quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

Chega ao Brasil a 5ª geração do SUBARU Forester

Considerado um dos utilitários esportivos mais conceituados e desejados do mundo, o SUBARU Forester é um dos líderes de vendas da marca SUBARU no País e é importado com exclusividade pela CAOA para o Brasil, com a garantia e expertise de uma das empresas mais premiadas no atendimento em Vendas e Pós-venda no País, além de oferecer elevados níveis de conforto, dirigibilidade, desempenho e segurança, independentemente do tipo de terreno, sem que isso represente abrir mão de um design externo marcante e atraente, que reforçam a modernidade e a robustez.

Mesmo carregando o estilo e design marcantes que mantêm o SUV como um constante sucesso da marca, já há mais de 20 anos, a nova geração do Forester surge com novas linhas e curvas e ganha ainda mais elegância com itens totalmente novos em seu conjunto de luzes e novas rodas.

Design moderno e robusto -O New Forester conta com um para-choque dianteiro envolvente, com desenho que reflete fluidez e robustez, além de integrar a emblemática grade frontal hexagonal da SUBARU.

Esta peça também possui em sua seção central, duas entradas de ar para o sistema de refrigeração do conjunto mecânico, enquanto nas extremidades ela incorpora acabamentos plásticos de tonalidade mais escura e com detalhes que simulam cromados, em que estão instalados os faróis de neblina.

Ainda na parte frontal, os faróis contam com tecnologia Full LED e sistema de luz direcional para curvas, o que assegura mais luminosidade e segurança, principalmente para condução noturna.

Como novidades, o SUV SUBARU Forester passa a contar também com faróis de neblina em LED e faróis com LEDs diurnos (DRL).

Nas laterais, a aparência robusta e esportiva do SUBARU Forester é reforçada pelos para-lamas com saliências realçadas pelas saias laterais e pelas rodas de liga-leve de 18 polegadas, agora com 10 raios e alto brilho metálico.

Já na traseira, as lanternas em forma de C possuem assinatura em LED, e são produzidas em material translúcido e integradas ao desenho da carroceria, combinando com conjunto óptico dianteiro e garantindo, com isso, uma maior consistência no design do SUV.

O New SUBARU Forester passa a utilizar também a moderna Subaru Global Platform (SGP), recentemente apresentada em outros modelos SUBARU.

Com isso, todas as medidas necessárias para privilegiar o conforto e espaço destinado aos passageiros foram ampliadas, privilegiando o espaço para cabeça, ombros e pernas.

Para otimizar o transporte de bagagens, a equipe de engenharia da SUBARU ampliou a área de abertura da tampa do porta-malas, facilitando o manuseio de itens longos ou grandes.

O piso do porta-malas ficou mais plano, facilitando inclusive o transporte de itens com os bancos traseiros rebatidos.

Por fim, a abertura elétrica do porta-malas foi aprimorada com abertura e fechamento mais rápidos, em resposta a solicitações de clientes SUBARU.

Como item de conveniência, fechar a tampa elétrica e travar todas as portas pode ser feito em uma única etapa, pressionando apenas um interruptor interno.

A capacidade do porta-malas do SUBARU New Forester passou de 505 litros na geração anterior para 520 litros na atual.

Interior-O New Forester carrega o conceito “Total confiança ao leva-lo a qualquer local, independente das condições”.

Esta mensagem fica clara, não só em seu conjunto mecânico, mas também em todo habitáculo do SUV.

O interior do New Forester oferece uma experiência única aos ocupantes, graças às amplas dimensões, utilização de materiais selecionados e ampla lista de itens de conforto e comodidade.

A posição dos assentos foi projetada para proporcionar melhor visibilidade a todos ocupantes.

O assento do motorista foi projetado para ampliar o conforto em longas conduções, suportando uma postura de condução natural que minimiza a fadiga.

Também foram utilizados materiais próprios para um melhor amortecimento para absorver as vibrações durante a condução.

Este conforto é auxiliar ao do chassi aprimorado que absorve de forma rápida e eficiente os choques ao dirigir em superfícies acidentadas ou irregulares.

Em uma atmosfera interior relaxante e refinada, os ocupantes do New Forester são presenteados com muita tecnologia e conectividade.

O SUV é equipado com um sistema de entretenimento completamente redesenhado, ergonômico, intuitivo e facilmente acessível, para que o motorista permaneça conectado enquanto dirige.

