sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Goodyear comemora Dia Mundial do Meio Ambiente destacando portfólio de práticas e de pneus sustentáveis

A Goodyear, companhia que completa 100 anos de Brasil, reforçou o seu compromisso com a sustentabilidade, atuando de maneira responsável em seu processo produtivo, no desenvolvimento de novas tecnologias e na destinação ambientalmente correta dos pneus, durante o Dia Mundial do Meio Ambiente, data criada pela ONU – Organização das Nações Unidas – em 1972, com a missão de promover a reflexão sobre o impacto das ações do homem no meio ambiente.

- Publicidade -

Nos últimos anos, a Goodyear tem investido na Sustentabilidade como premissa de seus negócios.

Uma de suas conquistas nesse contexto foi a certificação ISO 14001 em sua fábrica de Americana (SP) desde 1999.

- Publicidade -

O ISO 14001 é um dos principais selos do Sistema de Gestão Ambiental efetivo, que atesta um padrão de excelência na adoção de práticas de preservação ambiental.

Ele reconhece as empresas que, como a Goodyear, mantêm políticas ambientais, metas e objetivos para a minimização de impactos ao meio-ambiente.

A Goodyear também atua no recolhimento e destinação ambientalmente correta de pneus inservíveis por meio da Reciclanip – entidade criada pelas principais empresas pneumáticas para promover a responsabilidade pós-consumo.

- Publicidade -

Os pneus coletados são utilizados como combustível alternativo para as indústrias de cimento, na fabricação de solados de sapato, em borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, asfalto-borracha e tapetes para automóveis.

Principais ações desenvolvidas pela Goodyear com foco no meio ambiente:

Consumo de água – Toda água utilizada nos processos produtivos nas fábricas é tratada antes e depois de sua utilização, retornando ao meio ambiente com uma qualidade igual ou superior à que foi captada.

Dentro de sua meta de reduzir cada vez mais o consumo de água, a empresa está adotando o conceito de reuso em sua fábrica da cidade de Americana (SP), utilizando de maneira responsável este recurso cada vez mais escasso e necessário para a qualidade de vida das pessoas.

Conservação de energia – Uma das principais metas da Goodyear está relacionada à redução do consumo de energia durante o processo produtivo.

Por isso, a utilização de gás natural, que já é usado nas caldeiras para a produção de vapor ou energia elétrica, tem se demonstrado uma alternativa eficaz capaz de reduzir também a quantidade de gases e particulados na atmosfera.

Além disso, a empresa investe constantemente em tecnologia e aquisição de máquinas cada vez mais eficientes e que necessitam de menos energia.

Resíduos e Solventes Zero – Com a conscientização e o processo de educação feito com os funcionários e fornecedores em relação à diminuição de resíduos em todas as fábricas, foi possível reduzir este índice próximo a zero, atitude que resultou numa quantidade menor de resíduos enviados aos aterros sanitários e a redução de emissão de gases de efeito estufa que provocam o aquecimento global e afeta todo o clima e funcionamento ideal do planeta.

A empresa também investe em programas internos para a redução do uso de solventes nas fábricas.

Tecnologias Ecoeficientes – A Goodyear investe no desenvolvimento de tecnologias ecoeficentes para empregar em seus pneus, proporcionando menor impacto ao meio ambiente ao longo de sua vida.

Um exemplo é a tecnologia FuelMax, que permite redução de até 5,7% no consumo de combustível dos veículos, gerando menor emissão de CO2 pela baixa resistência ao rolamento.

Pneus-conceito que fazem a diferença hoje e no futuro-Ao atuar de forma bastante alinhada às demandas das várias indústrias que atende, a Goodyear investe recursos humanos e financeiros no esforço de desenvolvimento de inovações atendam as demandas do mundo moderno em termos de mobilidade.

Neste sentido, a marca é reconhecida mundialmente pelos lançamentos de pneus inovadores. Conheça alguns modelos:

  • Pneu de Arroz – em 2015, a Goodyear firmou um acordo de fornecimento de sílica derivada da cinza de casca de arroz com a empresa chinesa de agronegócios e alimentos Yihai Food and Oil Industry pelo qual realizou testes que demonstraram que o produto tem o mesmo impacto que as fontes tradicionais em termos de desempenho dos pneus.

    A sílica é utilizada como agente de reforço em compostos da banda de rodagem de pneus.

  • Pneu de soja – comercializado nos EUA desde 2017, estes pneus utilizam óleo de soja misturados em compostos de borracha, com benefícios em termos de redução do consumo de energia e melhora na eficiência da fabricação de pneus.

    Sobre esta inovação, vale citar que pesquisas da empresa mostraram que o óleo de soja se mistura mais facilmente com os compostos de borracha e, desta forma, ajuda a reduzir o consumo de energia e melhora a eficiência na fabricação de pneus.

  • Pneus conectados – a partir de 2017, a empresa aplicou a sua experiência de desenvolvimento em carros autônomos em um grupo de carros elétricos semiautônomos no Tesloop, serviço de mobilidade em cidades que usam veículos elétricos da Tesla, que foram equipados com pneus com sensores sem fios, que aprimoram a gestão dos pneus e maximizam o tempo de atividade da frota ao medirem e registrarem continuamente a temperatura e a calibragem dos pneus, cujas informações são compartilhadas e cruzadas com dados de outros veículos, conectando-se a algoritmos exclusivos da Goodyear e que ajudam a melhorar o desempenho geral dos veículos, chegando a p rever quando os pneus devem ser substituídos ou quando necessitam de manutenção.
  • Eletric Drive – inovação apresentada pela empresa no Salão Internacional do Automóvel de Genebra (Suíça) em 2018, o EfficientGrip Performance com tecnologia Electric Drive é um protótipo para veículos elétricos que, segundo testes da Goodyear, geram um desgaste até 30% maior que os pneus tradicionais devido ao torque instantâneo dos motores elétricos e ao maior peso deste tipo de veículo, em função dos packs de baterias.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança