terça-feira, 23 abril , 2024
28 C
Recife

Congresso SAE BRASIL debate a indústria conectada e veículos elétricos e híbridos

Indústrias conectadas e veículos híbridos e elétricos serão os temas em debate no último dia do 28º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2019, de 14 a 18 de outubro, no São Paulo Expo.

- Publicidade -

O evento traz como tema principal nesta edição “Veículos e Vias Inteligentes – o Caminho para a Mobilidade Sustentável”.

O debate ocorre durante os “Painéis Temáticos”, que reúnem profissionais e lideranças do setor.

- Publicidade -

Na abertura do dia 17 de outubro, às 9h, o painel “Operações Industriais Conectadas” promove a discussão sobre desenvolvimento sustentável das operações frente ao novo cenário da mobilidade.

“Nossa realidade tem mostrado décadas de estagnação e produtividade. Com o advento da Indústria 4.0, temos a oportunidade de obter melhorias sem precedentes na eficiência dos processos, incluindo a busca pelo ‘zero defeito’, criando condições de sustentabilidade dos negócios e a otimização dos recursos implantados e seus respectivos ativos”, analisa o chairperson do Comitê Operações Industriais Conectadas, Gyorgy Henyei Junior.

O painel terá a participação da master coach de Desenvolvimento Humano da Coaching & Treinamento, Cristina Calligaris, que falará sobre “Pessoas e a Tecnologia”; do executivo de Produção da Scania, Daniel Chiapesan, que debaterá a “Manufatura 4.0 e conectividade primária de linhas de montagem”; e do executivo da RMC (Regional Material Control) da Scania, Eduardo de Paula, com apresentação sobre “Conexão com sistemas de produção e estoque do Tier 2 e 3”.

- Publicidade -

Estarão presentes ainda o diretor Industrial da Latam/FCA, Francesco Giancia, que abordará “Projetos Globais para Operações Conectadas”; o head of digital Products & Solutions da Comau, Leandro Escobar, que apresentará a “Conectividade na indústria I4.0 e IoT”; Nelson Marinelli Filho, da Universidade de São Paulo (USP), que falará sobre “Economia Circular”; e o diretor Industrial da Sabó, Ricardo Teixeira, que discorrerá sobre o “Caso Sabó”. O evento será mediado pelo diretor do Projeto Otimiza, Gustavo Peçanha Lacerda de Lima.

Painel Motorsport-No cronograma do dia também está o painel “Motorsport”, que ocorre a partir das 12h e proporcionará o debate sobre o efeito “Tostines” no automobilismo de competição. O mediador do encontro será o jornalista Wagner Gonzales.

“Vamos trazer muita informação sobre o funcionamento das categorias monomarca e técnicas sobre como os carros são transformados para competição. Falaremos ainda sobre o trabalho dos engenheiros no desenvolvimento das categorias, bem como histórias e curiosidades da modalidade”, explica o chairperson do Painel Motorsport, Lázaro Azêdo.

Painel Veículos Elétricos e Híbridos-No painel “Veículos Elétricos e Híbridos”, programado para às 14h, especialistas se reunirão para falar da eletrificação dos veículos e a introdução de novas tecnologias para mobilidade.

“A ideia é identificarmos os caminhos possíveis para a eletrificação dos veículos autônomos, leves ou pesados, e apresentarmos soluções sustentáveis para o desenvolvimento do setor”, explica o chairperson do Comitê Veículos Elétricos e Híbridos, Raul Fernando Beck.

O encontro terá a presença de Maria de Odriozola Martínez, da Applus Idiada, que falará sobre “Considerações de segurança passiva para veículos híbridos e elétricos”; Guilherme Roger, gerente de Engenharia da Volkswagem do Brasil, que debaterá “A eletrificação veicular e o mercado brasileiro – aspectos técnicos e de sustentabilidade”; e Ryan Laskey, da Dana, que discorrerá sobre “Futuros grupos de transmissão de eletrificação em veículos comerciais”. O diretor de Planejamento da HPE Automotores do Brasil, Reinaldo Muratori, será o mediador.

Painel Internacional-Fechando a programação do dia, o painel âncora “Internacional” debaterá, a partir das 16h, o tema “Interrupção na mobilidade futura – desafios para os próximos anos”. Na ocasião, promoverá o encontro de lideranças executivas do setor no mundo, que terão como desafio apresentar suas visões sobre o que esperar da mobilidade num futuro não muito distante.

“Teremos apresentações que vão desde a sustentabilidade dos veículos comerciais, passando pela segurança e o conforto dos carros autônomos. Assuntos que são de grande interesse, principalmente nesse momento de intensa transformação da mobilidade mundial e de como a sociedade lida com a incorporação de novas tecnologias no dia a dia”, salienta o chairperson do Comitê Internacional, Max Davis Forte.

Participam do debate o CEO da Edag, Cosimo de Carlo; o diretor/especialista em Mobilidade Inteligente da Mobileye, Ernesto Pesochinsky; o professor da fundação Dom Cabral, Hugo Tadeu; e o diretor de Pesquisa e Inovação do Grupo Scania, Tony Sandberg. O encontro será mediado pelo conselheiro da SAE Brasil, Camilo Adas.

Confira a programação completa do Congresso:

  • Dia 15/10 (a partir das 11h) – Transformação Digital, Educação de Engenharia, Painel Presidentes (Painel Âncora).
  • Dia 16/10 (a partir das 9h) – Caminhões e Ônibus, Ferroviário, Engenheiros-chefe (Painel Âncora).
  • Dia 17 de outubro (a partir das 9h) – Operações Industriais Conectadas, Motorsport, Veículos Elétricos e Híbridos, Painel Internacional (Âncora).

SERVIÇO

28º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade

Datas:

14 a 18 de outubro de 2019 – Mostra Tecnológica

15 a 17 de outubro de 2019 – Congresso SAE BRASIL

Local: São Paulo Expo

Inscrições e informações: http://portal.saebrasil.org.br/eventos/congresso

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança