terça-feira, 16 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Renault Experience revela as três startups vencedoras da edição 2018-2019

Ocorreu a escolha das três startups vencedoras do Renault Experience que serão aceleradas pelo Instituto Renault.

Na edição 2018 – 2019, foram 338 projetos inscritos, de 21 estados.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Ao longo de 8 meses, todos os estudantes receberam mentorias de professores e profissionais da Renault e do mercado para estruturar uma ideia, criar o projeto e validá-lo.

O Renault Experience é um projeto que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade.

Na edição desse ano, além da categoria Soluções de Mobilidade, foram criadas duas novas: Negócios Sociais e Desafio Twizy.

- Publicidade -

Criado em 2008, o programa já envolveu mais de 38.000 alunos de 467 universidades em 25 estados brasileiros.

Em 2016, passou por uma reformulação, quando iniciou o modelo de startups.

Confira os vencedores de cada categoria:

- Publicidade - Ofertas FIAT

Categoria Desafio Twizy – Ornitwizy – Universidade Feevale/RS
Solução: sistema de mobilidade urbana baseado no modelo de car-sharing que permite a utilização por PCD’s.

Categoria Soluções de Mobilidade – Ride – UFSC/SC
Solução: novo conceito de bicicleta elétrica, em alumínio, leve e dobrável.

Categoria Negócios Sociais – EVA – UFES/ES
Solução: plataforma de capacitação em gestão de mídias sociais para em mães jovens de baixa renda.

Sobre as categorias

1) Soluções de mobilidade
É a categoria presente no Renault Experience desde sua primeira edição no formato de startups, buscando o desenvolvimento de produtos e serviços que melhorem a mobilidade das cidades.

2) Desafio Twizy
A categoria tem como base a POM – sigla para Plataform Open Mind, apresentada pela marca na edição 2017 do Consumer Electronic Show (CES), em Las Vegas.

Trata-se de uma plataforma automotiva de código aberto para o Twizy, permitindo o uso livre dos dados do compacto elétrico para o desenvolvimento de soluções de mobilidade.

3) Negócios Sociais
A nova categoria do Renault Experience busca desenvolver empresas economicamente viáveis, que trabalhem para gerar impacto positivo na sociedade.

Dentro desse propósito, as equipes devem buscar soluções nos temas: inclusão, diversidade, segurança no trânsito e mobilidade urbana sustentável.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil