quarta-feira, 24 abril , 2024
28 C
Recife

Entenda os catalisadores para veículos a diesel

A Umicore, empresa especialista em tecnologias contra emissões tóxicas, produz componentes fundamentais para o controle das emissões de poluentes para os veículos a diesel.

- Publicidade -

Entre eles estão o Catalisador de Redução Seletiva (SCR), o Catalisador de Oxidação Diesel (DOC) e o Filtro Catalítico de Partículas para Motores Diesel (cDPF).

Com legislações de restrição às emissões de poluentes cada vez mais rígidas, estas aplicações são essenciais para que os veículos se adequem ao PROCONVE P8.

- Publicidade -

Catalisador de Redução Seletiva (SCR)-O SCR é um dos sistemas mais avançados na conversão de gases nocivos em vapores inofensivos à saúde.

Sua função é promover a redução dos óxidos de nitrogênio (NOx) emitidos pelo motor em nitrogênio (N2) e água.

Para essa reação de redução ocorrer, é necessária a presença de amônia (NH3), formada a partir de uma solução aquosa de ureia (ARLA 32), injetada antes no sistema.

- Publicidade -

O resultado é a redução de até 95% das emissões de NOx.

Os catalisadores SCR podem ser produzidos com substratos cerâmico e corrugado, sendo o último uma solução bastante eficiente para os veículos pesados.

“O corrugado conta com um sistema morfológico trimodal, com micro, meso e macroporos, fazendo com que os gases tóxicos atinjam com mais facilidade as camadas catalíticas, o que contribui para uma conversão mais eficiente e para uma menor contrapressão no sistema de escape do veículo, ajudando na redução do consumo de combustível”, explica Miguel Zoca, gerente sênior de Aplicação do Produto da Umicore.

Catalisador de Oxidação Diesel (DOC)-O DOC tem a função de absorver e de converter os hidrocarbonetos (HC) não queimados na combustão e o monóxido de carbono (CO) emitidos pelo motor em gás carbônico e água.

Outra função do DOC é a de transformar o monóxido de nitrogênio (NO) em dióxido de nitrogênio (NO2), fundamental para conversão do material particulado retido no cDPF.

Filtro Catalítico de Partículas para Motores Diesel (cDPF)-O filtro de partículas, atualmente utilizado apenas em veículos movidos a diesel no Brasil, reduz mais de 90% a emissão de material particulado.

“Isso acontece porque a peça também possui função catalítica. Os filtros retêm as partículas e as convertem em CO2 e água. Essas reações químicas purificam os gases de exaustão e permitem que o componente seja regenerado para novas filtrações, evitando que ele fique entupido”, explica o especialista.

“Disponibilizamos no País toda a tecnologia necessária para que nossos clientes cumpram o PROCONVE P8, a vigorar a partir de Janeiro de 2023, na qual os motores precisarão utilizar em conjunto o catalisador SCR, o catalisador de oxidação diesel (DOC) e o filtro de partículas para motores diesel (cDPF)”, comenta Miguel Zoca, da Umicore.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança