sexta-feira, 29 março , 2024
28 C
Recife

Congresso Internacional SAE BRASIL debate impactos da transformação digital na mobilidade e engenharia

O 28º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2019, que ocorre simultaneamente à 22ª FENATRAN – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargo, de 14 a 18 de outubro, no São Paulo Expo, terá como destaques da programação os “Painéis Temáticos” com a participação de lideranças das principais empresas do setor para discutir o tema central deste ano: “Veículos e Vias Inteligentes – O caminho para a Mobilidade Sustentável”.

No primeiro dia (15 de outubro) do Congresso SAE BRASIL, o painel “Transformação Digital” começa a partir das 11h e será realizado em dois momentos: um showcase e uma mesa redonda para discutir a reinvenção do negócio da mobilidade e o impacto da transformação digital em seu ecossistema.

“Vamos reunir as principais lideranças do setor para debater as novidades do mercado. Na ocasião, os convidados apresentarão seus cases de sucesso e demonstrarão de que forma essas soluções vêm sendo implantadas”, explica o chairperson do Comitê Transformação Digital, Thiago Barão Negretti.

Participam do showcase para mostrar a próxima geração de tecnologias e produtos Antonio Celso Duarte, assistente de diretoria da Fatec; Bob McHugh, executive director Global Product da Joyson Safety North America; Giuliano Alves da Silva, gerente de Desenvolvimento de Sistemas da Mercedes-Benz do Brasil; e Håkan Schildt, vice-presidente de Soluções Autônomas da Scania.

A mediação será feita por Milene Rios, redatora do programa Auto Esporte da TV Globo.

Já a mesa redonda começa a partir das 13h30 e contará com a presença de CIOs e líderes de startups influenciadoras do setor, para discussão do impacto da transformação digital e os novos negócios da mobilidade.

“Os participantes debaterão entre si a partir de perguntas do próprio moderador e também do público presente. Será um debate sobre as soluções que vêm sendo implementadas e como estão conectadas ao mercado”, salienta o co-chairpersondo Comitê Transformação Digital, Sergio Savane.

A atividade contará ainda com a presença de Carlos Mira, CEO e founder da Truckpad; Huber Mastelani, managing director da LOTS Group; Ivan Witt, diretor de serviços da CAOA; e Mauricio Mazza, Chief Information Office da Mercedes-Benz do Brasil.

Painel Educação de Engenharia-Na parte da tarde do primeiro dia do Congresso a partir das 15h30, o público acompanhará o painel “Educação de Engenharia”.

O espaço promoverá o debate sobre os conflitos entre educação tradicional e indústria 4.0, bem como os seus reflexos para a Engenharia da Mobilidade.

“O termo sustentabilidade tem, no mínimo, dois significados: a do planeta e a consequente utilização de seus recursos; e a do conhecimento, mostrando de que forma teremos recursos intelectuais para mantermo-nos ativos e contribuindo para a sociedade por um longo período. Em ambos os casos, precisamos fincar os pés nos pilares do conhecimento conceitual”, analisa o chairperson do Comitê Educação de Engenharia, Mauro Andreassa.

Este painel contará com a presença de Alexandre Back Travi, gerente de Projetos de Infraestrutura e Soluções da BYD do Brasil; Ali El Hage, diretor do Instituto Sindipeças de Educação Corporativa; Amauri Souza, CEO da Virtual Avionics; Andrea Korps, psicóloga da Conexar; Bruno Domenico Bragazza, gerente de Inovação da Novos Negócio e PI – Robert Bosch Ltda; Marli Donizeti de Oliveira, consultora/proprietária da Marli Oliveira Consultoria em Gestão de Pessoas; além de Ricardo Alexandre Carmona, especialista em Educação Profissional do SENAI.

Painel Presidentes-O Painel Âncora Presidentes fechará a programação do primeiro dia de evento, com a discussão sobre o tema central do Congresso: “Veículos e Vias Inteligentes – O caminho para a Mobilidade Sustentável”.

“É um assunto relevante não somente para indústria, mas para nossa sociedade como um todo. Para tratar de algo tão importante, tomamos o cuidado de montar um conteúdo diversificado. Além de representantes da indústria, também convidamos presidentes de empresas do setor logístico, eletrificação e tecnologia”, ressalta o chairperson do Comitê de Eventos Especiais, Ricardo Bacellar.

Participam do debate Christopher Podgorski, presidente do Congresso SAE BRASIL 2019 e presidente e CEO da Scania Latin America; Claudia Woods, gerente geral sênior da Uber Brasil; Mauricio Barros, presidente da DHL Brasil; Rafael Paniagua, presidente da ABB Brasil; e Mauro Correia, presidente da SAE BRASIL.

Os “Painéis Temáticos” prosseguem nos dias 16 e 17 de outubro, diariamente com um âncora e outros três com temas relativos à mobilidade.

Já a Mostra Tecnológica, que traz as principais tecnologias que estão sendo desenvolvidas pela indústria, ocorre de 14 a 18 de outubro.

Confira a programação do Congresso:

  • Dia 15/10 (a partir das 11h) – Transformação Digital, Educação de Engenharia, Painel Presidentes (Painel Âncora).
  • Dia 16/10 (a partir das 9h) – Caminhões e Ônibus, Ferroviário, Engenheiros-chefe (Painel Âncora).
  • Dia 17 de outubro (a partir das 9h) – Operações Industriais Conectadas, Motorsport, Veículos Elétricos e Híbridos, Painel Internacional (Painel Âncora).

Matérias relacionadas

Mais recentes

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn