quinta-feira, 18 abril , 2024
28 C
Recife

Allison Transmission, quase cinquenta anos de presença na América do Sul

Maior fabricante mundial de transmissões automáticas para caminhões comerciais e sistemas híbridos para veículos de transporte de passageiros, a Allison Transmission tem mais de 100 anos de tradição e experiência nos segmentos de veículos que demandam alta severidade de utilização.

- Publicidade -

A empresa chegou na América do Sul em meados da década de 1970, como parte integrante da General Motors, e assim permaneceu até dezembro de 2009, quando passou a operar sem a tutela do fabricante de veículos.

Desde essa data a Allison já entregou em torno de trinta mil transmissões para as mais diversas vocações na região.

- Publicidade -

Nesse período de permanência no continente sul-americano a Allison conquistou a confiança e a credibilidade que são necessárias para atuar em uma ampla gama de aplicações vocacionais como agricultura, construção, distribuição, energia, incêndio e emergência, mineração, extração de petróleo, serviços municipais e públicos como os trabalhos em portos e coleta de lixo, micro-ônibus, além de veículos militares e de recreio, como os motorhomes, e tratores.

Os principais OEM parceiros da Allison são a MAN, a Mercedes-Benz, a Iveco, a Scania e a Randon, com as quais mantém o desenvolvimento contínuo de modelos automáticos para veículos de construção, lixo, caminhões de bombeiros e veículos de emergência para aeroportos.

Para situações que envolvam obras pesadas, por exemplo, 100% dos caminhões Randon são equipados com as transmissões Allison.

- Publicidade -

Os modelos voltados para a coleta de resíduos e as betoneiras dirigidas para a construção civil ꟷ aplicações que têm uma demanda altíssima de anda e para ꟷ vêm conquistando aceleradamente a preferência dos frotistas em função da resistência e da durabilidade das automáticas Allison.

O fato de o caminhão enfrentar uma operação extremamente pesada, sem falhas, com baixa manutenção e alta produtividade tem sido essencial para os frotistas.

“Um dos motivos que nos levou a incorporar os veículos automáticos à nossa frota de coletores de resíduos foi melhorar nosso custo operacional. Outro fator que pesou nessa definição foi a praticidade de utilização, o conforto e a segurança para os motoristas”, disse Charles Pereira Bezerra, supervisor de manutenção da Elus Engenharia, de Recife, em Pernambuco.

Além do Brasil, as transmissões automáticas Allison estão presentes para essas e outras aplicações também nos demais países da região, principalmente na Argentina.

No transporte público a empresa tem presença marcante no país vizinho (onde a Allison, além de estar presente nos ônibus de Buenos Aires, também se encontra em várias outras cidades do país); na Colômbia, com o Sistema Integrado de Transporte Publico (SITP) / Transmilênio (com ônibus biarticulados para as linhas do BRT e modelos padron para os sistemas alimentadores); no Chile, no sistema de BRT Transantiago, em Santiago; e no Uruguai, na capital Montevidéu.

Para o traslado de passageiros na região vêm sendo desenvolvidos produtos com Mercedes-Benz, Agrale e Scania.

Dessa parceria resultaram modelos automáticos de miniônibus, padron e biarticulados, que atendem a diversas demandas e circulam em várias capitais e cidades da América do Sul. Para Daniel Dobrilovich, gerente de Serviços da COLCAR, da Argentina, “uma das razões que levou a empresa a decidir por um ônibus articulado com transmissão automática Allison foram as vantagens significativas em relação à sua rival manual, especialmente na facilidade com que estes veículos podem ser manobrados e a baixíssima manutenção necessária. As pessoas tinham em mente que esse tipo de veículo consumiria mais combustível, mas na realidade o automático está consumindo o mesmo que o manual”.

Outra aplicação que vem se beneficiando das vantagens das transmissões totalmente automáticas são os pulverizadores agrícolas.

Elas oferecem uma condução mais suave quando o trator está pulverizando a plantação, permitindo que o motor funcione em rotações mais baixas e melhorando a eficiência do combustível.

Também são ideais para que os pulverizadores enfrentem uma ampla variedade de solo a ser transitado, que pode variar de terra firme e empoeirada até terreno lamacento e encharcado pela chuva.

Esse tipo de vocação teve seu início há seis anos na Argentina, e no momento a Allison está presente em produtos de cinco dos principais fabricantes de tratores para essa finalidade.

Nesse período, foram equipados mais de 500 pulverizadores tanto para o país quanto para o mercado de exportação.

Além dessa vocação específica, as transmissões Allison estão ampliando sua participação no segmento agrícola, chegando aos caminhões voltados para a colheita da cana de açúcar.

Veículos de transporte de valores também aderiram às automáticas.

Os motoristas desses veículos têm que estar sempre atentos e prontos para escapar com rapidez de qualquer situação de risco, e a aceleração é uma das boas características proporcionadas por desse tipo de transmissão.

Elas também auxiliam na redução do estresse, pela ausência das trocas de marchas, e na manobrabilidade do veículo.

Parece improvável, mas as transmissões automáticas Allison também são largamente utilizadas nos campos de petróleo.

A empresa tem uma linha de transmissões automáticas voltadas para serem usadas em ambientes difíceis, sejam eles na perfuração, no bombeamento de alta pressão ou na manutenção de poços.

No nordeste do Brasil várias dessas transmissões estão desenvolvendo essa atividade.

Além disso, algumas dessas unidades automáticas estão sendo utilizadas por motores estacionários para o fraturamento hidráulico do substrato rochoso, aonde se encerra o petróleo e o gás natural ꟷ método que possibilita a extração de combustíveis líquidos e gasosos do subsolo ꟷ, em Vaca Muerta, na Argentina.

Para Evaldo Oliveira, diretor de operações da Allison Transmission para a América do Sul, “Com a retomada da economia e a volta dos investimentos no mercado de veículos que se beneficiam das boas características das transmissões automáticas, existe a tendência de uma franca expansão desses segmentos, e a Allison sempre terá uma ampla gama de produtos para atender a cada uma dessas necessidades”.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança