Aptiv aponta tendências para o futuro dos veículos conectados

A Aptiv, empresa de tecnologia global para segurança e conectividade, participa ativamente das discussões sobre o futuro dos carros conectados e a transição para a tecnologia 5G.

Entre os temas em debate estão: quantos dados os veículos deverão coletar e transmitir? Como testá-los em um ambiente em que a tecnologia da computação avança todos os dias, enquanto os veículos permanecem em uso de 10 a 15 anos ou mais? Como oferecer aos clientes a confiabilidade e a disponibilidade que eles esperam em escala?

Enquanto as respostas a estas questões continuarão a evoluir junto com a indústria, a Aptiv aponta três tendências que tornam o futuro conectado mais otimista.

A primeira tendência que pode ser observada é que a tecnologia de veículos conectados está finalmente se tornando mainstream.

Montadoras já anunciaram que 100% de seus modelos terão um modem de dados embutido, enquanto outras também estão aumentando sua produção de veículos conectados.

Esse cenário abre oportunidade para o desenvolvimento de novos serviços e aplicativos para os proprietários.

Por mais de uma década, a Aptiv oferece às empresas uma plataforma para validação e teste de pré-produção, o que proporciona à companhia uma ampla e valiosa experiência que se torna útil conforme a tecnologia se expande para as linhas de produção.

A segunda tendência diz respeito à flexibilidade da conexão 5G, sua principal característica, permitindo o lançamento de inúmeros novos aplicativos.

O 5G é uma evolução frente aos padrões anteriores, que dependiam de uma única rede, enquanto a 5G utiliza as redes existentes – 2G, 3G e LTE -, bem como a nova tecnologia de acesso por rádio 5G e as tecnologias de ondas milimétricas.

Dessa forma, a arquitetura de rede diversificada possibilitará suporte a uma ampla variedade de diferentes aplicativos de veículos conectados com diferentes necessidades de rede.

Por exemplo, o 5G permitirá o uso de aplicativos que reproduzam vídeo de alta definição em tempo real, ao mesmo tempo em que oferecerá suporte a aplicativos simples de localização de carros usando as tecnologias anteriores para reduzir os custos.

A plataforma Aptiv Connect já permite aplicações de logística e gerenciamento de frota para veículos comerciais, assim como aplicações de garantia e redução de manutenção.

A expectativa é que essa lista de aplicativos cresça rapidamente nos próximos anos, à medida que as tecnologias 5G estejam disponíveis.

A terceira tendência apontada pela Aptiv é que todos os dados provenientes de veículos conectados facilitarão o aprendizado e ajudarão a tornar o mundo um lugar melhor.

Além de tornarem a vida mais agradável, os veículos conectados ajudam a oferecer uma experiência mais segura dentro e fora do veículo.

Eventualmente, essa tecnologia também ajudará a inaugurar uma nova era de cidades inteligentes, onde os veículos se comunicarão entre si e com a infraestrutura municipal para aumentar a segurança, otimizar os fluxos de tráfego e melhorar a eficiência nas áreas urbanas.

“Capitalizar essas tendências exigirá a combinação de conhecimento automotivo profundo, juntamente com compreensão da análise de dados, computação e nuvem – todas as áreas em que a Aptiv se estabeleceu como especialista. A empresa está comprometida para tornar o mundo mais seguro, mais ecológico e mais conectado”, afirma Eric Carneiro, vice-presidente e diretor executivo da Aptiv para a América do Sul.

- Publicidade - Mercedes-Benz