Saiba o que muda no Ford Ka e EcoSport FreeStyle 2020

Ford Ka FreeStyle 2020

O mês de junho inicia com duas boas novidades para quem procura um novo modelo no segmento de veículos com perfil aventureiro, crescente no mercado brasileiro.

De olho nesse cenário a Ford criou o Ka FreeStyle 1.0 2020, um hatch aventureiro com visual arrojado, boa oferta de equipamentos e etiqueta de R$56.690, que chega para ocupar uma nova faixa dentro do segmento.

Nos últimos 15 anos ele avançou 500% e aumentou de 4% para 23% a sua participação na indústria. Dentro do segmento de hatches de entrada, só 5% das vendas são de modelos que oferecem essas características de utilitário desejadas pelos consumidores, podendo chegar a 22% com uma oferta adequada.

O modelo foi desenvolvido com foco nos dez itens mais desejados pelos consumidores ao escolher um veículo: posição mais alta de dirigir, robustez, resistência, melhor visibilidade, potência, segurança, perfil aventureiro, espaço interno, confiabilidade e dinamismo.

“Percebemos que havia espaço no mercado para um hatch aventureiro com preço mais acessível e resolvemos ampliar a oferta do Ka FreeStyle com uma opção 1.0”, diz Adriana Carradori, gerente de Produto da Ford.

O primeiro Ka FreeStyle foi lançado no ano passado com motor 1.5 TiVCT e opção de transmissão automática ou manual. Bem recebido pelo mercado, o modelo tem hoje uma participação de 10% nas vendas da linha, superando a versão Titanium.

Além dos modelos FreeStyle 1.0 e 1.5, com características de utilitário, a linha Ka 2020 é formada pelas versões S/SE, de entrada; SE Plus, que acrescenta conectividade; e Titanium, focada em segurança e sofisticação.

Mecânica Online – O Ka FreeStyle 1.0 vem com motor 1.0 TiVCT Flex de 85 cv, transmissão manual de cinco velocidades, direção elétrica, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sensor de estacionamento traseiro, faróis de neblina, rodas de liga leve de 15 polegadas e pneus 185/60 R15.

Conta ainda com suspensão elevada, rack de teto funcional (para 50 kg), moldura protetora do para-lama, protetor de soleira das portas, piscas integrados nos retrovisores, bancos parcialmente em couro, central multimídia SYNC 2.5 com tela flutuante de 7 polegadas, ganchos Isofix para cadeiras infantis, ar-condicionado e trio elétrico.

Entre os mais de 50 acessórios disponíveis para o modelo, incluem-se suportes para o transporte de equipamentos como bicicleta, prancha ou caiaque, cargo box e descansa-braço.

Como toda a linha, o Ka FreeStyle 1.0 oferece o melhor custo de posse do segmento. Suas três revisões anuais durante o período de garantia, de 36 meses, somam R$1.380 pelo sistema de preço fixo da Ford. Os valores são: 1ª revisão aos 12 meses ou 10.000 km, R$359; 2ª revisão aos 24 meses ou 20.000 km, R$447; e 3ª revisão aos 36 meses ou 30.000 km, R$574.

O cliente do Ka FreeStyle 1.0 pode optar também pelos planos de manutenção Ford Protect, que permitem pré-adquirir as revisões e incluir o valor no financiamento do veículo.

São três opções de planos: Basic, cobrindo as três revisões de garantia; Advanced, com quatro revisões (até os 48 meses, ou 40.000 km) e um ano a mais de garantia; e Premium, com cinco revisões (até os 60 meses, ou 50.000 km) e garantia ampliada para cinco anos.

Engenharia apurada – O Ka FreeStyle 1.0 tem uma configuração de engenharia exclusiva que reforça o seu caráter de utilitário.

“Além de maior altura livre do solo, de 188 mm, sua bitola ampliada em 30 mm favorece a estabilidade. Conta também com eixo traseiro 30% mais rígido e barra estabilizadora de diâmetro maior, com 23 mm”, explica Gilberto Geri.

Os pneus maiores, medida 185/60 R15, a suspensão com molas e amortecedores recalibrados e os coxins do motor com amortecimento hidráulico também contribuem para a robustez e o comportamento suave do veículo em superfícies ásperas.

A direção elétrica tem uma calibração exclusiva, com assistência progressiva que reduz o esforço nas manobras de estacionamento e aumenta o controle e precisão em alta velocidade.

“Ela conta também com dois sistemas inteligentes: o ‘Pull Drift Compensation’ (PDC) que compensa automaticamente as variações causadas pela suspensão, vento e inclinações da pista, e o ‘Active Nimble Control’ (ANC), que atenua vibrações no volante devido a pequenos desbalanceamentos”, completa o executivo.

Além de controle eletrônico de estabilidade e tração, o Ka FreeStyle 1.0 é equipado com um sistema de proteção anticapotamento (ARP – Active Rollover Protection) com sensor de deriva, que estima a rolagem da carroceria em função da aceleração lateral e, se necessário, aciona os freios individualmente e reduz a potência do motor para garantir a segurança.

Ele também vem de série com alarme volumétrico e ganchos Isofix para cadeiras infantis.

EcoSport FreeStyle – Lançado como versão especial no final de 2005, o EcoSport FreeStyle rapidamente conquistou espaço dentro da linha e não só se transformou em modelo de série como inaugurou uma nova família, com o lançamento do Ka FreeStyle 1.5 no ano passado.

O sucesso do EcoSport FreeStyle foi tão grande que até hoje ele se mantém como carro-chefe de vendas do SUV, com visual personalizado e aspiracional que conquistou muitos fãs e virou referência da categoria.

O novo EcoSport FreeStyle ganha um estilo mais ousado e moderno e uma configuração que refina a sua proposta de mercado. Como novidades, ele traz teto e colunas pintados de preto, grade dianteira preta, rack de teto estilizado e apliques em prata nos para-choques dianteiro e traseiro.

Os faróis com projetor de máscara negra, os retrovisores na cor Ebony Black com piscas integrados e as maçanetas na cor do veículo são outros detalhes que contribuem para dar uma aparência ainda mais moderna e vibrante ao modelo.

As rodas usinadas de 16 polegadas e os faróis de neblina com molduras pretas também são novos, acentuando a sua proposta esportiva. Na cabine, a central multimídia SYNC 2.5 com tela flutuante de 7 polegadas oferece recursos eficientes de conectividade, com funcionamento intuitivo.

O acabamento é outro destaque do utilitário esportivo, com materiais de qualidade e boa ergonomia que contribuem para criar um ambiente confortável e funcional para o motorista e os passageiros. Sensor de estacionamento traseiro e ganchos Isofix para cadeiras infantis também fazem parte da lista de equipamentos.

Mecânica Online – O novo EcoSport FreeStyle vem equipado com o motor 1.5 TiVCT de 137 cv, introduzido recentemente na linha, com tecnologias avançadas que favorecem o desempenho e o consumo, e pode vir com transmissão manual ou a nova automática de seis velocidades.

Motor aspirado com a maior potência específica do mercado, com bloco e cabeçote de alumínio, o novo 1.5 de três cilindros da Ford incorpora inovações técnicas que incluem velas de ignição centralizadas na câmara de combustão, bomba de óleo variável e duplo comando variável de válvulas na admissão e no escape.

O novo EcoSport FreeStyle também vem equipado de série com direção elétrica, controle de estabilidade e tração e assistente de partida em rampa. Além de proporcionar uma direção conectada e com a sensação de carro na mão, esse conjunto garante alto padrão de segurança em diferentes situações de rodagem.

A transmissão automática de seis velocidades, com conversor de torque de alta eficiência, oferece trocas gradativas e suaves e se caracteriza pelo excelente desempenho em baixas rotações, com um sistema de troca eletrônica com aprendizado adaptativo que otimiza o desempenho.

Preço competitivo – O novo EcoSport FreeStyle chega ao mercado em junho, por R$87.290 com transmissão manual e R$93.290 na versão automática.

Como os demais modelos da linha, ele tem três anos de garantia e manutenção econômica. Além de contar com o sistema de revisões com preço fixo da marca, também oferece valor competitivo de peças e seguro.

“O EcoSport FreeStyle se tornou um ícone da linha e criou uma tendência que abriu caminho para outros modelos no mercado”, diz Adriana Carradori, gerente de Produto da Ford.

“Com essa renovação, valorizamos ainda mais o seu espírito inovador e arrojado, com itens de personalização que são objeto de desejo dos consumidores e fazem o carro se destacar nas ruas.”