sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Segurança: Hilux e Cruze com cinco estrelas. Frontier com quatro

A quinta rodada de resultados de 2019 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foi apresentada com duas picapes e um veículo do segmento C com classificação de quatro a cinco estrelas para ocupantes adultos e crianças.

A Toyota Hilux com cabine dupla e o SW4, fabricados na Argentina e na Tailândia, renovaram, sob o último e mais rigoroso protocolo de avaliação, as cinco estrelas para proteção de ocupantes adultos e crianças.

A Toyota Hilux cabine dupla e a SW4, produzidas a partir de 1º de julho de 2019, e do VIN 8AJKX3CD9L2012000, agora têm Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e um total de sete airbags como equipamento padrão: três frontais, dois laterais de corpo e dois laterais de cortina.

Os testes de impacto frontal e lateral da Hilux foram realizados em 2015, sob o protocolo anterior, atingindo cinco estrelas para proteção dos ocupantes adulto e criança.

A Toyota decidiu atualizar o modelo com mais equipamentos de segurança, e após o teste de impacto lateral, lateral de poste e ESC, o modelo obteve um sólido resultado de cinco estrelas para todos os seus ocupantes.

A Toyota recomenda a instalação de ambos os dummies infantis virados para trás, seguindo as melhores práticas globais, e isso foi conferido por meio de uma alta pontuação de proteção no teste dinâmico para os ocupantes crianças.

A Nissan Frontier, cabine dupla, também conhecida como Nissan NP300 Navara cabine dupla no Chile, produzida na Argentina e no México, alcançou quatro estrelas para proteção dos ocupantes adultos e crianças.

A Frontier cabine dupla tem dois airbags frontais e ESC padrão. A estrutura foi classificada até o limite como instável; no entanto, notou-se que ela tem uma boa projeção e desenvolvimento por trás e poderia ser melhorada.

A falta de proteção lateral para a cabeça como padrão limitou o veículo a ser avaliado no impacto lateral de poste.

A proteção oferecida ao dummy de três anos, bem como a falta de possibilidade de desconectar o airbag do passageiro limitaram o veículo a obter uma pontuação mais alta, o que resultou em uma proteção de quatro estrelas.

O Chevrolet Cruze, produzido na Argentina, alcançou cinco estrelas para proteção de ocupantes adultos e quatro estrelas para proteção de ocupantes infantis.

O Cruze foi avaliado pelo Latin NCAP em 2018, alcançando quatro estrelas para proteção de ocupantes adultos e crianças.

O impacto lateral de poste não foi realizado naquela época, porque o modelo não tinha airbags de cortina como equipamento padrão. O teste lateral de poste é necessário para alcançar as cinco estrelas para proteção dos ocupantes adultos.

A partir de 21 de maio (desde o VIN 8AGBB69S0LR100117) todos os Cruzes são produzidos com seis airbags e ESC padrão.

Depois de avaliar o Cruze no impacto lateral de poste e passar os requisitos, o modelo alcançou as cinco estrelas para Proteção dos Ocupantes Adultos.

A proteção dos ocupantes crianças foi boa, atingindo as quatro estrelas. O Cruze não conseguiu as cinco estrelas para proteção dos ocupantes crianças porque a sinalização das ancoragens ISOFIX não atende aos requisitos do Latin NCAP e porque tem que ser melhorada a proteção oferecida ao dummy de três anos no impacto frontal.

Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:

“Esses resultados são surpreendentes e mostram grande progresso. O resultado atualizado da Hilux cabine dupla e da SW4 demonstra o compromisso da Toyota em obter cinco estrelas. O restante dos fabricantes de veículos para venda na região deve seguir este exemplo. O primeiro resultado de cinco estrelas no Latin NCAP da General Motors é um grande passo à frente, considerando que o modelo introduziu airbags padrões para proteção lateral de cabeça, demonstrando claramente a meta de atingir os mais altos níveis de segurança. Encorajamos a General Motors a oferecer esses níveis de segurança em modelos com preços mais baixos. Embora a classificação de quatro estrelas da Nissan mostre boa proteção, perto do seu concorrente, a Hilux, a Frontier pode melhorar. A Nissan poderia seguir o caminho da Toyota e adicionar airbags laterais de corpo e cabeça, apontando para as cinco estrelas.

O mercado ajuda a orientar as decisões sobre políticas de segurança de frota e agora mostra que os resultados de cinco estrelas são possíveis. Está sendo percebido que a demanda do consumidor pode ajudar a direcionar o mercado mais rapidamente para veículos mais seguros. Todos esses modelos, que vemos melhorar de forma voluntária, oferecem níveis mais altos de segurança e antes de isso ser exigido pelo governo”.

Ricardo Morales Rubio, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, disse:

“Estamos muito satisfeitos com os últimos resultados obtidos pelas picapes. Este segmento é muito importante, especialmente para os gestores de frotas que exigem veículos mais seguros para seus funcionários todos os dias. Com esses resultados, eles agora têm mais informações disponíveis sobre as opções no mercado, mas isso não é suficiente. Encorajamos todos os outros fabricantes com grandes frotas na região a oferecer os melhores níveis de segurança em seus produtos. Damos as boas-vindas, também, as cinco primeiras estrelas da General Motors no Latin NCAP. Depois de muitos anos trabalhando na região, é bom ver um fabricante global reagir voluntariamente aos programas e se preocupar com seus consumidores.”

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn