terça-feira, 16 abril , 2024
28 C
Recife

Como economizar fazendo o uso correto dos pneus de carga

Os pneus estão entre os cinco primeiros colocados na planilha de custos das transportadoras e motoristas autônomos.

- Publicidade -

Eles representam um alto investimento, dada a grande quantidade que normalmente equipam um veículo de carga (podem variar de 6 a 34 pneus) e são um dos itens mais importantes dos caminhões, pois transferem toda a potência de tração e frenagem do veículo para o solo, além de proporcionar estabilidade e conforto ao dirigir.

Alguns hábitos praticados, geralmente para economizar tempo, podem comprometer o desempenho dos pneus.

- Publicidade -

Por isso, a Bridgestone, maior fabricante de pneus do mundo, ressalta a importância da atenção aos 5 Ladrões de Quilometragem, que quando identificados e evitados podem aumentar a vida útil dos pneus e obter melhor performance dos veículos:

1- Alinhamento: é importante verificar periodicamente o alinhamento de todos os eixos e rodas, ao menos a cada 20 mil km rodados. O desalinhamento das rodas ou eixos afeta a dirigibilidade e provoca o arraste contínuo dos pneus, fazendo com que o desgaste seja acelerado e anormal, reduzindo a quilometragem em até 25%.

2- Balanceamento: um conjunto desbalanceado produz oscilações e vibrações tanto estática como dinâmica, além de gerar desconforto aos motoristas e passageiros.

- Publicidade -

Por consequência, resulta em esforços e fadiga de componentes mecânicos, tais como amortecedores, rolamentos e terminais de direção, gerando aumento do custo de manutenção, além de submeter os pneus a um desgaste irregular localizado devido à diferença de massa.

A falta de correção deste item pode reduzir em até 20% a quilometragem de um pneu.

3- Calibragem: é uma das principais causas da perda prematura do pneu. Em razão da grande quantidade de pneus e da dificuldade de acessar a válvula de ar, alguns profissionais costumam deixar de realizar a verificação da calibragem com a periodicidade necessária, que seria ao menos uma vez por semana, o que contribui para a redução de até 25% na quilometragem, além da perda prematura da carcaça diminuindo o índice de recapabilidade.

4- Desenhos de banda de rodagem: esta é a única parte do pneu em contato com o solo, sendo responsável pela tração, frenagem, proteção da carcaça e dirigibilidade.  Por isso, a escolha incorreta deste item pode reduzir a quilometragem em até 40%.

5- Emparelhamento: trata-se da diferença entre as características dimensionais entre conjuntos pneumáticos montados em rodado simples ou duplo. Procure manter a montagem no eixo dos pares perfeitos, ou seja, pneu da mesma marca, modelo, desenho, calibragem e ciclo de vida (novo com novo, reformado com reformado).

O controle inadequado do emparelhamento pode acarretar em redução de até 25% da quilometragem do pneu.

Além da atenção aos 5 Ladrões de Quilometragem, Marcos Aoki, Diretor de Vendas da Bridgestone, ressalta que os cuidados com os pneus vão além do que se aplica diretamente a eles.

“A manutenção preventiva de todo o veículo é extremamente importante para o bom funcionamento do conjunto e, desta maneira, os pneus desgastam de maneira regular e mais lenta. Com isso, a carcaça também é preservada, o que garante um melhor índice de recapagem. Outro fator importante é realizar a revisão periódica recomendada pelo fabricante para manter a manutenção do veículo sempre em dia, o que gera economia, além de aumentar a segurança.”

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança