quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Ford Ranger 2020 é a primeira picape no Brasil com assistente autônomo de frenagem

A nova Ford Ranger 2020 chega ao mercado em agosto trazendo recursos inéditos no segmento de picapes.

Um deles é o assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres, tecnologia até agora vista apenas em SUVs de luxo que funciona por meio de radar e câmeras (veja o infográfico).

O equipamento, oferecido na versão de topo Limited, auxilia o motorista a evitar colisões com outros veículos ou pedestres que cruzem acidentalmente a frente do veículo.

Ele conta com duas câmeras de alta resolução instaladas no para-brisa, uma voltada para o terreno e outra para o horizonte, e um radar embutido no para-choque dianteiro – um sensor do tamanho de um celular instalado abaixo da placa de licença.

O sistema é capaz de operar em velocidades de 5 km/h até 80 km/h, com três níveis de atuação.

Ao detectar uma potencial colisão com um veículo ou pedestre, ele pisca um ícone de alerta no painel e emite um sinal sonoro.

Ao mesmo tempo, pré-carrega os freios para aumentar a força de parada quando o motorista pisar no pedal.

Se o motorista não realizar nenhuma ação ele aciona automaticamente os freios para evitar o impacto ou ajudar a reduzir os seus danos.

O motorista pode ajustar a sensibilidade do sinal de alerta em três níveis – baixo, médio e alto – e tem prioridade nos comandos.

Todas as ações que ele fizer no acelerador e no freio se sobrepõem ao sistema.

“O assistente autônomo de frenagem com detecção de pedestres é uma tecnologia avançada que contribui para tornar a direção da Ranger mais segura e tranquila”, diz Fabrizzia Borsari, gerente de Marketing do Produto da Ford.

“Como todas as tecnologias de assistência ela não substitui a atenção do motorista, mas ajuda a evitar acidentes em situações imprevistas que são comuns no trânsito.”

Além desta e outras tecnologias inéditas no segmento, a Ranger 2020 traz nada menos que 600 componentes redesenhados e também chega sem nenhum aumento de preço.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn