Mazda impulsiona engenharia criativa

A Siemens anuncia hoje que a Mazda Motor Corporation adotou a solução de software de projeto elétrico Capital™ da Mentor, empresa da Siemens, para ajudar a maximizar inovações em projetos de sistemas elétricos automotivos de última geração.

Reconhecida no mundo inteiro por lançamentos de inúmeras tecnologias inovadoras de sucesso, a Mazda usa o Capital para projetos generativos baseados em modelos para os sistemas eletroeletrônicos de toda a plataforma do veículo.

O fluxo do projeto generativo automatizado do Capital ajuda as equipes de projeto automotivo da M azda a gerenciar a complexidade do projeto e as mudanças em toda a plataforma do veículo, minimizando erros e reduzindo custos.

O desenvolvimento de projetos elétricos seguros e eficientes tornou-se uma tarefa fundamental, já que a indústria automotiva avança em direção a sistemas de grande escala, como motores elétricos e direção autônoma.

Esses projetos geralmente utilizam arquiteturas totalmente novas e são muito complexos, exigindo ferramentas de software avançadas.

As ferramentas do Capital fornecem feedback em tempo real sobre as medições de custo, peso e consumo de largura de banda da rede.

Com isso, os engenheiros podem explorar abordagens diferentes nos projetos, o que é muito importante para o desenvolvimento de sistemas de grande escala para veículos elétricos e autônomos.

O software Capital também fornece à Mazda excelentes funcionalidades de simulação e verificação.

Na Mazda, o projeto do sistema, da fiação e verificação, além da manufatura e documentação dos serviços, cada processo usa sua própria linguagem, exigindo que os designers façam uma interpretação entre cada processo e desenvolvam as peças que faltam usando seus talentos e habilidades.

“Para eliminar ambiguidades e manter a diversidade das expressões de cada linguagem, aplicamos métodos formais para eliminar perdas na transferência de informações e estabelecemos a meta de construir um ambiente de desenvolvimento consistente e conectado durante toda a fase de manufatura”, disse Kazuichi Fujisaka, Chefe Técnico da Mazda Motor Corporation.

“Além disso, também pretendemos mudar para uma metodologia de desenvolvimento que permite otimizar o veículo como um todo, com todas as variações possíveis consideradas no estágio inicial de desenvolvimento. Para que isso se tornasse realidade, precisávamos de um ambiente de desenvolvimento para visualizar todos os circuitos do veículo e padronizar nossa linguagem, nossas ferramentas e processos sem comprometimentos, criando modelos padronizados em toda a empresa.

A tecnologia do software Capital da Mentor fornece este ambiente, tornando o desenvolvimento elétrico da Mazda muito mais eficiente.”

“Quem desafia continuamente o que parece impossível lidera a inovação, um fato que a Mazda entende muito bem, como pode ser visto em seu longo histórico de inovações”, disse Martin O’Brien, vice-presidente sênior da unidade Integrated Electrical Systems da Siemens Digital Industries Software.

“Como cliente de longa data do software Capital, a Mazda mostrou como novos recursos podem ser adotados rapidamente, por exemplo, otimização da arquitetura da plataforma, abrangendo sistema elétrico, eletrônico, de rede e software integrado.

Com o número crescente de OEMs (sigla em inglês para Fabricante Original do Equipamento) automotivos japoneses adotando o Capital, a Mazda estabeleceu a reputação de pioneira, com um longo histórico de uso de tecnologias sofisticadas e ponto de vista que coloca o cliente em primeiro lugar.”

Além da solução Capital Electrical Design Software, a Mazda também usa o software NX™ da Siemens e o portfólio Teamcenter® para colaboração em toda a empresa.

- Publicidade - Cursos Mecânica Online®