Goodyear comemora aniversário da vulcanização

A Goodyear, fabricante que completa 100 anos de presença no Brasil, comemora durante o mês de junho o 175º aniversário da patente de vulcanização da borracha de Charles Goodyear.

Em 1898, o empresário Frank Seiberling fez uma homenagem ao inventor batizando de The Goodyear Tire & Rubber Company a sua empresa recém criada, na cidade de Akron, em Ohio, Estados Unidos.

Charles Goodyear recebeu uma patente em 15 de junho de 1844 pela sua revolucionária invenção.

A descoberta aconteceu por acaso, quando Goodyear deixou acidentalmente exposta ao calor uma mistura de borracha com enxofre e chumbo.

Ele notou que a borracha sem tratamento derretia no verão e congelava a ponto de se tornar sólida no inverno.

O inventor então nomeou o processo de vulcanização, em homenagem a Vulcano, o antigo deus romano do fogo.

A borracha utilizada no início do século XVIII tinha dois grandes problemas.

Apresentava dificuldade de ser trabalhada no estado sólido e por outro lado se tornava muito mole e pegajosa quando submetida ao calor.

Em tempo frio, tornava-se progressivamente rígida e, no rigor do inverno, completamente inflexível.

Além disso, desenvolvia odor desagradável após pouco tempo.

Por conta disso, Goodyear começou a estudar uma maneira de conquistar maior resistência diante das oscilações de temperatura.

Após vários ensaios, ele conseguiu obter borracha vulcanizada, misturando-a ao enxofre em alta temperatura.

Um século construindo histórias-Há 100 anos no Brasil, a Goodyear conta com a mais completa linha de pneus do País e reúne modelos dos mais variados segmentos, sempre com produtos pensados nas principais necessidades do motorista e nas diversas situações de uso.

O resultado de estar tão presente na vida dos brasileiros vem de uma das características da Goodyear, a vocação para o pioneirismo e inovação, que resultaram na sua posição de liderança tecnológica a partir do investimento em pesquisa e desenvolvimento, capacidade técnica e treinamento de suas equipes e revendedores.

A Goodyear tem um elevado padrão de qualidade, tecnologia e inovação em todos os seus produtos.

Cada modelo tem características de acordo com as necessidades do público ao qual se destina.

O Wrangler, por exemplo, é conhecido pela sua versatilidade e capacidade off-road. Já a linha Eagle é focada em modelos esportivos.

O EfficientGrip é um pneu elaborado para oferecer alta performance, tanto em pisos molhados como secos, com um elevado grau de segurança e excelente tração.

No caso do Assurance, o foco está na durabilidade e economia para carros compactos, enquanto o Direction é elaborado para aqueles que procuram conveniência.

Por fim, a linha Cargo é focada nos motoristas que buscam total custo-benefício.

Além de estar presente nos automóveis, a Goodyear também está nos veículos pesados, caminhões, ônibus e aviões.

Entre as principais características oferecidas pela Goodyear para a linha comercial está a entrega do melhor custo por quilômetro durante a vida total do pneu.

Os produtos estão direcionados para atender veículos que atuam nos setores rodoviário, regional, regional severo, urbano, misto e fora da estrada.

Já nos ares, a Goodyear se destaca no Brasil por ser fornecedora das principais companhias aéreas do País.

- Publicidade - Mercedes-Benz