O sistema Multimídia agora passa a contar com um moderno display de 8 polegadas e o sistema conta com Apple Car e Android Auto para que os ocupantes possam manter-se conectados e aproveitar as conveniências de seus smartphones durante a viagem.

Outro ponto de destaque é o Sistema Premium de som Harman/Kardon, agora de série.

Conjunto mecânico avançado e interior confortável -O SUBARU New Forester conta com a motorização Boxer 2.0 litros aspirado de 156 cv e 20 Kgf.m com Injeção Direta de Combustível.

Com a aplicação da Injeção Direta houve um sensível ganho de eficiência energética e, paralelamente, 80% das peças deste motor foram redesenhadas, tornando ele cerca de 12 kg mais leve do que a versão anterior.

Como auxiliar na melhoria de 6% na eficiência energética (2,17 MJ/Km no modelo anterior para 2,04 MJ/Km na atual geração), o New Forester passa a contar também com sistema Auto Start Stop, tecnologia que realiza o desligamento automático do motor quando o veículo não está em movimento.

Outra evolução do New Forester para atingir esta significativa melhora na eficiência foi a introdução da Active Grill Shutter.

A grade dianteira com controle abre ou fecha automaticamente suas aletas mudando sua configuração, em função da velocidade do veículo, a temperatura do liquido de arrefecimento do motor e a temperatura da cabine, além de ser um importante componente aerodinâmico.

Esta motorização trabalha em conjunto com a última geração do câmbio automático CVT Lineartronic, que prioriza o conforto, sem abrir mão do desempenho.

Esta transmissão, que anteriormente era de seis velocidades, agora trabalha com sete velocidades e apresentou, também, ganho no peso, ficando 7,8 kgs mais leve.

Além da redução de peso, nesta transmissão foi ampliado o alcance da relação de marchas para melhorar o desempenho de aceleração e eficiência do consumo de combustível.

Dirigibilidade e Segurança -O SUBARU New Forester está equipado de série com o eficiente sistema de tração integral permanente Subaru Symmetrical All-Wheel Drive.

Essa tecnologia distribui a energia gerada pelo motor de maneira equilibrada para as quatro rodas, conferindo ao modelo ainda mais dirigibilidade e segurança em variadas condições climáticas e tipos de terrenos.

O modelo conta ainda com a tecnologia Subaru Intelligent Drive (SI-Drive), que permite ao motorista selecionar as características de condução do veículo em dois modos (Intelligent, que evidencia o conforto e a economia de combustível, e Sport, com respostas rápidas mais ágeis.

Para atingir os atuais níveis de performance e dirigibilidade, o SUBARU New Forester se vale das mais avançadas tecnologias disponíveis no mercado, além das desenvolvidas pela própria empresa.

Entre as diversas novidades apresentadas pela nova versão do modelo, agora os motoristas poderão ativar o X-MODEconvenientemente por meio do novo interruptor rotativo para ultrapassar estradas acidentadas ou irregulares.

O novo interruptor rotativo auxilia os motoristas a operarem agilmente e de forma fácil o X-MODE para melhor transpor, por exemplo, de áreas enlameadas nas quais os pneus poderiam ficar presos.

O motorista do SUBARU New Forester poderá ainda optar entre dois modos de operação do X-MODE: SNOW/DIRT (terra, areia ou cascalho) ou D. SNOW/MUD (lama ou barro).

O modo DEEP SNOW/MUD interrompe o controle de tração, enquanto o controle de torque da ECU permite que o motor gere rapidamente o torque máximo para trabalhar em estradas ruins.

O New Forester também conta com o Hill Descent Control (Controle de Descida em Declives) que mantém automaticamente uma velocidade constante ao descer ladeiras, enquanto o X-MODE é ativado.

Além disso, o SUV conta com o Auto Vehicle Hold – AVH (Retenção de Veículo em Rampa), que mantém o carro estático tanto na subida, como na descida, ou em qualquer situação, independente do intervalo de tempo, permitindo ao motorista tirar o pé do freio nestas circunstâncias e o veículo só se movimenta após o motorista encostar o pé no acelerador.

Tecnologias avançadas-Entre as tecnologias trazidas pela SUBARU, o New Forester utiliza o Steering Responsive Headlights – SRH – (Faróis Direcionais para Curvas), a direção da iluminação dos faróis move-se para esquerda ou direita, de acordo com a posição do volante, para melhorar a visibilidade em curvas para antecipar a detecção de veículos, pedestres e objetos durante a noite.

Com o Rear Cross Traffic Alert – RCTA – (Alerta Traseiro de Tráfego Cruzado), radares detectam veículos de ambos os lados ao dar ré.

O sistema alerta os condutores por meio de indicadores LED na superfície do retrovisor externo e com avisos sonoros quando houver risco de colisão.

Os mesmos radares detectam veículos que se aproximam por trás.

O Blind Spot Detection – BSD – (Detector de ponto cego), avisa o motorista por meio do indicador LED na superfície do espelho retrovisor externo e com um aviso sonoro.

EyeSight-A CAOA e a SUBARU trazem para os clientes brasileiros, agora também no SUV Forester, a avançada tecnologia de segurança EyeSight.

O sistema foi desenvolvido pela SUBARU e foi o pioneiro na utilização de câmera estéreo para fornecer um sistema de assistência ao condutor.

Ele utiliza duas câmeras estéreo para capturar imagens tridimensionais (3D) coloridas, com excelente nível de reconhecimento de objetos, desenvolvidas para corresponder exclusivamente às condições de tráfego de cada país.

Essas câmeras detectam obstáculos e informam o motorista, com o auxílio de uma indicação no painel de instrumentos, além de atuar em vários dispositivos do veículo, tais como freio, piloto automático e acelerador, auxiliando na redução da velocidade, até a parada do automóvel.

O EyeSight reúne 6 funções de segurança:

·        Sistema de Frenagem Pré-Colisão: Quando o EyeSight detecta a presença de risco da ocorrência de colisão, ele avisa o motorista, por um sinal luminoso e sonoro, sobre o perigo. Caso este não realize alguma ação de desvio, o EyeSight aciona o sistema de frenagem, para reduzir a velocidade ou parar automaticamente o veículo.

·        Controle Adaptativo de Velocidade: as câmeras que integram o EyeSight funcionam em conjunto com os sistemas de gerenciamento de motor, transmissão e freios, para garantirem que o veículo mantenha uma distância segura do veículo à frente – definida previamente pelo condutor -, ajustando automaticamente a distância entre eles.

·        Gerenciamento de Aceleração Pré-Colisão: se, durante a manobra de ré para retirar o veículo de uma vaga, por exemplo, o motorista selecionar, de maneira equivocada, uma marcha à frente em vez da ré, quando o modelo estiver parado ou em baixa velocidade, o sistema EyeSight emite alertas sonoro e luminoso no painel, alertando o condutor, enquanto que, simultaneamente, restringe a saída do veículo.

·        Aviso de Mudança de Faixa: quando o sistema EyeSight detecta oscilações e a velocidade do modelo é de, aproximadamente, 60 km/h ou superior, ele avisa o motorista dessa anomalia de condução acionando um aviso sonoro e uma luz indicadora.

O motorista também será avisado se o EyeSight detectar que o veículo começa a oscilar sua trajetória para muito próximo das linhas de separação das faixas de rolamento.

·        Alerta de Zigue-zague na pista: esta função pode detectar o desvio não intencional do veículo causado pela fadiga do Condutor, falha em se concentrar na estrada, descuido, ventos laterais fortes ou outros fatores, e alertar o Condutor.

·           Partida do veículo à frente: esta função pode notificar o Condutor quando o veículo à frente começar a se mover, mas o veículo com EyeSight não.

Os modelos do SUBARU New Forester que possuem o sistema EyeSight estão equipados também com o Reverse Automatic Braking – RAB – (Frenagem Automática Traseira), utiliza quatro sensores no para-choque traseiro para detectar objetos atrás do veículo, podendo alertar o condutor com avisos sonoros, além de poder aplicar automaticamente os freios para evitar uma colisão ou reduzir possíveis danos.

De acordo com uma pesquisa da Subaru Corporation, fabricante dos automóveis SUBARU, baseada em dados coletados pela Japan’s Institute for Traffic Accident Research and Data Analysis (em português: Instituto de Pesquisa de Acidentes de Trânsito e Análise de Dados do Japão),  indicam que em um universo de 10.000 ocorrências, os modelos equipados com o sistema EyeSight tiveram 61% menos acidentes resultando em ferimentos ou mortes, quando comparado com veículos que não possuem essa tecnologia.

O New Forester oferece a comodidade e segurança dos 5 anos de garantia original de fábrica, sem limite de quilometragem.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn