sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Universitários de Norte a Sul do País se preparam para Fórmula SAE BRASIL 2019

Estudantes de engenharia de 14 Estados e Distrito Federal preparam seus carros para a Competição Fórmula SAE BRASIL, que será realizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, SP, de 28 de novembro a 1º de dezembro.

- Publicidade -

Organizados em 70 equipes – 48 na categoria Combustão e 22 na categoria Elétrica, os universitários representam 53 instituições de ensino brasileiras.

Os carros são projetados e construídos pelos estudantes, que são responsáveis ainda pela viabilidade econômica do projeto, sob a supervisão de professores.

- Publicidade -

As equipes que obtiverem as melhores pontuações na etapa brasileira poderão representar o Brasil na competição mundial, promovida nos Estados Unidos em 2020 pela SAE International.

Em 2018 a Fórmula Cefast, equipe do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), e a Unicamp E-Racing, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp-SP), foram as primeiras colocadas na classificação da etapa nacional em Piracicaba (SP) nas categorias Combustão e Elétrica, respectivamente.

Participação – A região Sudeste lidera em número de inscrições com o total de 39 equipes – 20 de São Paulo, 13 de Minas Gerais, e seis do Rio de Janeiro, seguida pela região Sul com 17 equipes – oito de Santa Catarina, seis do Paraná e três do Rio Grande do Sul.

- Publicidade -

A região Nordeste totaliza nove equipes inscritas, de cinco Estados – três da Paraíba, duas da Bahia, duas de Pernambuco, uma do Maranhão e uma de Sergipe.

Pelo Centro-Oeste inscreveram-se quatro equipes – duas do Distrito Federal, uma de Goiás e uma de Mato Grosso.

A região Norte será representada pelo Amazonas, com uma equipe.

Carros – Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de quatro tempos e capacidade volumétrica máxima de 710 cm³.

Os elétricos são alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km e potência para alcançar velocidade superior a 100 km/h e aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 3.7s.

Na competição, a recarga das baterias é realizada em carga lenta, em área com alto nível de segurança.

História – Os carros Fórmula SAE surgiram nos Estados Unidos, em 1981.

Além do Brasil e dos Estados Unidos, as competições de veículos a combustão são realizadas na Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Inglaterra, Itália e Japão.

O Brasil ingressou no circuito em 2004, com o objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com as regras definidas pela SAE International.

As competições de veículos na categoria elétrica são realizadas na Alemanha, Austrália, Inglaterra e Itália, além do Brasil e Estados Unidos.

“Os programas estudantis da SAE BRASIL motivam os jovens à carreira de engenharia e lançam desafios muito além do conhecimento acadêmico adquirido na sala de aula”, analisa Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL 2017/2019.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança