entre si nas ruas das principais metrópoles do globo em uma categoria de automobilismo cujas corridas antecedem as etapas da Fórmula E.

Cacá Bueno e Sérgio Jimenez são os pilotos brasileiros na categoria que correm pela equipe Jaguar Brazil Racing representando as cores do país.

Com uma vitória e seis pódios, Sérgio é vice-líder do campeonato a apenas um ponto do piloto americano Bryan Sellers.

Já Cacá Bueno, pentacampeão da Stock Car, foi o vencedor das etapas de Sanya, na China, de Mônaco e Berlim, seguindo em terceiro lugar no campeonato.

Ambos têm chance de vencer essa primeira temporada do I-PACE eTROPHY e entrar para a história do automobilismo.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança