quinta-feira, 28 março , 2024
28 C
Recife

A Supersport para todos os dias totalmente remodelada e com 4 anos de garantia

Impossível não se render à novíssima Yamaha YZF-R3.

Em sua segunda geração, a versátil esportiva da Yamaha está com visual ainda mais aerodinâmico, inspirado na “família R” das icônicas YZF-R6 e YZF-R1.

Além das carenagens, também são novidade os faróis e luzes de posição em LED, novo tanque de combustível, nova altura do guidão, painel 100% digital com Shift Light, nova suspensão dianteira invertida e nova mesa superior.

DNA DA “FAMÍLIA R”-Um breve olhar sobre a YZF-R3 já é o suficiente para notar que ela carrega o DNA da Familia R da Yamaha, presente nas superesportivas YZF-R6 e a YZF-R1.

A parte frontal da nova R3 combina o novo design da carenagem com os dois faróis e luzes de posição inteiramente em LED.

Possui duto de entrada de ar em forma de M, inspirado nas YZR-M1 do multicampeão Valentino Rossi e Maverick Viñales, e amplo espaço para aplicação de números de corrida.

Também conta com o duto central entre os faróis, com função de direcionar o fluxo de ar para o radiador, otimizando o sistema de resfriamento do motor.

Toda a carenagem foi desenvolvida com a mais alta tecnologia em túnel de vento.

O pára-brisa, inteiramente redesenhado, além de ter um visual mais arrojado, oferece um ótimo desempenho aerodinâmico, reduzindo a turbulência ao redor da área do capacete de quem a pilota.

Para obter uma eficiência aerodinâmica excepcional, durante a fase de projeto a Yamaha deu atenção total a qualidade da superfície da carenagem, o que contribuiu para a melhoria da área de arrasto.

O resultado de todas essas mudanças foi o ganho de até 8 km/h na velocidade final da nova R3 em relação à geração anterior.

Outro refinamento no design da nova R3 que ajudou na melhora aerodinâmica está no tanque de combustível.

Sua altura foi reduzida em 20 mm, permitindo que o piloto consiga baixar mais o tronco sob o tanque, reduzindo a resistência e o arrasto do vento.

O tanque de combustível também está mais largo em 31,4 mm para melhorar a ergonomia, promovendo um melhor encaixe das pernas do piloto e aumentando seu apoio durante as curvas.

Todas essas evoluções não alteraram a capacidade total do tanque, que é de 14 litros.

A altura do guidão foi reduzida em 22mm para compor o novo posicionamento do piloto, assim como melhorar a aerodinâmica.

A mesa superior foi inteiramente redesenhada, ganhando um visual similar ao da YZF-R1M.

Além de mais bonita e moderna, ela está mais leve.

Ao montar na nova R3 é instantânea  a sensação de velocidade e adrenalina que só um autentica esportiva é capaz de oferecer.

Para completar o novo design com grande estilo e modernidade, o modelo traz um painel totalmente digital com caracteres grandes, indicadores reposicionados e excelente contraste.

Seu visual é arrojado, com um layout mais limpo e leitura ainda mais fácil e dinâmica.

E o melhor, ele é super completo, traz informações como indicador de combustível, indicador de marcha, conta-giros, indicador de consumo instantâneo e médio, hodrômetro total e 2 parciais, relógio, indicador de troca de óleo e temperatura do líquido de arrefecimento.

Nele ainda estão as luzes indicadoras de setas, sistema de injeção, farol alto, neutro, pressão do óleo e Shift Light, que é extremamente funcional em uma motocicleta de caráter esportivo.

Utilizado em modelos de alta cilindrada, o Shift Light é uma luz de advertência para indicar que a rotação para a troca de marcha foi atingida.

Ele pode ser ajustado facilmente de acordo com a preferência do condutor, seja no nível de luminosidade (com três opções), na forma de acendimento (intermitente ou fixa), ou na rotação desejável a partir dos 7.000 rpm.

PERFORMANCE PARA QUALQUER OCASIÃO-O mesmo arrojo e agressividade de seu design esportivo estão presentes em sua performance e desempenho, tanto dentro das pistas, com a R3 Cup e o Campeonato Mundial de SuperBike 300, quanto nas ruas e estradas.

Graças ao seu consagrado motor de alta performance, ela é capaz de oferecer respostas rápidas ao acelerador, força em baixas e médias rotações e ainda empolgar nos giros mais altos.

De concepção moderna, tanto no projeto quanto nos processos e materiais nobres empregados em sua construção, o motor bicilíndrico em linha da R3 tem a capacidade cúbica de 321 cc.

Ele conta com duplo comando (DOHC -Dual Over Head Camshaft), 4 válvulas por cilindro, arrefecimento líquido e alimentação por injeção eletrônica e é capaz de capaz de gerar potência e torque máximos de 42,01cv a 10.750 rpm, e 3,02 Kgf.m a 9.000 rpm, respectivamente.

Nele, os pistões em alumínio são forjados (similar aos utilizados em motos de competição), e o cilindro utiliza tecnologia DiASil Yamaha, uma liga de Alumínio e Silício que proporciona menor vibração, melhor dissipação de calor e ganho em performance.

Parte do caráter impetuoso da R3 se deve a sua eletrônica de última geração.

Nela, a ECU de 16 Bit gerencia o moderno sistema de admissão que, em conjunto com a injeção eletrônica, é capaz de fazer com que a mistura de ar e combustível chegue de forma rápida à câmara de combustão.

Com isso, a queima é mais eficiente, resultando em um consumo de combustível mais equilibrado e uma entrega de potência e torque mais contundentes.

AGILIDADE E CONTROLE PARA AS PISTAS E O DIA A DIA-Uma das principais características que ajudaram a construir a fama da R3, está em sua surpreendente agilidade.

Tudo nela foi pensado para torná-la uma motocicleta rápida e equilibrada, características bem-vindas em qualquer situação de uso.

Um bom exemplo do esforço da Yamaha neste sentido, é o seu escapamento.

Do tipo 2 x 1, ele conta com sistema de câmara de expansão, que reduz ruídos e melhora a performance, e sua ponteira com desenho arrojado e dimensões compactas, é posicionada junto ao centro do chassi para favorecer a centralização de massa.

O benefício dessa concepção pode ser sentido no ótimo equilíbrio na pilotagem esportiva, e em sua reconhecida estabilidade.

Outro importante fator que contribui para que ela seja uma motocicleta ágil e sobretudo fácil de ser pilotada, é a união de seu baixo peso de 171kg em ordem de marcha com à competente ciclística.

A nova R3 utiliza um chassi em aço do tipo Diamond com dupla trave superior, que concilia resistência com leveza, promovendo estabilidade e firmeza na pilotagem.

Seu entre eixos é de 1.379mm e seu ângulo de cáster tem 25 graus.

Também são responsáveis pela agilidade e pelo comportamento estável da R3, a suspensões, que estão ainda mais competentes.

Os amortecedores dianteiros que equipavam a geração anterior da R3, deram lugar a novos amortecedores invertidos do tipo USD (Up Side Down) com 130mm de curso, capazes de garantir um incrível equilíbrio entre leveza, agilidade e desempenho esportivo.

A maior vantagem da suspensão invertida está em sua capacidade de oferecer maior controle e estabilidade na pilotagem.

Em função da maior rigidez do conjunto, este tipo de suspensão é mais resistente à torções, principalmente em curvas e nas frenagens.

Na traseira, a suspensão da R3 utiliza o sistema do tipo Monocross, com balança assimétrica em aço, amortecedor único com sete regulagens na pré-carga da mola e curso 125mm.

Outra qualidade admirável na nova R3, é sua capacidade de frenagem em curtos espaços, freiando tão bem quanto acelera.

Na dianteira, o modelo é equipado com um competente sistema formado por uma pinça de duplo pistão e um disco ventilado do tipo flutuante com generosos 298mm de diâmetro.

Na traseira, o conjunto é formado por um disco ventilado é de 220mm, e por uma pinça com pistão único.

Tanto o freio dianteiro quanto o traseiro contam com sistema ABS.

Seja nas frenagens bruscas de emergências ou em condições em que o piso ofereça baixa aderência – como em dias chuvosos ou asfalto sujo – ele evita que as rodas travem, minimizando riscos e aumentando a segurança.

A nova YZR-R3 estará disponível na rede de concessionárias Yamaha a partir da primeira semana de agosto de 2019 e terá três opções de cores

O vermelho fosco metálico (Red Velvet), o azul metálico (Racing Blue) e a Monster Energy MotoGP Edition, uma belíssima combinação do preto metálico com o azul brilhante.

Para as versões vermelho e azul, o preço público sugerido será de R$ 23.990,00+frete, enquanto para a Monster Energy MotoGP Edition, R$ 24.490,00+frete.

4 ANOS DE GARANTIA E REVISÃO PREÇO FIXO-Além de um veículo atraente, versátil e divertido, a nova Yamaha YZF-R3 também é um bom negócio.

A partir de agora, a YZF-R3 2020 passa a ter quatro anos de garantia, além da Revisão Preço Fixo Yamaha que permite que o cliente saiba exatamente quanto pagará nas revisões periódicas, se beneficiando de controle, economia, transparência e valorização do modelo.

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn